A REPORTAGEM ESPECIAL: EXERCÍCIOS PARA UM PERCURSO TEMÁTICO

As reportagens especiais, formas discursivas jornalísticas recorrentes em diferentes suportes midiáticos, têm sido caracterizadas pela literatura e defendidas pelos profissionais da área como fundamentais para o exercício de um jornalismo ativo, crítico e criativo. Apesar disso, não se apresentam procedimentos metodológicos mais sistemáticos para sua roteirização.

PROJETO INTERDISCIPLINAR DE PRÁTICAS PUBLICITÁRIAS E JORNALÍSTICAS EM COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO

A proposta da disciplina “Projeto Interdisciplinar de Práticas Publicitárias e Jornalísticas
em Comunicação e Inovação” surgiu com o objetivo de integrar estudantes dos cursos de
Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) em um
ambiente de aprendizado prático, interdisciplinar e reflexivo. Procurou-se estimular o
desenvolvimento de campanhas e estratégias comunicacionais, utilizando tecnologias
emergentes como Inteligência Artificial (IA), Realidade Aumentada (RA) e Realidade
Virtual (RV).

MEMÓRIAS BUROCRÁTICAS NO JORNALISMO: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS REGULATÓRIOS DOS CURSOS DE JORNALISMO

Feito a partir de nossa pesquisa de doutorado
(Carvalho, 2021), propomos olhar para os documentos pelos seus conteúdos e a partir dele
compreender o que estes documentos dizem ser o jornalismo que se ensina, seus dilemas,
contradições, contratempos e questões gerais. Não tivemos a intenção, portanto, de
reconstruir o processo de tessitura dos documentos para além do contexto histórico geral
e daquilo que os próprios textos dizem.

DEZ ANOS DA FURB NA CONSOLIDAÇÃO DA ESPECIFICIDADE DO JORNALISMO EM SC

O estado Santa Catarina é destaque no movimento pela retomada da especificidade do
Jornalismo nas universidades brasileiras, cujo marco no século XXI foi a
homologação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) em 2013 pelo Ministério
da Educação (MEC), além das iniciativas da Universidade Federal de Santa Catarina
(SC), como abertura do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJOR) em
2007.

COMPETÊNCIAS PARA A GERAÇÃO Z: O PAPEL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES E ESTÁGIOS NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE JORNALISMO DA PUCPR

Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais e em autores
como Christofoletti e Berger, o estudo analisa o impacto positivo da integração entre
teoria e prática no desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais. Além
disso, o artigo discute o perfil da Geração Z, que busca uma aprendizagem dinâmica e
interdisciplinar, e evidencia como o curso de jornalismo da PUCPR atende às
necessidades dessa geração por meio de uma formação acadêmica e prática, que vai além
da sala de aula.

Projetos pedagógicos de jornalismo à luz dos saberes freirianos

Este artigo discute as estratégias comunicacionais e as práticas pedagógico-comunicacionais presentes em 23 projetos pedagógicos de cursos de Jornalismo, públicos e privados, nas cinco regiões do país, tendo como respaldo as recomendações das diretrizes curriculares e extensionistas para a contribuição com o desenvolvimento local e regional e a resolução de dilemas sociais. O referencial teóricometodológico fundado em Paulo Freire, Jesús Martín-Barbero e Milton Santos levou à aplicação dos métodos da análise documental e do mapa das mutações contemporâneas para perceber indicadores educomunicativos, dialógicos e mediadores na ação dos cursos em suas relações entre Comunicação, Educação e Geografia. A partir de quatro categorias (diálogo, gestão, participação e redes), a análise empreendida apontou para a existência de uma dimensão dialógico-cidadã latente nos projetos que impulsiona suas ações para a transformação sociocultural no território usado e no acontecer solidário.