O ensino do empreendedorismo no jornalismo: desafios e propostas metodológicas
Este trabalho discute o ensino do jornalismo empreendedor no Brasil, a partir do que propõem as Diretrizes Curriculares Nacionais, considerando os desafios impostos e os reflexos do tema na produção discente. Mapeamos trabalhos apresentados por estudantes no Intercom Júnior e no Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores em Jornalismo e também pesquisamos o tema no repositório dos eventos da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo e na Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo. A partir disso, exploramos propostas metodológicas para abordar o empreendedorismo em sala de aula, com destaque para o desenvolvimento de estudos de caso, no intuito de apresentar diferentes modelos de negócio, e a adoção do business model canvas como ferramenta para projetar novas ações.
O currículo nos cursos de graduação em jornalismo na modalidade ead: uma revisão de literatura
O artigo busca reunir os resultados encontrados por meio de uma busca integrada nos artigos científicos, dissertações e teses que abordam a temática do “currículo nos cursos de graduação em jornalismo ofertados na modalidade EaD”. Com base nos resultados e, respeitando o recorte dos últimos cinco anos, oa dados foram agrupados em quatro grandes categorias, envolvendo as temáticas “educação e comunicação”, “educação, ensino EaD e tecnologia”, “jornalismo e currículo”, além de “educação no Ensino Superior”. Como destaque das buscas, pode-se elencar a fragilidade da temática envolvendo a construção do currículo para ensino de jornalismo na modalidade EaD, mesmo frente ao crescente aumento desse formato educacional.
Fotografar a feira livre como estratégia pedagógica no ensino de fotojornalismo
O texto analisa o relato de discentes de fotojornalismo sobre a experiência de fotografar na feira livre e sua importância no processo de ensino/aprendizagem do conteúdo. Após a vivência, os estudantes responderam a um formulário sobre sua experiência na feira, depoimentos estes que foram analisados utilizando uma abordagem qualitativa, através de recorrência de termos e categorização das experiências. Os aprendizes destacaram a importância das interações humanas e das histórias por trás de cada cena capturada. Apesar dos desafios enfrentados, como dificuldades técnicas e de abordagem, fotografar na feira livre demonstrou ser uma estratégia pedagógica valiosa, contribuindo para o desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes de jornalismo.
Formação em fluxo: a produção de materiais em vídeo de comunicação pública da ciência como estratégia de qualificação de jornalistas
Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a comunicação pública da ciência envolve a produção de materiais informativos por estudantes de graduação em projetos de treinamento profissional, modalidade de bolsas de graduação em que alunos e alunas entram em campo com o universo da prática no ambiente universitário. Apresenta-se alguns resultados de projeto de capacitação realizado no âmbito da Diretoria de Imagem Institucional da UFJF, em que as redes sociais digitais da universidade foram campo de qualificação de discentes de Jornalismo e, simultaneamente, de desenvolvimento de novos formatos, vínculos e expertises para a popularização do conhecimento produzidos nas instituições de ensino superior.
Espaços para apreender o ofício: formação de jornalistas a partir da participação em oficinas e grupos de pesquisa
Princípios orientadores para a formação de jornalistas profissionais no ensino superior, as Diretrizes Curriculares, propostas em 2009 e publicadas em 2013, definem seis eixos formativos, salientando ainda a importância das atividades laboratoriais e do estágio, agora componente curricular obrigatório. Mais recente, a curricularização da extensão universitária evidenciou a importância do protagonismo discente na realização de atividades em diálogo com a sociedade. A proposta deste relato é descrever experiências de participação de docentes e estudantes de Jornalismo em grupos de pesquisa e em oficinas articuladas a partir deles como espaço fundamental para apreender o ofício do Jornalismo entendido como uma atividade de transformação social, comprometida com a cidadania.
A formação em jornalismo: os desafios da especificidade do campo e as exigências do mercado
Este trabalho reflete sobre a tensão que emerge periodicamente entre os formuladores de currículos em jornalismo que tentam conciliar a especificidade do campo com as atuais demandas do mercado de trabalho jornalístico, cada vez mais multidisciplinar. Esse desafio tem se mostrado mais acirrado nos últimos anos em razão de um cenário de precarização das condições de trabalho e da exigência de habilidades e competências múltiplas que avançam para as atividades tradicionais do relações públicas, do publicitário, do marketing e da administração. Nesta pesquisa, mostraremos a realidade do mercado de trabalho goiano captado por meio de entrevistas em profundidade com diversos profissionais. Jornalistas que atuam em diferentes áreas, veículos e inseridos em diferentes relações de trabalho descrevem seus desafios e oportunidades, em um cenário fortemente afetado pelas transformações digitais no âmbito da comunicação.
A aprendizagem interdisciplinar e colaborativa na educação interprofissional nas disciplinas projetuais no curso de jornalismo da PUCPR
O presente relato de experiência apresenta os resultados da implantação de um eixo projetual no curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PCPR). A pesquisa qualitativa foi desenvolvida por meio de uma pesquisa-ação que envolveu os professores do curso neste processo. Apresenta-se quatro etapas desta implantação que foi fundamentada em uma aprendizagem interdisciplinar e interprofissional. Dos resultados encontrados é possível afirmar que as disciplinas projetuais representam uma abordagem inovadora e essencial para formação do futuro jornalista que terá que enfrentar desafios complexos. Essa abordagem promove aprendizagem significativa e prepara os estudantes para trabalhar em equipes multidisciplinares.
Explorando a inteligência artificial no jornalismo: reflexões a partir de casos na mídia brasileira
O objetivo é relatar a experiência de ensino e aprendizagem vivenciada na disciplina “Tópicos em Comunicação – Jornalismo e Inteligência Artificial (IA)”, oferecida no período de verão de 2024 como conteúdo curricular optativo no curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação e Informação da Universidade Federal de Goiás (FIC/UFG). A partir da ideia de que a IA está se tornando cada vez mais presente nas rotinas jornalísticas, desde a geração de conteúdo automatizado até a análise de grandes conjuntos de dados para identificar tendências e padrões, os estudantes de jornalismo precisam entender como a essa tecnologia está impactando sua profissão e como podem utilizá-la de maneira eficaz em seu trabalho.
UMA LEITURA SOBRE O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE JORNALISMO DA ESPM-SP
Este trabalho procura relatar, ainda que resumidamente, o projeto pedagógico
do curso de Jornalismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São
Paulo, que passou a ser oferecido a partir do ano de 2011.
Uma experiência em Laboratório de Jornalismo: relato de estágio-docência na disciplina
A proposta deste trabalho é relatar a experiência do estágio em docência
na disciplina Laboratório de Jornalismo, lecionada para estudantes do sétimo
período do curso de Comunicação Social da PUC-Rio, durante o primeiro
semestre letivo de 2010. Pretende-se, de forma resumida, descrever o modo
como a disciplina foi apresentada aos alunos e discutir a importância da reflexão
teórica no ensino de práticas jornalísticas.