23º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo

enejor 24

Sobre o evento

23º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor), realizado na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), entre os dias 23 e 26 de abril de 2024, na Escola de Forma de Professores. O tema do evento foi “Ensino de Jornalismo e Educação midiática: Princípios e práticas contra a desinformação”. articiparam mais de 130 pessoas presencial e remotamente. Registrou-se um recorde de trabalhos inscritos no evento. Foram 81 submissões nos Grupos de Pesquisa (GPs) e de Trabalho (GT) do 19º Ciclo de Pesquisa em Ensino e Extensão, realizado durante o Encontro, com a participação de professores(as) e estudantes de diferentes regiões e instituições do país.

Anais do Evento

RAFIZA LUZIANI VARAO RIBEIRO CARVALHO E DAVID RENAULT DA SILVA

Atividades de Extensão

Desinformação. Fake news. Alfabetização mediática. Extensão. SOS Imprensa.

Este texto relata três experiências do projeto de esxtensão SOS Imprensa de alfabetização mediática para o combate à desinformação no âmbito da Semana Universitária (Semuni) da Universidade de Brasília e do subprojeto SOS Escolas, em que são visitadas escolas de

Talita Souza Magnolo

Atividades de Extensão

Projeto de Extensão. MemórIA. Inteligência Artificial. Relato de Experiência.

O texto apresentado a seguir é o relato de experiência sobre o Projeto de Extensão “MemórIA: promoção da educação midiática diante da reconstrução do passado através da Inteligência Artificial” da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de

Amanda Crissi, Paulo Pessôa Neto e Sérgio Gadini

Atividades de Extensão

Extensão Universitária. Combate à Desinformação. Extensão em Jornalismo.

O presente texto discute os trabalhos do Grupo de Pesquisa Combate à Desinformação que funciona como atividade investigativa-extensionista na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O relato registra a criação do grupo e a metodologia utilizada. Entre as ações do

Thâmara Sampaio Vasconcelos Vilela, Mário Braz Manzi Muniz ,Lisbeth Oliveira e Ângela Teixeira de Moraes

Atividades de Extensão

Fotojornalismo. Metodologias. Educação Inclusiva. Cidadania. PcD.

Este relato de experiência aborda o ensino de Fotojornalismo vinculado a um projeto de extensão, no curso de graduação em Jornalismo de uma instituição federal de ensino superior. O objetivo é descrever as estratégias pedagógicas implementadas para atender às necessidades

Rodolfo Silva Marques

Atividades de Extensão

Relato; atividade interdisciplinar de extensão; Jornalismo; intervenção; Amazônia

Este relato de experiência trata de uma atividade interdisciplinar de extensão realizada por alunos do 2º semestre de Jornalismo da Universidade da Amazônia (UNAMA), em parceria com colegas de Publicidade e Propaganda, no 2º semestre de 2023. A intervenção ocorreu

David Candido dos Santos, Marcelo Engel Bronosky e Manoel Moabis Pereira dos Santos

Atividades de Extensão

Combate à Desinformação nos Campos Gerais; Educação Midiática; Extensão Universitária;
Jornalismo

O texto apresenta reflexões ainda em andamento que visam explorar estratégias didáticas de combate à desinformação entre adolescentes das escolas estaduais do interior do Paraná. As reflexões focam na aplicação de um jogo de cartas com perguntas e respostas em

Galeria de imagens