DEONTOLOGIA JORNALÍSTICA: UMA ANÁLISE DAS DIRETRIZES INTERNACIONAIS DO WEBJORNALISMO
O presente trabalho é o recorte do Trabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo que aborda os
desafios éticos que a web trouxe para o jornalismo e que são enfrentados sem um norteamento
delineado, uma vez que o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros não traz deontológicas específicas
para o webjornalismo. Objetivou-se buscar documentos-guias deontológicos jornalísticos internacionais
que colaborem com a compreensão das complexidades éticas na prática do webjornalismo. Para isso, foi
utilizada a pesquisa bibliográfica teórico-exploratória e a análise documental de documentos com
diretrizes para o jornalismo na web de sete países, a partir dos bancos do objETHOS e Accountable
Journalismo.
O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE TEORIA DO JORNALISMO A DISTÂNCIA
O presente relato de experiência destaca o aspecto metodológico da disciplina de Teoria do
Jornalismo junto ao curso de Bacharelado em Jornalismo Uninter na modalidade EaD.
JORNALISMO E CENSURA: AS MUITAS AMEAÇAS AO DIREITO À INFORMAÇÃO
A liberdade de imprensa é o objeto desse estudo. Em oposição, está a censura em todas as suas vertentes: política, judicial, econômica e patronal. Pela análise da prática jornalística e de fatos concretos noticiados pela imprensa, essa pesquisa tem por objetivo localizar no universo jornalístico o tema proposto, qual seja a ameaça ao direito à informação, representada pelas diferentes formas de censura citadas.
JORNALISMO, ÉTICA E DIVERSIDADE NA SOCIEDADE DA AÇÃO DIRETA DO CAPITAL
A agenda da diversidade ganhou espaço significativo no jornalismo hegemônico por conta da pressão dos movimentos sociais. Tal aumento de visibilidade ocorre dentro dos parâmetros de uma sociedade marcada pela “Ação Direta do Capital” que se caracteriza pela hipertrofia da esfera privada-econômica sobre as esferas pública-política e íntima, revertendo os avanços dos movimentos contraculturais dos anos 1960.
EFEITOS DE FRAMING, ACUMULAÇÃO E FRAGMENTOS OPINATIVOS SUBMERSOS: UMA ANÁLISE DISCURSIVO-JORNALÍSTICA DA REVISTA VEJA SAÚDE
Este artigo apresenta o efeito framing em publicações de cunho especializado. O objetivo desta produção é demonstrar como a revista Veja Saúde fez a utilização do efeito framing para construir seu discurso de vida saudável na publicação. Lançamos mão da análise do discurso para compreender como tais discursos se apropriam da estrutura consagrada das tipologias jornalísticas para inserir fragmentos opinativos em matérias a priori informativas.
FAKE NEWS POR EFEITO LONGO: ESTRATÉGIA NO JOGO DO PODER
As estratégias jornalísticas da Rede Globo de Televisão (Jornal Nacional), expressas na linha editorial adotada. As variações de postura deste veículo nos períodos das eleições presidenciais de 2018 e de 2022, seja nas entrevistas do JN com os presidenciáveis como no contexto de outras coberturas. Oferecemos como parâmetro o conceito de Fake News de Efeito Longo (FNEL), a realidade social observada em um período mais alongado de tempo.
O PROGRAMA INFORMATIVO CLUBE EM UM CENÁRIO DE CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA
Este trabalho tem o propósito de debater sobre a convergência tecnológica no radiojornalismo, exemplificando a situação da Rádio Clube, de Ponta Grossa (PR). Após um debate entre autores, o trabalho permite uma breve contextualização histórica sobre a confluência entre o jornalismo e a tecnologia, e as mudanças ocorridas nas redações e na própria produção jornalística, dando destaque para a função do gatekeeper neste cenário.
Apontamentos sobre o campo da comunicação e do jornalismo
Este artigo é fruto de uma pesquisa bibliográfica sobre o campo da comunicação e do
jornalismo, com o propósito de identificar sob quais aspectos o poder se articula aos processos
de assujeitamento e subjetivação. Tem como objetivo evidenciar contextos históricos que
permitiram a formação do campo da comunicação e das reflexões teóricas do início do século
XX aos estudos contemporâneos. Considera-se que as investigações no campo de jornalismo
implicam os jogos de linguagem e de poder, na dimensão estética, nas políticas de comunicação,
nas mudanças estruturais da rotina de produção e nos sentidos que escapam à estrutura de
comunicação.
Hiperinformação, desinformação e infoxicação: o ensino da reportagem na era da crise de credibilidade
O objetivo deste artigo é discutir o lugar do ensino da reportagem, entendida com técnica e
gênero, no atual contexto de crise de credibilidade do jornalismo. Reconhecendo a emergência
de fenômenos sociais como a hiperinformação, a desinformação e a infoxicação, justifica-se a
importância de problematizar o atual panorama midiático, propiciando a reflexão sobre as
possibilidades de atuação do jornalismo profissional. Nesse sentido, apresenta-se a reportagem
como uma alternativa fértil para a investigação aprofundada e humanizada, o debate plural e o a
garantia social da veracidade, diferenciando-se, assim, num ecossistema de informações pouco
críveis.