23º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo

enejor 24

Sobre o evento

23º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor), realizado na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), entre os dias 23 e 26 de abril de 2024, na Escola de Forma de Professores. O tema do evento foi “Ensino de Jornalismo e Educação midiática: Princípios e práticas contra a desinformação”. articiparam mais de 130 pessoas presencial e remotamente. Registrou-se um recorde de trabalhos inscritos no evento. Foram 81 submissões nos Grupos de Pesquisa (GPs) e de Trabalho (GT) do 19º Ciclo de Pesquisa em Ensino e Extensão, realizado durante o Encontro, com a participação de professores(as) e estudantes de diferentes regiões e instituições do país.

Anais do Evento

Guilherme Carvalho; Alexsandro Teixeira Ribeiro; João Figueira

Produção Científica

Pesquisa aplicada. Jornalismo. Formação profissional.

O artigo propõe um debate epistemológico a respeito das implicações que a quase ausência da pesquisa aplicada em jornalismo provoca na formação institucional em jornalismo. Temos como hipótese que o desenvolvimento de pesquisas aplicadas na área pode ser uma importante

Ana Paula Lopes da Silva Rodrigues

Atividades de Extensão

Comunicação, Programas de Pós-Graduação em Comunicação, Plataforma Sucupira, Avaliação da PósGraduação, perspectivas de futuro.

Conhecer o passado nos guia na jornada de planejar o futuro, pois somente entendendo de onde viemos, podemos traçar com sabedoria o caminho que desejamos percorrer. Para mirar o futuro do campo da Comunicação no Brasil, é preciso conhecer a

Maryana Schmidt Pinto e Ediene do Amaral Ferreira

Atividades de Extensão

Discurso. Foucault. Jornalismo.

O artigo enfatiza as noções do papel do jornalismo enquanto ferramenta formadora e disseminadora de informações e sua funcionalidade enquanto metodologia de análise. A técnica que engloba esse viés é pautada em Foucault (2011), alinhando as noções clássicas de Análise

Alanna Della Possa Contador, Emanuela Bezerra Gueiros, Mario Rodrigues Magalhães, Suely Gonçalves e Guilherme Carvalho

Pesquisa na Graduação

Pesquisa Aplicada em Jornalismo. Jornalismo. Mapeamento. OPAJor.

Este relato de experiência apresenta os achados de um levantamento anual feito por alunos de iniciação científica do Centro Universitário Internacional Uninter sobre a produção de pesquisa aplicada em jornalismo no Brasil. A pesquisa envolveu a análise de publicações relacionadas

Gabriel Bhering e Iluska Coutinho

Atividades de Extensão

Desinformação. Agências de checagem. Iniciação Científica.

O presente relato busca apresentar o percurso pela pesquisa “Credibilidade e qualificação da informação: jornalismo, personalização e oferta de notícias no Brasil”, que começou observando as estratégias de checagem da grande mídia e depois se voltou para iniciativas independentes de

Anelize Giroldo Moreno e Sérgio Luiz Gadini

Pesquisa na Graduação

Jornalismo. Convergência. Checagem de notícias.

Ao observar a plataforma Aos Fatos durante uma semana, entre o fim de setembro e início de outubro de 2022, período que antecedeu o primeiro turno das eleições presidenciais de 2022, fica evidente a existência de algum nível de cooperação

Galeria de imagens