23º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo

enejor 24

Sobre o evento

23º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor), realizado na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), entre os dias 23 e 26 de abril de 2024, na Escola de Forma de Professores. O tema do evento foi “Ensino de Jornalismo e Educação midiática: Princípios e práticas contra a desinformação”. articiparam mais de 130 pessoas presencial e remotamente. Registrou-se um recorde de trabalhos inscritos no evento. Foram 81 submissões nos Grupos de Pesquisa (GPs) e de Trabalho (GT) do 19º Ciclo de Pesquisa em Ensino e Extensão, realizado durante o Encontro, com a participação de professores(as) e estudantes de diferentes regiões e instituições do país.

Anais do Evento

Alice Mitika Koshiyama

Pesquisa na Graduação

Cláudio Abramo. Ética do cidadão . Lúcio Flavio Pinto. “Jornal Pessoal”. Prática de
ensino.

A experiência é para ser desenvolvida com alunos de jornalismo. É um trabalho de leitura crítica das ações e da memória dos jornalistas Cláudio Abramo e Lúcio Flavio Pinto. Da obra do diretor de redações, editor e repórter Cláudio

Jorge Arlan de Oliveira Pereira

Pesquisa na Graduação

Pesquisa. Histórico. Jornalismo. Comunicação. Democracia.

O propósito deste Relato de Experiência é descrever sinteticamente o processo de constituição de um projeto de pesquisa de longa duração, assinalando os elementos que o antecederam, as etapas já desenvolvidas, o quadro atual e o cenário das perspectivas do

Graziela Godwin, Jenisson Bartniski, Joyce Nascimento, Kennid Teixeira, Matheus Fin; e Vinicius Souza

Pesquisa na Graduação

Narrativas. Guerras. Atentados. Jornalismo. Enquadramento.

Ediene do Amaral Ferreira e Maryana Schmidt Pinto

Pesquisa na Graduação

Jornalismo. Gordofobia. Preconceito. César Tralli.

O presente artigo analisa a repercussão da reportagem produzida pelo jornalista César Tralli nos anos 90 considerada gordofóbica. O objetivo geral da pesquisa é analisar as características da repercussão da reportagem em dez veículos de comunicação distintos e os objetivos

Mayara Jordana Sousa Santana

Atividades de Extensão

Teorias do Jornalismo; Democracia; Cidadania; Ensino de Jornalismo.

Este artigo, resultante de tese de doutorado, aborda a institucionalização da disciplina Teorias do Jornalismo nos currículos dos bacharelados em Jornalismo no Brasil, com a implantação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais. Este estudo visa analisar os conceitos de democracia e

Kellen Ceretta e Rosana Maria Ribeiro Borges

Atividades de Extensão

Visibilidade. Comunicação. Jornalismo. Globalização. Sociedade em rede.

Este artigo discute a relação entre comunicação e a globalização, analisando as transformações decorrentes desses dois fenômenos. O argumento central é que a globalização das comunicações – e suas evoluções tecnológicas – permitiu que a mídia desempenhasse um papel importante

Galeria de imagens