20º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo

9f00c2_1da3c54958614c63af4218132ecc1a64_mv2-768x465.jpg

Sobre o evento

O 20º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (20º ENPJ) e o XVI Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino e Extensão, ocorreu entre os dias 9 a 11 de agosto de 2021, no formato remoto, devido à pandemia da covid-19. O evento contou com 6 mesas de debate e conferências, 58 apresentações de trabalhos, entre outras atividades. Foi entregue o 2º Prêmio Abej para o pesquisador Eduardo Meditsch, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Anais do Evento

Ivete Cardoso do Carmo-Roldão; Amanda Maria Artioli Pezzo

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Jornalismo, Podcast, Região dos Amarais, Reestruturação Curricular, Extensão

Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência desenvolvida no componente curricular “Projeto Integrador I: Digitais” em um contexto de restruturação curricular do Curso de Jornalismo da PUC-Campinas iniciada no 1º semestre de 2021. A produção buscou combater as fake news acerca de

Maria Elisabete Antonioli

Pesquisa na Graduação

Curso de Jornalismo, Metodologias ativas, Tecnologias digitais da informação

Este trabalho aborda um estudo de caso sobre a experiência dos alunos e professores do curso de Jornalismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, São Paulo, Brasil, no ano de 2019, durante o período da pandemia pela COVID-19. As questões

Zanei Ramos Barcellos

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Jornalismo multiplataforma, Redação Virtual, Produção de notícias

Este relato descreve os procedimentos didático-pedagógicos aplicados à disciplina Oficina de Narrativas Digitais Inovadoras, ofertada pelo Departamento de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB) para desenvolver didática e métodos de produção de notícias capazes de viabilizar, no semestre letivo

Agda Aquino

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Fotografia, Ensino, Jornalismo, Cursos, Diretrizes

O trabalho objetiva elucidar o discurso sobre o ensino de fotografia nas propostas pedagógicas brasileiras para o ensino de jornalismo que datam da primeira metade do século XX, recorrendo à metodologia da Análise Arqueológica do Discurso, de Foucault (2005). São analisadas sete intenções

Louis Marie Ndomo Edoa

Pesquisa na Graduação

Brumadinho, Desastre da Vale, Mídia e luto, Jornalismo de paz, Jornalismo humanitário

O desastre da Vale em Brumadinho resultou na morte de 272 pessoas e deixou um rastro de destruição ambiental. buscando impedir que o sofrimento das vítimas seja condenado à invisibilidade, o livro-reportagem: Dor no Peito: o desastre da Vale em Brumadinho além

Mônica Fort; Paulo Pessôa Neto

Pesquisa na Graduação

Covid-19, Fake News, Pandemia, Fact-checking, Produção Científica

Este trabalho é produto das atividades e pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisa “Fake News e amplificação do medo: estudo de instabilidades sociais a partir da proliferação de notícias falsas”, com alunos do Centro Universitário Internacional – Uninter. Iniciado em 2020, com oito

Galeria de imagens