23º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo

enejor 24

Sobre o evento

23º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor), realizado na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), entre os dias 23 e 26 de abril de 2024, na Escola de Forma de Professores. O tema do evento foi “Ensino de Jornalismo e Educação midiática: Princípios e práticas contra a desinformação”. articiparam mais de 130 pessoas presencial e remotamente. Registrou-se um recorde de trabalhos inscritos no evento. Foram 81 submissões nos Grupos de Pesquisa (GPs) e de Trabalho (GT) do 19º Ciclo de Pesquisa em Ensino e Extensão, realizado durante o Encontro, com a participação de professores(as) e estudantes de diferentes regiões e instituições do país.

Anais do Evento

Maryana Schmidt Pinto e Ediene do Amaral Ferreira

Atividades de Extensão

Jornalismo e Currículo. Educação no Ensino Superior. Curso de jornalismo.

O artigo busca reunir os resultados encontrados por meio de uma busca integrada nos artigos científicos, dissertações e teses que abordam a temática do “currículo nos cursos de graduação em jornalismo ofertados na modalidade EaD”. Com base nos resultados e,

Guilherme Carvalho e Marluce Zacarioti

Atividades de Extensão

ENADE Jornalismo; DCNs, Cursos de Jornalismo.

Apresentamos uma análise dos conteúdos das provas do ENADE de Jornalismo entre os anos de 2012 e 2022, quando foram realizadas 4 edições. O estudo considera o ano de 2012 que antecede a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de

Agda Aquino

Atividades de Extensão

Fotojornalismo. Feira Livre. Jornalismo. Pedagogia. Ensino.

O texto analisa o relato de discentes de fotojornalismo sobre a experiência de fotografar na feira livre e sua importância no processo de ensino/aprendizagem do conteúdo. Após a vivência, os estudantes responderam a um formulário sobre sua experiência na feira,

Gustavo Teixeira de Faria Pereira e Jorge Carlos Felz Ferreira

Atividades de Extensão

Jornalismo. Estudantes de jornalismo. Treinamento Profissional. Audiovisual. Redes Sociais Digitais.

Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a comunicação pública da ciência envolve a produção de materiais informativos por estudantes de graduação em projetos de treinamento profissional, modalidade de bolsas de graduação em que alunos e alunas entram em

Iluska Coutinho e Ana Paula Goulart de Andrade;

Atividades de Extensão

Jornalismo. Grupos de Pesquisa. Emancipação. Audiovisual. Território.

Princípios orientadores para a formação de jornalistas profissionais no ensino superior, as Diretrizes Curriculares, propostas em 2009 e publicadas em 2013, definem seis eixos formativos, salientando ainda a importância das atividades laboratoriais e do estágio, agora componente curricular obrigatório. Mais

Ângela Teixeira de Moraes e Raniê Solarevisky de Jesus

Atividades de Extensão

Mercado de trabalho. Competências e habilidades. Currículo. Especificidade do jornalismo.
Interdisciplinaridade

Este trabalho reflete sobre a tensão que emerge periodicamente entre os formuladores de currículos em jornalismo que tentam conciliar a especificidade do campo com as atuais demandas do mercado de trabalho jornalístico, cada vez mais multidisciplinar. Esse desafio tem se

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