A REPORTAGEM ESPECIAL: EXERCÍCIOS PARA UM PERCURSO TEMÁTICO
As reportagens especiais, formas discursivas jornalísticas recorrentes em diferentes suportes midiáticos, têm sido caracterizadas pela literatura e defendidas pelos profissionais da área como fundamentais para o exercício de um jornalismo ativo, crítico e criativo. Apesar disso, não se apresentam procedimentos metodológicos mais sistemáticos para sua roteirização.
DIFERENÇAS E CONVERGÊNCIAS NA APLICAÇÃO DOS PROGRAMAS DE DISCIPLINAS DE DOCUMENTÁRIO NOS CURSOS DE JORNALISMO E DE CINEMA
Este artigo analisa o programa das disciplinas de “Documentário”, ministradas, simultaneamente, nos sextos períodos dos cursos de Jornalismo e de Cinema e Audiovisual, ambos cursos pertencentes ao eixo Multicom da Escola de Belas Artes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
PROJETO INTERDISCIPLINAR DE PRÁTICAS PUBLICITÁRIAS E JORNALÍSTICAS EM COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO
A proposta da disciplina “Projeto Interdisciplinar de Práticas Publicitárias e Jornalísticas
em Comunicação e Inovação” surgiu com o objetivo de integrar estudantes dos cursos de
Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) em um
ambiente de aprendizado prático, interdisciplinar e reflexivo. Procurou-se estimular o
desenvolvimento de campanhas e estratégias comunicacionais, utilizando tecnologias
emergentes como Inteligência Artificial (IA), Realidade Aumentada (RA) e Realidade
Virtual (RV).
PESQUISAR-PARTICIPAR NA SALA DE AULA: EXPERIMENTAÇÕES DE INSERÇÃO DA ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA NA FORMAÇÃO DE JORNALISTAS
O jornalismo, campo social e de conhecimento que historicamente se coloca
como defensor da democracia e promotor de cidadania, em suas configurações atuais de
produção e distribuição de notícias, reportagens, textos de opinião e demais formatos,
exclui do acesso à informação uma parcela grande da população brasileira: as pessoas
com deficiência
O ENSINO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NA DISCIPLINA DE JORNALISMO MÓVEL NA UFRJ
Este relato de experiência apresenta casos de ensino de aplicação de Inteligência
Artificial para estudantes da disciplina Jornalismo Móvel, proferida pela professora
Alessandra de Falco, no curso de Jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro,
no primeiro semestre de 2024.
MEMÓRIAS BUROCRÁTICAS NO JORNALISMO: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS REGULATÓRIOS DOS CURSOS DE JORNALISMO
Feito a partir de nossa pesquisa de doutorado
(Carvalho, 2021), propomos olhar para os documentos pelos seus conteúdos e a partir dele
compreender o que estes documentos dizem ser o jornalismo que se ensina, seus dilemas,
contradições, contratempos e questões gerais. Não tivemos a intenção, portanto, de
reconstruir o processo de tessitura dos documentos para além do contexto histórico geral
e daquilo que os próprios textos dizem.
EMPREENDEDORISMO EM JORNALISMO: METODOLOGIA DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NO CURSO DE JORNALISMO DA PUCPR
A experiência aqui relatada descreve o desenvolvimento de projetos jornalísticos
empreendedores por estudantes do curso de Jornalismo da PUCPR, na disciplina de
Projeto Experimental Inovador em Jornalismo (PEX), ofertada no 8º e último período
do curso.
DEZ ANOS DA FURB NA CONSOLIDAÇÃO DA ESPECIFICIDADE DO JORNALISMO EM SC
O estado Santa Catarina é destaque no movimento pela retomada da especificidade do
Jornalismo nas universidades brasileiras, cujo marco no século XXI foi a
homologação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) em 2013 pelo Ministério
da Educação (MEC), além das iniciativas da Universidade Federal de Santa Catarina
(SC), como abertura do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJOR) em
2007.
COMPETÊNCIAS PARA A GERAÇÃO Z: O PAPEL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES E ESTÁGIOS NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE JORNALISMO DA PUCPR
Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais e em autores
como Christofoletti e Berger, o estudo analisa o impacto positivo da integração entre
teoria e prática no desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais. Além
disso, o artigo discute o perfil da Geração Z, que busca uma aprendizagem dinâmica e
interdisciplinar, e evidencia como o curso de jornalismo da PUCPR atende às
necessidades dessa geração por meio de uma formação acadêmica e prática, que vai além
da sala de aula.
Projetos pedagógicos de jornalismo à luz dos saberes freirianos
Este artigo discute as estratégias comunicacionais e as práticas pedagógico-comunicacionais presentes em 23 projetos pedagógicos de cursos de Jornalismo, públicos e privados, nas cinco regiões do país, tendo como respaldo as recomendações das diretrizes curriculares e extensionistas para a contribuição com o desenvolvimento local e regional e a resolução de dilemas sociais. O referencial teóricometodológico fundado em Paulo Freire, Jesús Martín-Barbero e Milton Santos levou à aplicação dos métodos da análise documental e do mapa das mutações contemporâneas para perceber indicadores educomunicativos, dialógicos e mediadores na ação dos cursos em suas relações entre Comunicação, Educação e Geografia. A partir de quatro categorias (diálogo, gestão, participação e redes), a análise empreendida apontou para a existência de uma dimensão dialógico-cidadã latente nos projetos que impulsiona suas ações para a transformação sociocultural no território usado e no acontecer solidário.