PLANEJAMENTO GRÁFICO E CRIAÇÃO VISUAL: O CONCEITO DE SALA DE AULA INVERTIDA EM AULAS REMOTAS NA UFMT
Este artigo tem como objetivo relatar a experiência de aulas remotas das disciplinas de
Planejamento Gráfico e Criação Visual do curso de Jornalismo da UFMT – Campus Araguaia,
ocorridas no segundo semestre de 2021, durante a pandemia da Covid-19 no Brasil, trazendo
como proposta a metodologia ativa de sala de aula invertida.
PROCEDIMENTOS QUE PODEM APRIMORAR A LOCUÇÃO RADIOFÔNICA NA TRANSMISSÃO DA INFORMAÇÃO
Este trabalho relata uma experiência didática interdisciplinar aplicada no desenvolvimento das aulas
que envolvem a radiodifusão da informação. A apresentação deste relato demonstrou que os
procedimentos didático adotados contribuem para a formação de profissionais da comunicação. Para o
desenvolvimento destas aulas foi utilizada a pesquisa bibliográfica que proporcionou a construção do
referencial teórico sobre as ações que envolvem a informação e o futuro profissional de radiodifusão.
PROVOCAÇÕES PARA (RE)PENSAR O ENSINO DA ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA NOS CURSOS DE JORNALISMO
Assume o ensino da acessibilidade comunicativa para pessoas com deficiência nos cursos de Jornalismo como pressuposto ético e ontológico. Repercute a deficiência dos projetos pedagógicos que corroboram para com a pobreza informacional desses sujeitos(as), em consonância com o projeto capacitista. Sinaliza elementos reflexivos para a introjeção de práticas e recursos de acessibilidade comunicativa na práxis jornalística desde o ensino.
O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PANDEMIA DA COVID-19: ESTUDO DE CASO SOBRE AS POLÍTICAS E METODOLOGIAS ADOTADAS NO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
O artigo investiga as políticas adotadas pela UFRR e as metodologias de ensino utilizadas pelo Curso de Comunicação Social – Jornalismo durante o Ensino Remoto Emergencial. As metodologias empregadas são o Estudo de Caso e a Análise Documental. A análise permite um registro histórico das políticas para o ensino na UFRR nos anos de 2020 e 2021, tendo como instrumento para a manutenção do ensino a instauração de um Calendário Suplementar.
ENSINO INTRODUTÓRIO DE JORNALISMO DE DADOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Este relato de experiência aborda o ensino introdutório de jornalismo de dados na matriz curricular do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA).
Da roteirização à produção transmídia jornalística: uma experiência de pesquisa aplicada
Relato da experiência de pesquisa aplicada do método de roteirização de reportagens especiais transmídia a partir do desdobramento temático, desenvolvida no Curso de Jornalismo da UFAL, utilizando o mapa midiático-temático e sua repercussão na apuração, edição e circulação dos conteúdos. Os resultados demonstram a efetividade do método para estimular a expansão temática e aponta contribuições para orientar a produção transmídia.
UMA PROPOSTA PARA SISTEMATIZAÇÃO DE BANCAS DE AVALIAÇÃO CONSIDERANDO DEMANDAS DE TEMPO, PRIORIDADE, SÍNTESE, COMPREENSÃO E INTERAÇÃO
O trabalho apresenta uma proposta para organizar as arguições em bancas de avaliação (como TCCs ou defesas de pós-graduação) para que o docente otimize o tempo da arguição, e também para facilitar ao aluno identificar pontos principais que demandem resposta ou correções. O modelo sistematiza pontos a serem apresentados em seis categorias de gênero: Elogios, Sugestões, Críticas, Alterações, Perguntas e Agradecimentos (ESCAPA).
IMPACTOS DA INTERNET NOS PPCS (2004, 2014 E 2023) DO CURSO DE JORNALISMO DA UEPG
Este artigo tem por objetivo compreender os efeitos da internet na grade curricular da graduação em jornalismo da UEPG. A partir da busca de projetos pedagógicos do curso dos anos de 2004, 2014 e 2023, notou-se a redistribuição e diluição das disciplinas em eixos teóricos e práticos, bem como a diminuição da carga horária do curso, modificações no ensino, no processo de aprendizagem e na formação prática e acadêmica dos docentes e discentes.
PROPOSTAS PARA O ENSINO DE FOTOJORNALISMO NOS CURSOS DE JORNALISMO DO BRASIL
Este artigo tem por objetivo trazer propostas viáveis para a estruturação do ensino de fotojornalismo nos cursos de graduação em jornalismo do país, através de fluxogramas e matrizes curriculares, mas também apontando para outras possibilidades de fortalecimento do campo dentro do processo de ensino-aprendizagem em nível superior do jornalista brasileiro.
SEMEANDO JORNALISMO: CRIANDO VÍDEOS CURTOS COM JOVENS AGRICULTORES DE SINDICATOS RURAIS
O presente relato visa descrever e analisar uma experiência de educação não-formal envolvendo jovens jornalistas recém-formados e jovens agricultores de sindicatos filiados à Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura). Apontam-se as características mais relevantes tanto do processo quanto das produções resultantes.