O COMBATE À DESINFORMAÇÃO NOS CAMPOS GERAIS DO PARANÁ COMO PRÁTICA EXTENSIONISTA

O projeto de Combate à Desinformação, realizado no programa de extensão
Agência de Jornalismo, tem como pressupostos o enfrentamento de um problema da
sociedade contemporânea (os impactos da disseminação de informações falsas) e a
construção coletiva e interdisciplinar em torno do tema, realizada por meio de ações
integradas de esclarecimento sobre o impacto das fake news e da promoção de campanhas
de caráter informativo.

LECOCAST: ABORDAGENS INOVATIVAS SOBRE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA EM PRODUTOS AUDIOFÔNICOS

As mudanças ocasionadas pela digitalização têm transformado profundamente as produções
audiofônicas, oportunizando novas experiências de ensino e extensão nas instituições de ensino
superior, especialmente nos cursos de Jornalismo. A produção em formato podcast para a
divulgação da ciência é uma vivência extensionista do Lecotec (Laboratório de Comunicação,
Tecnologia, Educação e Criatividade da Unesp), a partir de 2006, com o projeto Toque da Ciência,
Repórter Unesp, entre outras experiências. A abordagem inovativa do produto se estabelece nas novas formas de
relacionamento com as fontes e de novos formatos.

CALANGOPRESS: BLOG DE NOTÍCIA EM DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS

O Projeto CalangoPress, tem o objetivo de aperfeiçoar as técnicas de produção de notícias jornalísticas, no curso de Jornalismo da UFT. O blog de notícia funciona como um laboratório de produção midiática, colaborando com o
Núcleo de Jornalismo (NUJOR) e a Agência Pegadas. Aliou-se à produção da notícia recursos técnicos
de edição de webdocumentários, de fácil compartilhamento.

FORMAÇÃO EM JORNALISMO E O CONHECIMENTO SOBRE A INDÚSTRIA CULTURAL E AS CULTURAS ALTERNATIVAS: EXPERIÊNCIA DE PROJETO DE EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Apresenta-se o relato de experiência do projeto de extensão “Indústrias Culturais no século XXI: mercados
locais e regionais”, desenvolvido com alunos da disciplina “Estética e Cultura de Massa” do curso
de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo e Relações Públicas, da Universidade
Estadual do Piauí (UESPI). A experiência mostrou que,
envolver atores da comunidade no processo de discussão sobre comunicação e indústrias
culturais, qualifica o debate, possibilitando uma visão holística e heterodoxa da temática cultural.

PARA FAZER E ENSINAR JORNALISMO CIENTÍFICO: UMA EXPERIÊNCIA DA AGÊNCIA ESCOLA UFPR

Discutimos aqui uma proposta para fazer e ensinar o jornalismo científico a partir da experiência da AE
– Agência Escola UFPR. Nosso foco está na formação de bolsistas que participaram de um curso sobre jornalismo científico com profissionais do mercado e acadêmicos de várias instituições. Além de analisar a percepção desses estudantes sobre o conteúdo do curso, apresentamos a contribuição do público envolvido na extensão universitária.

A INSERÇÃO DOS CURSOS DE JORNALISMO NO TERRITÓRIO: O GT DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO NO ENPJ

O artigo analisa as publicações dos últimos cinco anos do Grupo de Trabalho e Pesquisa dos Encontros
Nacionais de Ensino em Jornalismo (Enejor) a fim de averiguar como as ações extensionistas atuam no
território dos cursos considerando as localidades. A análise empreendida demonstra que a atuação dos cursos é interventiva e contribui para o desenvolvimento local e regional.

Pistas decoloniais na prática jornalista nos encontros Enejor e Rebej

Discute-se a formação jornalística, o exercício da cidadania e a emancipação social como revitalização da função social do jornalismo, vínculos à prática decolonial. A análise documental possibilitou identificar no Enejor e na Rejeb indícios decoloniais que potencializam a prática jornalística e reforça a pedagogia do jornalismo aliada à educomunicação, capaz de transformar territórios vulneráveis em territórios educativos

A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: ANÁLISE COMPARATIVA DE EXPERIÊNCIAS REALIZADAS EM TRÊS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS DE ASSIS – SP

O trabalho foi desenvolvido através de experiências em produção audiovisual com estudantes de três instituições e avaliou a contribuição dos grupos que participaram do projeto “TV na Escola”. Abordamos a educomunicação como prática e instrumento de intervenção social e sua aplicação através do audiovisual como uma democratização dos meios de comunicação para o exercício da cidadania, na construção da identidade e dos valores dos jovens.