20º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo

9f00c2_1da3c54958614c63af4218132ecc1a64_mv2-768x465.jpg

Sobre o evento

O 20º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (20º ENPJ) e o XVI Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino e Extensão, ocorreu entre os dias 9 a 11 de agosto de 2021, no formato remoto, devido à pandemia da covid-19. O evento contou com 6 mesas de debate e conferências, 58 apresentações de trabalhos, entre outras atividades. Foi entregue o 2º Prêmio Abej para o pesquisador Eduardo Meditsch, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Anais do Evento

Lucas Daniel de Lima; Mônica Thayna Ferreira; Elson Faxina

Produção Laboratorial eletrônicos e impressos

Comunicação pública, Difusão científica, Rádio, Universidade

O Volume UFPR é um dos programas da Agência Escola de Comunicação Pública UFPR (AE UFPR). Pensado inicialmente como um programa de entrevista, feito em parceria com a rádio UniFM, Curitiba-PR, o Volume UFPR passou por algumas reformulações desde o início da pandemia

Denize Daudt Bandeira

Produção Laboratorial eletrônicos e impressos

Radiojornalismo, Comunicação em Áudio, Podcast, Facebook, Instagram

O Quadro a Quadro é um projeto experimental do curso de Jornalismo da Faculdade Sul Americana (Fasam). O trabalho, desenvolvido nas disciplinas de Comunicação em Áudio e Radiojornalismo, teve início em uma parceria da instituição com a Rádio Universitária (RU) da Universidade Federal

Erivam Morais de Oliveira

Produção Laboratorial eletrônicos e impressos

fotojornalismo, memórias, radiodifusão, multiplataformas, transmídia

: O objetivo deste artigo é traçar um paralelo entre as várias transformações da fotografia e do rádio desde suas invenções nos séculos XIX e XX, respectivamente, passando por linguagens, equipamentos, materiais e processos de produção e pós-produção e suas utilizações nos meios

Marluce Zacariotti; Valquíria Guimarães; Luana Nunes Souza

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Jornalismo, Agência de comunicação, Inovação, Produção de conteúdo

Apresenta o relato da experiência da Pegadas – Agência de comunicação inovadora, que tem por objetivo a produção de conteúdo multimídia e a incubação de novos modelos de comunicação/jornalismo. A proposta tem revelado potencial para despertar nos alunos novas possibilidades de arranjos de

Marcelo Engel Bronosky; Manoel Moabis Pereira dos Anjos; Cíntia Xavier

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Jornalismo, Rotinas de produção, Ensino de jornalismo, Pandemia

Relato de experiência de cobertura das eleições municipais realizada pelo curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. A atividade envolveu todas as disciplinas de produção (disciplinas práticas) do curso e resultou na apresentação de dois telejornais exibidos ao vivo no dia

Pedro Serico Vaz Filho

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Rádio Universitária, Cásper Líbero, Gazeta AM

O presente artigo revela a experimentação ocorrida na Rádio Universitária da Faculdade Cásper Líbero, no período compreendido entre os anos de 1999 a 2016, sob a coordenação do jornalista e do radialista, professor Pedro Vaz.

Galeria de imagens