20º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo

9f00c2_1da3c54958614c63af4218132ecc1a64_mv2-768x465.jpg

Sobre o evento

O 20º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (20º ENPJ) e o XVI Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino e Extensão, ocorreu entre os dias 9 a 11 de agosto de 2021, no formato remoto, devido à pandemia da covid-19. O evento contou com 6 mesas de debate e conferências, 58 apresentações de trabalhos, entre outras atividades. Foi entregue o 2º Prêmio Abej para o pesquisador Eduardo Meditsch, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Anais do Evento

Fernanda de Sousa Abreu; Sílvio Henrique Vieira Barbos

Produção Laboratorial eletrônicos e impressos

Feminicídio, Podcast, Jornalismo, Pandemia

A pandemia prejudicou especialmente o ensino laboratorial de telejornalismo, historicamente presencial, em que os alunos tem acesso à prática por meio de exercícios de realização do telejornal e dos formatos pelos quais a notícia se apresenta de forma audiovisual, como a reportagem e

Soraya Venegas Ferreira

Produção Laboratorial eletrônicos e impressos

Infodemia, Educomunicação, Comunicação Midiática, Práticas acadêmicas, Seminários Integrados de Jornalismo

O projeto que serve de relato de experiência foi desenvolvido segundo a metodologia do programa EducaMídia, vinculado ao Instituto Palavra Aberta e que conta com o apoio do Google.org. Nesse sentido, a turma de Seminários Integrados em Jornalismo de 2021.1 aceitou o desafio

Ana Lucia Vaz; Mariana Rodrigues de Freitas; Pedro Henrique da Silva Vaz do Cabo

Produção Laboratorial eletrônicos e impressos

Revista laboratório, Reportagem, Monitoria, Interdisciplinaridade

O objetivo deste relato é compartilhar aprendizados conquistados no processo de produção da revista temática Maritaca.

Maria do Socorro Furtado Veloso; John Willian Lopes

Produção Laboratorial eletrônicos e impressos

Ensino de Jornalismo, Produção laboratorial, Entrevista, Jornalismo Potiguar

Neste relato apresentamos uma experiência didática realizada no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), entre os anos de 2016 e 2019. Tal experimentação resultou na concepção da série “Jornalismo Potiguar”, um conjunto de e-books que reúne entrevistas

Pedro Aguiar; Bárbara Emanuel

Produção Laboratorial eletrônicos e impressos

Ensino de jornalismo, Ferramentas digitais, Disciplinas Laboratoriais, Comunicação visual,
Planejamento editorial

Este trabalho relata iniciativas de adaptação de ferramentas digitais gratuitas e colaborativas para o ensino de práticas laboratoriais em jornalismo, notadamente técnicas de visualização e edição de impressos e de telejornais, empreendidas pelos autores no âmbito do curso de Jornalismo da Universidade Federal

Alexandre Zarate Maciel

Produção Laboratorial eletrônicos e impressos

Livro-reportagem, Memória, Imperatriz, Jornalismo de fôlego, Trabalhos de Conclusão de Curso

O curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus de Imperatriz (MA), vem desenvolvendo, desde 2010, o estímulo sistemático à produção de livros-reportagem como Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), todos voltados para a interpretação da memória tanto da cidade quanto

Galeria de imagens