A dimensão empreendedora na formação superior do jornalista: aproximações a partir das novas diretrizes curriculares
Esse trabalho discute a inserção da dimensão empreendedora na formação do profissional jornalista no Brasil. Partimos de questões conceituais da dimensão empreendedora na atividade jornalística; identificamos essa dimensão nas novas diretrizes curriculares para os cursos de Jornalismo no Brasil, regulamentadas em 2013; e analisamos a aplicabilidade desses conceitos e orientações no processo de reforma curricular que acontece no Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará.
A AUDIODESCRIÇÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA INCLUSÃO DO DEFICIENTE VISUAL
Este trabalho apresenta um relato sobre a experiência de inclusão de um aluno com deficiência
visual no curso de Jornalismo do Centro Universitário Santa Amélia – UniSecal, em Ponta
Grossa, Paraná. O foco deste relato é a audiodescrição, um recurso que é de extrema
importância para a acessibilidade em sala de aula e nas atividades acadêmicas.
HISTÓRIA DO JORNALISMO SOB PERSPECTIVA CIENTÍFICA TRANSDISCIPLINAR
Com a implantação do novo currículo de jornalismo proposto pelo MEC, o Curso de Graduação
em Jornalismo da ECA-USP atualizou sua grade curricular. Relatamos nosso trabalho nas
disciplinas obrigatórias História do Jornalismo I (Geral) e História do Jornalismo II (Brasil).
Adotamos abordagem que capacitem para informar, interpretar e opinar sobre fatos da vida
quotidiana e processos históricos em defesa dos direitos de cidadania e dos direitos humanos.
O ENSINO DE JORNALISMO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL SEVERA NA UNISECAL
Este relato tem como objetivo mostrar como foi/está sendo o processo de adaptação, ensino e
aprendizado do aluno Gabriel Felipe Fonseca, do 7º período de Jornalismo do Centro
Universitário Santa Amélia – UniSecal, de Ponta Grossa/PR. Gabriel nasceu com deslocamento
de retina e desde então, nunca enxergou, sendo 100% cego. O presente texto mostra como foi a
adaptação do curso, dos professores e alunos para receber o discente.
ASSESSORIA DE MÍDIA: ESPAÇO NO MERCADO E LEGITIMIDADE NO ENSINO?
Este trabalho é um relado da disciplina de assessoria de mídia no
Curso de Jornalismo da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), mais
especificamente do primeiro ano em que ela foi ofertada – 2017. O objetivo de
expor as limitações e superações da readequação curricular. Ademais, o trabalho
busca apontar a diferenciação dos conceitos de assessoria de imprensa e
assessoria de comunicação já estabelecidos na literatura da área, e os desafios
da estruturação do conceito de assessoria de mídia, e consequentemente dessa
nova disciplina.
A SALA DE AULA EXPANDIDA COMO PRÁTICA JORNALÍSTICA: A COBERTURA ESPORTIVA
Esse texto traz um compartilhamento de experiência que vem sendo desenvolvida pelos
professores do curso de Bacharelado em Jornalismo da UniSecal com a junção dos estudantes
em grupos multinível para atividades de cobertura jornalística.
REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO EM JORNALISMO – EXPERIÊNCIA PARANAENSE
O presente relato de experiência trata do processo de regulamentação do estágio em Jornalismo
efetivado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR), através dos
critérios estabelecidos dentro da Convenção Coletiva de Trabalho, anualmente, desde o período
de 2014/2015.
MATRIZ CURRICULAR POR COMPETÊNCIA: UMA FORMA DE INCENTIVAR A APRENDIZAGEM E O PENSAMENTO CRÍTICO
O presente relato apresenta os estudos realizados para implantação de matriz curricular por
competência desenvolvida pelo corpo docente do Curso de Jornalismo da Pontifícia
Universidade Católica do Paraná.
A CONSTRUÇÃO DE MÉTODOS NO ENSINO SUPERIOR DA FOTOGRAFIA E FOTOJORNALISMO EM SALA DE AULA E IN LOCO PARA DEFICIENTE VISUAL
Relatos de experiência vividos em sala de aula, laboratórios e in loco com acadêmico portador de
deficiência visual.
DAS PRÁTICAS LABORATORIAIS AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: TENSÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO JORNALISTA DO SÉCULO XXI
A proposta desse artigo é, tentar identificar como a articulação entre teoria
e prática proposta nos PPCs de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Estácio de
Sá foi capaz de responder a esse universo de transformações tanto nas práticas laboratoriais
como nas propostas de Estágio Curricular Supervisionado.