Erejor Sudeste 2022 – Jornalismo: (in)formação essencial para a Democracia

CABEALHOENSEJOR1100440px.61f1ec2fb37d49d98cfd

Sobre o evento

A Faculdade de Comunicação da UFJF, em parceria com a Diretoria Regional Sudeste da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ), realizou o Encontro Regional Sudeste de Ensino de Jornalismo (Erejor Sudeste 2022) nos dias 24 e 25 de novembro de forma totalmente remota. Foram aprovadas 32 propostas distribuídas por áreas temáticas: Ensino de ética e de Teorias do Jornalismo, Pesquisa Atividades de Extensão, Produção Científica, Produção Laboratorial – Eletrônicos e Impressos, Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino, além de Pesquisa na Graduação, exclusivo para estudantes de Jornalismo.

Anais do Evento

Luísa Roland Monteiro; Letícia de Sá Nogueira

Produção Laboratorial eletrônicos e impressos

Jornalismo de Revista, Jornalismo Cultural, Revista Cult

Este projeto teve como objetivo principal lançar um olhar sobre a revista Cult, voltada à segmentação de cultura para observar como ela se comporta em relação aos principais aspectos que caracterizam uma revista. Para isso, pesquisou-se as particularidades do jornalismo

Pedro Boyd Tavares; Ana Paula Goulart de Andrade

Pesquisa na Graduação

Telejornalismo, Rotinas produtivas, Formatos noticiosos, Videovigilância, Imagens amadoras

Este trabalho pretende trazer à tona a questão dos usos das imagens amadoras e de vigilância na narrativa televisiva, em especial, nos telejornais locais. Diante do novo ecossistema midiático e, consequentemente, da necessidade de alterar o modelo de negócio televisivo, o movimento inevitável

Ana Paula Goulart de Andrade, Edna De Mello Silva

Ensino de Ética e Teorias do Jornalismo

Teorias do Jornalismo, forma de conhecimento, Jornalismo para telas,
métodos e investigações, Congressos nacionais

Este trabalho pretende fomentar a discussão do Jornalismo em telas como forma de conhecimento, a partir do levantamento de investigações científicas do campo. Para a compreensão do jornalismo como forma de conhecimento é preciso partir da ideia central sobre maneiras distintas de tipos

Janaina Da Silva Veloso

Pesquisa na Graduação

Fake news, desinformação, jornalismo, projeto acadêmico

O presente trabalho tem como objetivo central expor uma análise sobre a importância de combater a desinformação vinculada com a propagação de fake news, e apresentar o projeto acadêmico piloto “será que é verdade” de minha autoria em colaboração com o LabSG-

Nayara Zanetti Santos; Rodrigo Fonseca Barbosa

Pesquisa na Graduação

Webjornalismo, Ambiente multimídia, Crônica, Linguagens digitais, Imersão

Esse artigo faz parte de um Trabalho de Conclusão de Curso de graduação, que pretende analisar de que forma as características da crônica estão sendo adaptadas para as novas narrativas no ambiente digital, observando a maneira como o uso dos

Jorge Felz

Produção Científica

Jornalismo, Fotojornalismo, Tecnologia e Ensino.

Este trabalho, procura assim, discutir essa velha polêmica (nascida lá atrás, quando a fotografia analógica compeçoua ser suplantada pela fotografia digital) e os consequentes desafios impostos, pela contemporaneidade, ao ensino e à prática cotidiana do fotojornalismo. Para isso, recuperamos

Galeria de imagens