JORNAL LABORATÓRIO MULTIPLATAFORMA COMO OBJETO DE PESQUISA PARA O DESENVOLVIMENTO DE DIDÁTICA E PROCESSO DE PRODUÇÃO JORNALÍSTICA

Esta comunicação científica apresenta alguns resultados de uma pesquisa em desenvolvimento
há três anos, cujo objeto é um veículo jornalístico digital. A pesquisa tem duas vertentes
principais: a didático-pedagógica busca procedimentos para a formação de jornalistas em era de
mutações tecnológicas intensas e incertezas; e outra que experimenta formatações de veículos,
administração conjunta de plataformas e produção de matérias para públicos diversos,
espalhados pelo ciberespaço, onde a notícia desejada deverá encontrá-lo nos horários e
aparelhos ideais, movida pela inteligência artificial.

GISELA SWETLANA ORTRIWANO E O RADIOJORNALISMO: CONTRIBUIÇÕES PARA (RE)PENSAR PROCEDIMENTOS E MÉTODOS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA

Este trabalho, resultante de pesquisa de pós-doutoramento, busca conceituar a contribuição da
Profa. Dra. Gisela Swetlana Ortriwano ao ensino da Comunicação a partir da análise das ações
teórico-práticas desenvolvidas pela docente no curso de Radiojornalismo do Departamento de
Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
(CJE-ECA/USP).

O novo currículo do curso de Jornalismo da ESPM

Este relato trata da reformulação da matriz curricular do curso de Jornalismo da ESPM,
ocorrida em 2020. Compreende os seguintes pontos: o bacharelado em Jornalismo da ESPM;
objetivos do curso; perfil profissional do egresso; princípios orientadores da concepção do
currículo; criação das disciplinas ESPM Life Lab; articulação da proposta do curso aos pilares
institucionais da ESPM; composição curricular; projeto de graduação em Jornalismo e centro
experimental de jornalismo.

O ESTÁGIO EM JORNALISMO COMO PRÁTICA NA CENTRAL DE NOTÍCIAS UNINTER

Descreve-se a experiência do estágio ofertado pelo Centro Universitário Internacional Uninter
aos estudantes de jornalismo dentro da própria instituição. Aborda-se a política institucional de
valorizar a formação dos discentes, remunerando-os e colocando à disposição três professores
para dar atenção individualizada a cada um no processo de produção de notícias relacionadas à
instituição. Este relato traz ainda a evolução gradativa do setor onde esses alunos fazem estágio,
até a consolidação da Central de Notícias Uninter (CNU), que comporta um site de notícias, uma
rádio web e um núcleo de vídeo. Descreve-se as rotinas de produção jornalística durante o
estágio supervisionado e as oportunidades de trabalho resultantes deste trabalho de formação
que alia as teorias do jornalismo às práticas profissionais.

JORNALISMO AMBIENTAL EM SALA DE AULA: UMA APRENDIZAGEM REFLEXIVA DA PROFISSÃO.

Este relato de experiência apresenta a transposição da teoria de Schön (2000) que contempla a
reflexão sobre a prática do professor para o fazer jornalístico. A partir da necessidade de tornar
as aulas de Comunicação e Meio Ambiente e Jornalismo Ambiental da Universidade Federal de
Mato Grosso (UFMT), campus Araguaia, atreladas à dinâmica de produção, optou-se em
realizar a compreensão da práxis do jornalismo ambiental a partir da ideia de prática-reflexãoprática.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM JORNALISMO: ENTRE TENSÕES E ESTRATÉGIAS

Este texto
se propõe a lançar um olhar sobre os currículos dos cursos de graduação na busca de entender
como o estágio vem sendo compreendido e, também, a investigar algumas estratégias já
adotadas por instituições de ensino superior, públicas e privadas, para driblar obstáculos que
persistem a respeito do tema.

ENSINO DE JORNALISMO: CONTRIBUIÇÕES PIAGETIANAS

O artigo pretende apresentar contribuições do pensamento de Jean Piaget ao ensino de
jornalismo. Enfoca-se sobretudo a necessidade da participação ativa do educando na construção
de conhecimento, conforme preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de
Jornalismo (MEC/CNE, 2013).

A PRÁTICA DE ENSINO DO JORNALISMO ESPORTIVO COMO PESQUISA-FORMAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE ‘DES’- ANCORAGEM DE TERRITÓRIOS CONHECIDOS

Este trabalho detém-se a experiência de oferta da disciplina de Jornalismo Esportivo, pela
primeira vez na história do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Diante da relativa autonomia do campo do jornalismo esportivo e da produção científica existente
sobre o tema, optou-se pelo aprofundamento do diálogo entre as áreas e dois professores, um do
curso de Jornalismo e outro da Educação Física, ministraram as aulas conjuntamente.