AGÊNCIA PEGADAS: EXPERIÊNCIAS DA PRÁTICA E DA INOVAÇÃO JORNALÍSTICA1
Apresenta o relato da experiência da Pegadas – Agência de comunicação inovadora, que tem por
objetivo a produção de conteúdo multimídia e a incubação de novos modelos de
comunicação/jornalismo. A proposta tem revelado potencial para despertar nos
alunos novas possibilidades de arranjos de trabalho jornalístico, além de promover a circulação
de notícias de cunho social, a aproximação do curso de jornalismo com a sociedade e com veículos
de comunicação.
INTEGRAÇÃO DAS DISCIPLINAS PRÁTICAS PARA A COBERTURA DAS ELEIÇÕES 2020 NO JORNALISMO DA UEPG: SUPERAR OS DESAFIOS DA COVID-19
Relato de experiência de cobertura das eleições municipais realizada pelo curso de Jornalismo da
Universidade Estadual de Ponta Grossa. A atividade envolveu todas as disciplinas de produção
(disciplinas práticas) do curso e resultou na apresentação de dois telejornais exibidos ao vivo no
dia de votação.
APRENDIZADOS NA RÁDIO UNIVERSITÁRIA DA FACULDADE CÁSPER LÍBERO: O APAIXONANTE EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM JORNALISMO E RADIALISMO
O presente artigo revela a experimentação ocorrida na Rádio Universitária da Faculdade Cásper
Líbero, no período compreendido entre os anos de 1999 a 2016, sob a coordenação do jornalista
e do radialista, professor Pedro Vaz.
DESAFIOS NO INCENTIVO A PROJETOS EM JORNALISMO EMPREENDEDOR
O texto relata processos de orientação para projetos em jornalismo empreendedor apresentados
na ESPM-SP como trabalhos de conclusão de curso nos últimos dois anos. Diante dos desafios do mercado jornalístico brasileiro e da
necessidade de inovação, o relato busca contribuir com indicações para docentes e gestores de
cursos, de maneira a repensar abordagens para incentivar futuros projetos empreendedores.
A FORMAÇÃO DO JORNALISTA – 60 ANOS DE EXISTÊNCIA DO CURSO DA PUCPR E SUAS MATRIZES CURRICULARES
O presente artigo discute as mudanças nas matrizes curriculares do curso de Jornalismo da
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) ao longo de seis décadas. O texto mostra
como a instituição se adaptou aos currículos mínimos para a formação dos jornalistas, às
Diretrizes Curriculares para os cursos de Comunicação Social e às DCNs para a formação em
Jornalismo.
O ENSINO DA FOTOGRAFIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
O que se pretende desenvolver neste relato de experiência é a apresentação de dinâmicas do
ensino e aprendizagem do componente de fotografia aplicadas durante o período de isolamento
social.
EXPERIÊNCIA TRANSCULTURAL: COMO É DAR AULA DE JORNALISMO ONDE NINGUÉM TIRA A NOTA DEZ
Existem dois sistemas de notas funcionando simultaneamente na rede de ensino superior
do Reino Unido: um é chamado de honours-class system, ou sistema de classificação de
honras, e o outro, uma classificação aritmética de 0 a 100, em que 100 equivale à média
10 brasileira. . Este relato usa uma abordagem de métodos mistos com base na técnica de
incidente crítico para discutir por que essa falha existe. Este estudo também oferece uma
análise transcultural para compreender as consequências do uso de uma escala de
avaliação deformada.
O USO DA DRAMATIZAÇÃO RADIOFÔNICA COMO METODOLOGIA INOVADORA NO CURSO DE JORNALISMO
Este trabalho apresenta a experiência da utilização da dramatização em rádio na forma de
radionovela como metodologia inovadora no ensino de Jornalismo Comunitário. Como no
Jornalismo os profissionais trabalham com fatos e situações reais, não se espera que o uso da
ficção seja utilizado na universidade ou na profissão.
A PÓS-GRADUAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: AS AULAS REMOTAS DE METODOLOGIA DA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO NO MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E PODER DA UFMT
Este artigo tem como objetivo mostrar a percepção de docentes e discentes sobre as aulas remotas
ocorridas na disciplina de Metodologia da Pesquisa em Comunicação da segunda turma do
Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder da UFMT (Universidade Federal de Mato
Grosso), ocorridas no primeiro semestre de 2021, durante a pandemia da Covid-19 no Brasil.
UMA CONVERSA ENTRE ALUNOS DA PUC-CAMPINAS E A COMUNIDADE DURANTE A PANDEMIA
Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência desenvolvida no componente curricular
“Projeto Integrador I: Digitais” em um contexto de restruturação curricular do Curso de
Jornalismo da PUC-Campinas iniciada no 1º semestre de 2021. A
produção buscou combater as fake news acerca de temas que envolvem a pandemia da covid-19.