A concepção da pedagogia universitária nos cursos de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo
A proposta deste trabalho é relatar a recente pesquisa desta
doutorandaque analisaa prática do docente universitário nos cursos de
Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. O estudo, ainda em
andamento, tem por objetivo investigar como atua os professores universitários
dos cursos de Jornalismo de universidades federais brasileiras frente às
competências pedagógicas, saberes docentes, formação profissional, relações
interpessoais, entre outros aspectos, lembrando que tal profissional tem como
formação inicial a habilitação em bacharelado, desconhecendo, muitas vezes, os
quesitos pedagógicos de professor.
Ensino do jornalismo nos cerrados centrais, a ancestralidade simbólica
Três questões incomodam, bastante, ao pensar na construção deste texto, para
encontro de professoras e professores de jornalismo, nos cerrados centrais e num
contexto das globalizações material e de biológica, que levaram à covid e ao
agronegócio das monoculturas, que envenenam. E conta com bem pagas multinacionais
do veneno simbólico (TALGA & ROCHA,2011) nas disputas que mutilam o mundo.
DESAFIOS DO ENSINO DO TEXTO DA REPORTAGEM: Contribuições sobre conteúdo e forma
O objetivo deste relato de experiência é contribuir para a sistematização das etapas de
elaboração do texto da reportagem. As reflexões resultam de conhecimentos adquiridos ao longo de
anos de docência em disciplinas de produção laboratorial em jornalismo impresso. A proposta é pensar o texto da reportagem como uma composição autoral e estética com
conteúdo jornalístico que traz sentido à atualidade.
ENSINO DE PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO: teoria e prática
O presente trabalho é o relato de experiência da metodologia utilizada na
disciplina Planejamento de Comunicação, ministrada no módulo Gestão da Comunicação
do curso de Jornalismo da PUC Goiás. O objetivo da disciplina é contribuir com a
formação humana integral dos acadêmicos, estimulando o desenvolvimento de
competências e habilidades necessárias ao planejamento.
A CONSTRUÇÃO DE METODOLOGIAS DE ANÁLISE DAS REDES SOCIAIS
O objetivo deste projeto é explorar a metodologia de análise das redes
sociais como forma de investigar as estruturas e padrões de interação em uma determinada
rede social, com o intuito de identificar as conexões e fluxos de informação entre os
usuários.
Vamos repassar pra todo mundo saber! Fake news em sala de aula como vacina a futuros jornalistas
O artigo proposto narra uma experiência real de ensino repetida com sucesso
há anos e que pode ser replicada em qualquer curso de jornalismo, em especial nas
disciplinas de fotojornalismo. Ele visa, ainda, discutir a relação entre a centralidade das
imagens na sociedade atual, a possível mudança na forma de pensamento da humanidade
e a produção, distribuição e atual sucesso das fake news.
Interdisciplinaridade do ensino do Jornalismo por meio da produção de eventos: Reflexões sobre a oferta de disciplinas eletivas como espaço de formação
O texto busca compreender como a experiência em disciplina eletiva impacta, com experiências de caráter interdisciplinar, contribui com a formação de jornalistas e profissionais de RTVI. O artigo também se constitui como relato da experiência dos doutorandos na matéria Organização e Produção de Eventos.
Laboratório de Jornalismo e Portal PUC-Rio Digital: uma experiência com produção de notícias
A proposta desse trabalho é relatar uma experiência docente que está sendo vivenciada no ensino da disciplina Laboratório de Jornalismo, ministrada para estudantes do sétimo período do curso de Jornalismo do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio desde o segundo semestre letivo de 2008.
Estágio Obrigatório Supervisionado: contribuições para a reflexão de seu papel no ensino do Jornalismo
Este artigo pretende fomentar a discussão sobre a prática de estágio supervisionado nos cursos de graduação em Jornalismo, trazendo argumentos que mostram as dificuldades no cumprimento de uma atividade efetivamente educativa, que aproxima a teoria repassada na sala de aula com a prática profissional.
Como é possível as universidades acompanharem as inovações no telejornalismo brasileiro?
Este artigo faz parte de uma pesquisa desenvolvida a nível de mestrado e, a partir de observação participante em um telejornal universitário e um telejornal comercial, busca apresentar propostas de atividades que promovam o aprendizado do fazer telejornalismo visto o contexto atual das inovações tecnológicas e não tecnológicas realizadas no telejornalismo brasileiro.