ENSINO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA: CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES SOBRE A IMPLANTAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO DE JORNALISMO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o mapeamento da implantação do ensino de
Assessoria de Imprensa no Rio de Janeiro, buscando diagnosticar a nova realidade trazida pelas
Diretrizes Curriculares Nacionais no Jornalismo – (Resolução CNE/CES Nº 1, de 2013), que
pela primeira vez inclui a Assessoria de Imprensa nos instrumentos do ensino do Jornalismo.

APERTEM OS CINTOS, A GRADE CURRICULAR SUMIU: ALINHAMENTO CONSTRUTIVO COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA ENSINO DE JORNALISMO EM CURRÍCULOS NÃO LINEARES

Apresenta-se uma experiência de apropriação da metodologia de alinhamento construtivo
(BIGGS E TANG, 2011) como embasamento teórico metodológico para lidar com o ensino de
jornalismo em uma instituição de ensino que, visando à melhor eficiência operacional, aboliu o
sequenciamento como organização da grade curricular, tendo como reflexo o “ensalamento” de
estudantes de até quatro semestres diferentes de ingresso em turmas únicas.

A ARTE (E O PRAZER) DE REFLETIR SOBRE O JORNALISMO EM SALA DE AULA

Este artigo pretende resumir a experiência acumulada ao longo de 39 anos de
magistério do ensino superior em Jornalismo e ao mesmo tempo propor uma reflexão sobre os
desafios que se apresentam ao ensino na área diante das transformações proporcionadas pela
tecnologia: a mídia digital, os novos formatos de consumo de informação e a perda do
monopólio da informação por parte dos jornalistas.

O LIVRO-REPORTAGEM NA SALA DE AULA: PROJETOS EXPERIMENTAIS QUE SE TRANSFORMAM EM PRODUTOS JORNALÍSTICOS

O objetivo do artigo é demonstrar o resultado de anos de docência com livrosreportagem para TCC em jornalismo. A experiência nessa disciplina em mais de duas décadas
resultou no Livro-reportagem – Guia prático para profissionais e estudantes de Jornalismo,
(2017), cujo propósito é auxiliar os alunos na tarefa de confeccionar um livro-reportagem como
exigência para a conclusão do curso de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo. O
material abrange desde a procura pelo tema da pesquisa, a trajetória metodológica para a
confecção do projeto até sua concretização em forma de livro.

‘DIVERSIDADE EM CIÊNCIA’ EM PERSPECTIVA ETNOMIDIALÓGICA: A PRÁXIS DO JORNALISMO CIENTÍFICO NA COBERTURA MIDIÁTICA ESPECIALIZADA DAS DIVERSIDADES E DIREITOS HUMANOS

Este artigo tem por objetivo abordar a divulgação científica, no campo do Jornalismo Científico,
com enfoque em direitos humanos e diversidades étnico-sociais (questões étnicas, identidades
de gênero, identitárias, dentre outras) e direitos humanos. Trata-se de relato científico das
características específicas desses tipos de coberturas especializadas.

SUJEITO DO APRENDIZADO NO ENSINO DE JORNALISMO: CONSIDERAÇÕES SOBRE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NA PRODUÇÃO DE TEXTO NOTICIOSO

O presente texto descreve uma experiência com metodologias de ensino em Jornalismo,
elaborada em sintonia com o projeto pedagógico do Curso de Jornalismo da UEPG, em execução
com estudantes (ingressantes) para produção semanal de texto jornalístico focado em produção
de notas e notícias. A proposta apresenta um modelo referencial de análise da produção pautada
em sistemas avaliativos continuados (permanentes ao longo do ano letivo da disciplina). Tratase de uma experiência em andamento, com ajustes e adaptações registradas ao longo dos anos
2005 a 2020, de modo intercalado (um ano sim, outro não) na referida instituição de ensino
superior.

ENGAJAMENTO CÍVICO E NOVAS NARRATIVAS EM PROJETOS DE JORNALISMO LOCAL

O relato apresenta experiências implementadas ao longo de dois anos na disciplina de Cenários
Midiáticos Locais e Regionais, com alunos do 7º semestre do curso de Jornalismo na Escola
Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo. Trata-se de uma proposta de
criação de projetos que vinculassem práticas jornalísticas inovadoras ou inusitadas a favor da
solução de problemas socioculturais e/ou econômicos de uma data localidade – o que se
aproxima da caracterização de jornalismo cívico.