20º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo

9f00c2_1da3c54958614c63af4218132ecc1a64_mv2-768x465.jpg

Sobre o evento

O 20º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (20º ENPJ) e o XVI Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino e Extensão, ocorreu entre os dias 9 a 11 de agosto de 2021, no formato remoto, devido à pandemia da covid-19. O evento contou com 6 mesas de debate e conferências, 58 apresentações de trabalhos, entre outras atividades. Foi entregue o 2º Prêmio Abej para o pesquisador Eduardo Meditsch, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Anais do Evento

Patrícia Guimarães Gil

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Jornalismo empreendedor, Inovação, Projetos editoriais, Negócios

O texto relata processos de orientação para projetos em jornalismo empreendedor apresentados na ESPM-SP como trabalhos de conclusão de curso nos últimos dois anos. Diante dos desafios do mercado jornalístico brasileiro e da necessidade de inovação, o relato busca contribuir com indicações

Suyanne Tolentino de Souza; Rodolfo Stancki

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Jornalismo PUCPR, Matriz Curricular, Formação em Jornalismo, 60 anos

O presente artigo discute as mudanças nas matrizes curriculares do curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) ao longo de seis décadas. O texto mostra como a instituição se adaptou aos currículos mínimos para a formação dos jornalistas, às Diretrizes

Angélica Lüersen

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Fotografia, Metodologia de ensino, Projeto expositivo, Projeto experimental, Pandemia

O que se pretende desenvolver neste relato de experiência é a apresentação de dinâmicas do ensino e aprendizagem do componente de fotografia aplicadas durante o período de isolamento social.

Ivana Ebel

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Avaliação, Notas, Reino Unido, Internacionalização, Jornalismo

Existem dois sistemas de notas funcionando simultaneamente na rede de ensino superior do Reino Unido: um é chamado de honours-class system, ou sistema de classificação de honras, e o outro, uma classificação aritmética de 0 a 100, em que 100 equivale à

James Dadam1

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Jornalismo Comunitário, Radionovela, Gêneros Jornalísticos, Educação Metodologia de Ensino

Este trabalho apresenta a experiência da utilização da dramatização em rádio na forma de radionovela como metodologia inovadora no ensino de Jornalismo Comunitário. Como no Jornalismo os profissionais trabalham com fatos e situações reais, não se espera que o uso da ficção seja

Jociene Carla Bianchini Ferreira Pedrini; Cristóvão Domingos de Almeida; Weverton da Silva Correa

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Pós-Graduação, Ensino Remoto, Comunicação, Pandemia, Ensino-Aprendizagem

Este artigo tem como objetivo mostrar a percepção de docentes e discentes sobre as aulas remotas ocorridas na disciplina de Metodologia da Pesquisa em Comunicação da segunda turma do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso),

Galeria de imagens