AS DUAS FACES DE UM MESMO PAPEL, SEM DICOTOMIA: TEORIA E PRÁTICA, NO CURSO DE JORNALISMO

O artigo: “As faces de um mesmo papel: teoria e prática, sem dicotomia, no Curso de Jornalismo”, por
entendermos que esse embate deve ser travado a partir de sua cotidianidade dentro dos cenários que
nela se configuram para acolher processos de ensino e aprendizagem. Mostraremos a importância tanto
da teoria quanto da prática no desenvolvimento cognitivo dos graduandos na qual o alunado a entende
como um curso técnico.

AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS REMOTAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Com a pandemia da Covid-19, a migração das aulas do ensino superior do modelo presencial ao
remoto trouxe a necessidade de adoção de estratégias condizentes com os recursos das
plataformas digitais e com os fundamentos teóricos e práticos da profissão. O objetivo desta
pesquisa é analisar as estratégias de ensino e de aprendizagem capazes de viabilizar a
continuidade da formação acadêmica dos estudantes por meio das aulas remotas.

A FORMAÇÃO DO JORNALISTA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE): UMA ANÁLISE À LUZ DA ETNOGRAFIA VIRTUAL

As alternativas e estratégias para a manutenção do ensino durante a Pandemia de Covid-19 têm sido
amplamente debatidas nas mais diversas áreas da Educação, discussão que alcançou também o ensino
de jornalismo. No presente trabalho, adotamos como abordagem metodológica a Etnografia Virtual
(HINE, 2004) e como instrumento de coleta de dados a observação participante e o diário de campo,
com o objetivo de compreender como se caracterizou o processo de ensino e aprendizagem no contexto
da formação de jornalistas durante o ensino remoto emergencial (ERE).

JORNALISMO DE DADOS EM PAUTA: REFORMULAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PPC DO CURSO DE JORNALISMO DA UNIVERSIDADE DE GURUPI

As mudanças tecnológicas impactam a comunicação social e o modo de produção de notícias,
desta forma, o curso de Jornalismo da Universidade de Gurupi reformulou, em 2020, a matriz
curricular que dá foco ao Jornalismo de Dados e este texto apresenta um relato desta experiência. Nosso objetivo é descrever de forma teórica e analítica a construção do Projeto
Pedagógico do Curso de Jornalismo. Metodologicamente, o relato segue uma abordagem
qualitativa e quanto ao procedimento técnico é documental. Após um ano de implantação, nosso
desafio é a avaliação

CONTEXTUALIZAÇÃO DE SUPORTE DIDÁTICO COM A TEORIA DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO PARA ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS JORNALÍSTICOS

A intencionalidade pedagógica de um Aplicativo (App) com base em gêneros textuais jornalísticos e
sua contextualização e aplicabilidade na tríade piagetiana: assimilação, acomodação e equilibração,
objetivam o presente trabalho. A articulação teórica e experimental de teorias de aprendizagem e
ensino encontrou nas obras de Jean Piaget – teoria do desenvolvimento cognitivo – diálogo para
contextualização de suporte didático.

JORNALISMO TRANSMÍDIA EM SALA DE AULA: ROTEIRIZAÇÃO DE REPORTAGENS UTILIZANDO O MAPA MIDIÁTICO-TEMÁTICO

O exercício da profissão de jornalista tem se reconfigurado, exigindo desses profissionais competências
midiáticas e discursivas que se associam ao modelo de produção transmídia. Este trabalho sistematiza
algumas contribuições da aplicação de um método de ensino de roteirização de reportagens especiais
transmídia que considera os aspectos temáticos como critério para expansão de novos conteúdos, e põe
à prova o mapa midiático-temático, ferramenta concebida com base em estudos analíticos para subsidiar
seu processo de produção.

OS 50 ANOS DO JORNAL DE SANTA CATARINA: CONSTRUINDO MEMÓRIAS DO JORNALISMO REGIONAL NO ESTADO

O aniversário de 50 anos do Jornal de Santa Catarina, celebrado em 22 de setembro de 2021,
motivou um momento de reflexão e discussão sobre o jornalismo profissional em Blumenau
(SC), numa interação entre professores, estudantes, profissionais e a comunidade em geral.
Como atividade da disciplina de Gêneros Jornalísticos, lecionada pela autora no segundo
semestre daquele ano no curso de Jornalismo da Universidade Regional de Blumenau (FURB),
promovemos, em conjunto com estudantes da 4ª fase, um evento sobre o tema que passou a ser
fonte para futuras pesquisas.