PROCEDIMENTOS QUE PODEM APRIMORAR A LOCUÇÃO RADIOFÔNICA NA TRANSMISSÃO DA INFORMAÇÃO

Este trabalho relata uma experiência didática interdisciplinar aplicada no desenvolvimento das aulas
que envolvem a radiodifusão da informação. A apresentação deste relato demonstrou que os
procedimentos didático adotados contribuem para a formação de profissionais da comunicação. Para o
desenvolvimento destas aulas foi utilizada a pesquisa bibliográfica que proporcionou a construção do
referencial teórico sobre as ações que envolvem a informação e o futuro profissional de radiodifusão.

PROVOCAÇÕES PARA (RE)PENSAR O ENSINO DA ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA NOS CURSOS DE JORNALISMO

Assume o ensino da acessibilidade comunicativa para pessoas com deficiência nos cursos de Jornalismo como pressuposto ético e ontológico. Repercute a deficiência dos projetos pedagógicos que corroboram para com a pobreza informacional desses sujeitos(as), em consonância com o projeto capacitista. Sinaliza elementos reflexivos para a introjeção de práticas e recursos de acessibilidade comunicativa na práxis jornalística desde o ensino.

O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PANDEMIA DA COVID-19: ESTUDO DE CASO SOBRE AS POLÍTICAS E METODOLOGIAS ADOTADAS NO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

O artigo investiga as políticas adotadas pela UFRR e as metodologias de ensino utilizadas pelo Curso de Comunicação Social – Jornalismo durante o Ensino Remoto Emergencial. As metodologias empregadas são o Estudo de Caso e a Análise Documental. A análise permite um registro histórico das políticas para o ensino na UFRR nos anos de 2020 e 2021, tendo como instrumento para a manutenção do ensino a instauração de um Calendário Suplementar.

Da roteirização à produção transmídia jornalística: uma experiência de pesquisa aplicada

Relato da experiência de pesquisa aplicada do método de roteirização de reportagens especiais transmídia a partir do desdobramento temático, desenvolvida no Curso de Jornalismo da UFAL, utilizando o mapa midiático-temático e sua repercussão na apuração, edição e circulação dos conteúdos. Os resultados demonstram a efetividade do método para estimular a expansão temática e aponta contribuições para orientar a produção transmídia.

UMA PROPOSTA PARA SISTEMATIZAÇÃO DE BANCAS DE AVALIAÇÃO CONSIDERANDO DEMANDAS DE TEMPO, PRIORIDADE, SÍNTESE, COMPREENSÃO E INTERAÇÃO

O trabalho apresenta uma proposta para organizar as arguições em bancas de avaliação (como TCCs ou defesas de pós-graduação) para que o docente otimize o tempo da arguição, e também para facilitar ao aluno identificar pontos principais que demandem resposta ou correções. O modelo sistematiza pontos a serem apresentados em seis categorias de gênero: Elogios, Sugestões, Críticas, Alterações, Perguntas e Agradecimentos (ESCAPA).

IMPACTOS DA INTERNET NOS PPCS (2004, 2014 E 2023) DO CURSO DE JORNALISMO DA UEPG

Este artigo tem por objetivo compreender os efeitos da internet na grade curricular da graduação em jornalismo da UEPG. A partir da busca de projetos pedagógicos do curso dos anos de 2004, 2014 e 2023, notou-se a redistribuição e diluição das disciplinas em eixos teóricos e práticos, bem como a diminuição da carga horária do curso, modificações no ensino, no processo de aprendizagem e na formação prática e acadêmica dos docentes e discentes.

PROPOSTAS PARA O ENSINO DE FOTOJORNALISMO NOS CURSOS DE JORNALISMO DO BRASIL

Este artigo tem por objetivo trazer propostas viáveis para a estruturação do ensino de fotojornalismo nos cursos de graduação em jornalismo do país, através de fluxogramas e matrizes curriculares, mas também apontando para outras possibilidades de fortalecimento do campo dentro do processo de ensino-aprendizagem em nível superior do jornalista brasileiro.