O COMBATE À DESINFORMAÇÃO NOS CAMPOS GERAIS DO PARANÁ COMO PRÁTICA EXTENSIONISTA
O projeto de Combate à Desinformação, realizado no programa de extensão
Agência de Jornalismo, tem como pressupostos o enfrentamento de um problema da
sociedade contemporânea (os impactos da disseminação de informações falsas) e a
construção coletiva e interdisciplinar em torno do tema, realizada por meio de ações
integradas de esclarecimento sobre o impacto das fake news e da promoção de campanhas
de caráter informativo.
LECOCAST: ABORDAGENS INOVATIVAS SOBRE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA EM PRODUTOS AUDIOFÔNICOS
As mudanças ocasionadas pela digitalização têm transformado profundamente as produções
audiofônicas, oportunizando novas experiências de ensino e extensão nas instituições de ensino
superior, especialmente nos cursos de Jornalismo. A produção em formato podcast para a
divulgação da ciência é uma vivência extensionista do Lecotec (Laboratório de Comunicação,
Tecnologia, Educação e Criatividade da Unesp), a partir de 2006, com o projeto Toque da Ciência,
Repórter Unesp, entre outras experiências. A abordagem inovativa do produto se estabelece nas novas formas de
relacionamento com as fontes e de novos formatos.
OS IMPACTOS DA PANDEMIA NAS AÇÕES DO PROJETO DE EXTENSÃO LENTE QUENTE (UEPG)
O presente Relato de Experiência
pretende apresentar algumas estratégias adotadas pelo Projeto de Extensão Lente Quente e seus
integrantes como forma de tentar superar os obstáculos adotados pelo ensino remoto.
CALANGOPRESS: BLOG DE NOTÍCIA EM DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS
O Projeto CalangoPress, tem o objetivo de aperfeiçoar as técnicas de produção de notícias jornalísticas, no curso de Jornalismo da UFT. O blog de notícia funciona como um laboratório de produção midiática, colaborando com o
Núcleo de Jornalismo (NUJOR) e a Agência Pegadas. Aliou-se à produção da notícia recursos técnicos
de edição de webdocumentários, de fácil compartilhamento.
FORMAÇÃO EM JORNALISMO E O CONHECIMENTO SOBRE A INDÚSTRIA CULTURAL E AS CULTURAS ALTERNATIVAS: EXPERIÊNCIA DE PROJETO DE EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
Apresenta-se o relato de experiência do projeto de extensão “Indústrias Culturais no século XXI: mercados
locais e regionais”, desenvolvido com alunos da disciplina “Estética e Cultura de Massa” do curso
de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo e Relações Públicas, da Universidade
Estadual do Piauí (UESPI). A experiência mostrou que,
envolver atores da comunidade no processo de discussão sobre comunicação e indústrias
culturais, qualifica o debate, possibilitando uma visão holística e heterodoxa da temática cultural.
PARA FAZER E ENSINAR JORNALISMO CIENTÍFICO: UMA EXPERIÊNCIA DA AGÊNCIA ESCOLA UFPR
Discutimos aqui uma proposta para fazer e ensinar o jornalismo científico a partir da experiência da AE
– Agência Escola UFPR. Nosso foco está na formação de bolsistas que participaram de um curso sobre jornalismo científico com profissionais do mercado e acadêmicos de várias instituições. Além de analisar a percepção desses estudantes sobre o conteúdo do curso, apresentamos a contribuição do público envolvido na extensão universitária.
A INSERÇÃO DOS CURSOS DE JORNALISMO NO TERRITÓRIO: O GT DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO NO ENPJ
O artigo analisa as publicações dos últimos cinco anos do Grupo de Trabalho e Pesquisa dos Encontros
Nacionais de Ensino em Jornalismo (Enejor) a fim de averiguar como as ações extensionistas atuam no
território dos cursos considerando as localidades. A análise empreendida demonstra que a atuação dos cursos é interventiva e contribui para o desenvolvimento local e regional.
Educação Midiática na Extensão: percursos do curso de Jornalismo da UnirG
Este relato trata sobre a experiência do projeto de extensão do curso de Jornalismo da Universidade de Gurupi (UnirG), ‘“Rum, conversa!’ Educação midiática em pauta”, que ao longo de dois anos trabalhou com oficinas em escolas do ensino médio localizadas no município.
Pistas decoloniais na prática jornalista nos encontros Enejor e Rebej
Discute-se a formação jornalística, o exercício da cidadania e a emancipação social como revitalização da função social do jornalismo, vínculos à prática decolonial. A análise documental possibilitou identificar no Enejor e na Rejeb indícios decoloniais que potencializam a prática jornalística e reforça a pedagogia do jornalismo aliada à educomunicação, capaz de transformar territórios vulneráveis em territórios educativos
A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: ANÁLISE COMPARATIVA DE EXPERIÊNCIAS REALIZADAS EM TRÊS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS DE ASSIS – SP
O trabalho foi desenvolvido através de experiências em produção audiovisual com estudantes de três instituições e avaliou a contribuição dos grupos que participaram do projeto “TV na Escola”. Abordamos a educomunicação como prática e instrumento de intervenção social e sua aplicação através do audiovisual como uma democratização dos meios de comunicação para o exercício da cidadania, na construção da identidade e dos valores dos jovens.