O uso do cinema no ensino de Jornalismo

O presente trabalho analisa a adoção da prática do uso de filmes para discussões
sobre jornalismo em sala de aula. A forma mais característica de seu uso é a
exposição de filmes ou trechos como recurso para possibilitar a reflexão a
respeito de situações típicas ou críticas do exercício da profissão.

O perfil do egresso a partir das recentes propostas curriculares para o ensino de Jornalismo no Mundo e no Brasil

Esta comunicação científica analisa de forma preliminar duas recentes propostas curriculares
para o ensino de Jornalismo no Mundo e no Brasil. A primeira feita em 2007 pela Organização
das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a segunda, dois anos
depois, apresentada por especialistas brasileiros, a partir de uma solicitação do Ministério da
Educação (MEC). O objetivo desta análise é identificar qual o perfil profissional do futuro
jornalista, sugerido por estas propostas curriculares, tendo como pano de fundo um mundo em
crise e em processo de reestruturação, pelo qual o jornalismo também vem passando desde sua
pré-história até a atualidade.

O AGIR DOCENTE E A CONCEPÇÃO DA METODOLOGIA DE PROJETOS

O artigo traz uma reflexão sobre as possibilidades de utilização
de processos metodológicos que proporcionem um agir docente crítico e
reflexivo. Trata da importância do professor refletir sobre sua ação no seu atuar
docente e a necessidade de compartilhar, reformular e reconstruir sua prática.

Narrativa de uma experiência em curso: a graduação em jornalismo na UFRRJ

Este ensaio se propõe a apresentar a trajetória de criação e implementação da
graduação em jornalismo na UFRRJ, a partir dos parâmetros escolhidos para
arregimentar o Projeto Pedagógico Curricular (PPC) do curso, tendo como referência
as Diretrizes Curriculares do MEC para a Área de Comunicação Social (2001) e as
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Jornalismo (2009).

GRADE CURRICULAR POR UNIDADES TEMÁTICAS DE APRENDIZAGEM E CICLOS: O MODELO DA FACINTER

Este relato tem por objetivo apresentar a grade curricular do curso de
Comunicação Social da Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter). Essa
grade foi adotada a partir do primeiro semestre letivo de 2011 e foi objeto de
elogio das comissões externas que fizeram as avaliações dos cursos para efeito de
reconhecimento pelo Ministério da Educação.

Ensino de assessoria de imprensa e a formação do jornalista

Este relato tem o propósito de analisar a introdução do ensino de assessoria de imprensa
no Curso de Jornalismo da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). A intenção
é descrever os diferentes momentos e contextos de inserção da área no curso, como
conteúdo de outras disciplinas ou disciplina específica, e também estimular a reflexão
sobre as contribuições que oferece em relação ao debate sobre a própria natureza do
jornalismo contemporâneo. O relato também especula sobre as potencialidades para o
desenvolvimento de parcerias entre os cursos e a comunidade, principalmente no campo
dos movimentos sociais e organizações do terceiro setor.

Comunicação: muito além do Jornalismo

Este relato tem o objetivo de socializar a experiência desta adequação
que, de certa forma e em menor grau, traz o curso de volta a sua característica
primeira, que propunha uma formação mais abrangente, levando em conta a
Comunicação como um grande campo não tão fragmentado e do qual o
Jornalismo é parte integrante. As alterações se materializaram no Projeto
Pedagógico do Curso (PPC) que vem sendo vivenciado desde 2010 e forma sua
primeira turma em julho de 2013.