O uso do fanzine como estímulo à produção de texto jornalístico

Relato de experiência discute a utilização de fanzines artesanais no estímulo à produção jornalística para os alunos da disciplina Técnica de Reportagem, Entrevista e Pesquisa, ministrada primeiros períodos do curso de Jornalismo. Observamos que essa alternativa pode entusiasmar os alunos que ainda não têm habilidade de participar dos veículos laboratoriais oficiais do curso, normalmente destinados aos alunos mais avançados.

ARRETADAS – processo de criação

Este artigo apresenta a experiência vivida por discentes, docente e
técnicos, durante o curso da disciplina Projeto Experimental em
Telejornalismo, da graduação de Comunicação Social – Habilitação em
Jornalismo, da Unifor, no primeiro semestre de 2009.

JORNAL MARCO ZERO: ATUALIZAÇÕES DO JORNAL IMPRESSO COM APLICATIVO DE REALIDADE AUMENTADA E RECURSOS DE CONEXÃO DIGITAL

O presente trabalho busca apresentar a proposta e as formas de condução do projeto de
atualização do jornal laboratório do curso de Bacharelado em Jornalismo do Cenri Universitário
Uninter, intitulado Jornal Marco Zero, por meio de atualização do projeto gráfico, bem como
pelo emprego de recursos de convergência e conexão tecnológica do impresso como o meio
digital e virtual por meio de uso de QR-Code e aplicativo de Realidade Aumentada.

JORNALISMO EM 360º E A POSSIBILIDADE DA “IMERSÃO” NA MATÉRIA

A disciplina de Laboratório de Experiências Jornalísticas que está presente na grade curricular
do curso de Jornalismo da Universidade Tuiuti do Paraná procura estudar e analisar exemplos
alternativos de narrativas jornalísticas e tecnologias aplicáveis à construção da notícia e/ou
reportagem. Dentro dessa perspectiva podemos citar o uso das câmeras 360º e suas
especificidades no uso direto da transmissão do conteúdo.

REFLEXÕES SOBRE UMA COBERTURA JORNALÍSTICA A HISTÓRIA E A MODERNIDADE REGISTRADAS PELAS LENTES DE UM LAMBE-LAMBE

Reflexões sobre a cobertura jornalística do vazamento de rejeitos em Mariana e Brumadinho em
Minas Gerais e a necessidade de refletir sobre a interação com jovens profissionais da fotografia,
ou mesmo com fotógrafos experientes, para reforçar a importância do trabalho do fotojornalista
junto à sociedade e a reciclagem do conhecimento no universo midiático para sobrevivência no
mercado competitivo das imagens.

UM TCC NA PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Trata-se um relato cujo objetivo é descrever a experiência como professora orientadora de um
trabalho de conclusão de curso apresentado em meio às restrições da pandemia, como parte das
exigências para obtenção do título de bacharel em jornalismo da Pontifícia Universidade
Católica de Goiás. O trabalho prático teórico aborda o empreendedorismo da mulher negra,
intitulado Nós por Nòs foi feito no formato podcast em dois episódios disponível em
https://m.soundcloud.com/izabella-crystinna/nos-por-nos-podcast.

SOBRE O FAZER TELEJORNALÍSTICO: DESAFIOS AOS PROFISSIONAIS NA ERA MULTITELA

Neste relato de pesquisa, apresentamos algumas considerações sobre o “fazer telejornalistico”
em tempos de produção e divulgação de informação audiovisual em múltiplas telas. A proposta
é colocar em discussão o perfil profissional requerido na atualidade e como tal delineamento
deve ser abordado desde a graduação.

A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DA FORMAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO NA AGÊNCIA ESCOLA UFPR

Divulgar a ciência para sociedade é a missão da Agência Escola de Comunicação Pública da
Universidade Federal do Paraná (UFPR). Para isso, a atuação é feita em articulação entre bolsistas
de graduação, pós-graduação, professores e profissionais. Para levar o conhecimento científico produzido
na UFPR à sociedade e ao maior número de pessoas possível, além das publicações no site da
Agência Escola UFPR e portal UFPR, o projeto busca um contato mais próximo com a imprensa
local, regional, nacional e até internacional.