20º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo

9f00c2_1da3c54958614c63af4218132ecc1a64_mv2-768x465.jpg

Sobre o evento

O 20º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (20º ENPJ) e o XVI Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino e Extensão, ocorreu entre os dias 9 a 11 de agosto de 2021, no formato remoto, devido à pandemia da covid-19. O evento contou com 6 mesas de debate e conferências, 58 apresentações de trabalhos, entre outras atividades. Foi entregue o 2º Prêmio Abej para o pesquisador Eduardo Meditsch, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Anais do Evento

José Reis Filho; Marcelo Luciano Martins Di Renzo2; Paulo Roberto BörnsenVibian; Teresa Cristina Tesser

Produção Laboratorial eletrônicos e impressos

Projeto Laboratorial de Jornalismo Impresso, Projeto Laboratorial de Radiojornalismo,Pandemia, Ensino Remoto, Jornal Entrevista

Relato acerca do impacto causado pela pandemia da Covid-19 e pela consequente adoção do ensino remoto nas disciplinas práticas Projeto Laboratorial de Jornalismo Impresso e Projeto Laboratorial de Radiojornalismo no Curso de Jornalismo da Universidade Católica de Santos, a partir de março de

Paulo Cajazeira

Produção Laboratorial eletrônicos e impressos

Práxis, Saúde do estudante, Pandemia, Crise sanitária, disciplinas
laboratoriais

Este estudo levanta a necessidade de orientação e prevenção aos estudantes de Jornalismo durante o período de pandemia do novo coronavírus, principalmente, na execução das atividades práticas das disciplinas de Telejornalismo/Jornalismo Audiovisual.

Thamires Ribeiro de Mattos

Produção Laboratorial eletrônicos e impressos

Jornalismo de revista, Cibercultura, Isolamento social, Educação superior

Este relato de experiência pretende expor modos de trabalho em grupo utilizados durante o período de isolamento social devido à covid-19, através da execução de uma revista por alunos do 5º semestre do Bacharelado em Jornalismo.

Carla de Oliveira Tôzo; Luciano Victor Barros Maluly

Produção Laboratorial eletrônicos e impressos

Entrevista, Ciência, Jornalismo, Divulgação Científica

Este relato se refere ao projeto “Cientistas no Brasil” proposto na disciplina “Conceitos e Gêneros do Jornalismo” da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo aos alunos do primeiro ano (semestre 2) do curso de jornalismo no segundo semestre

Fernanda de Sousa Abreu; Sílvio Henrique Vieira Barbosa

Produção Laboratorial eletrônicos e impressos

Feminicídio, Podcast, Jornalismo Pandemia

A pandemia prejudicou especialmente o ensino laboratorial de telejornalismo, historicamente presencial, em que os alunos tem acesso à prática por meio de exercícios de realização do telejornal e dos formatos pelos quais a notícia se apresenta de forma audiovisual, como a reportagem e

Jorge Arlan de Oliveira Pereira1

Produção Laboratorial eletrônicos e impressos

Revista, informação, redemoinhos, reportagem, pesquisa

A produção laboratorial na revista digital Ventos, no Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia, apresenta-se como experiência de produção de reportagem sobre a realidade local/regional.A intenção pedagógica é proporcionar uma formação acadêmica consistente, na qual

Galeria de imagens