Pesquisa e produção em jornalismo científico: experiência de criação do laboratório Agenotic para web
O objetivo deste relato é compartilhar a experiência da implantação de um projeto
experimental em jornalismo científico na web, desenvolvido no curso de jornalismo
da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a partir do ano de 2011.
A meta do projeto Agenotic é desenvolver material jornalístico com pesquisas feitas
na universidade como exercício para os alunos de jornalismo e para divulgação da
produção acadêmica dos pesquisadores e professores da instituição.
O uso do blog jornalístico como atividade didático-pedagógica na disciplina de jornalismo Online
A prática jornalística vem sendo desafiada em seu modo de produção e
veiculação de informações com o advento das tecnologias da informação. A internet
abalou a estrutura da produção comercial do jornalismo em todas as suas
vertentes, seja no rádio, o impresso e o televisivo. Não só estrutura noticiosa está
sendo desafiada, como também o modelo econômico que sustentou a indústria da
comunicação com grande sucesso desde fim do Séc. XIX e por todo o Séc. XX.
O perfil dos telejornais da TV Morena, afiliada da Rede Globo de Campo Grande
Este artigo identifica o perfil dos telejornais diários da TV Morena, afiliada da
Rede Globo em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, por meio dos gêneros
jornalísticos. Foram catalogadas 281 matérias jornalísticas, utilizando-se os
formatos identificados por Guilherme Jorge de Rezende, no telejornalismo
brasileiro, que tem base teórica na taxonomia de José Marques de Melo.
O (não) ensino da convergência de mídias como fomento à pesquisa
Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências e angústias que
motivaram o autor a desenvolver, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica
de Minas Gerais (Cefet-MG), no Programa de Pós-Graduação em Estudos de
Linguagem (Posling), um projeto em que discute a “nova” narrativa jornalística
que surge na internet como resultado da convergência de mídias.
Narrativas em fotorreportagem: a experiência jornalística na produção multimídia
Este texto tem por objetivo analisar o processo de reflexão jornalística na
produção de fotorreportagem/multimídia desenvolvido, no primeiro semestre
de 2011, por estudantes de graduação do segundo ano do curso de Comunicação
Social: habilitação em Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia na
disciplina intitulada Projeto Interdisciplinar em Comunicação III.
Narrativas audiovisuais/multimidiáticas na web: a produção de audioslides na graduação em Jornalismo
Interessa-nos apresentar e discutir um formato em especial: os
audioslides, que despontam nos últimos anos como uma das formas adotadas pelos
webjornais no esforço produzir peças com características multimidiáticas. Iniciamos este
relato com uma discussão sobre as características técnicas e conceituais possibilitadas pelo
formato e apresentamos exemplos de produções que podem ser classificadas com
audioslides ou que guardam alguma semelhança com sua narrativa. Em seguida, relatamos
a experiência de produção de audioslides com alunos do curso de Jornalismo da
Universidade Federal de Viçosa.
LABCON – LABORATÓRIO DE CONVERGÊNCIA – Um experimento interdisciplinar em jornalismo online
Laboratório de Convergência é uma experiência didática que
integra, por meio do LABCON (http://www.ufmg.br/cedecom/labcon/), parte
da produção discente em disciplinas variáveis com vistas ao aprimoramento da
prática jornalística em conexões de rede. Trata-se de um projeto interdisciplinar
de ensino em desenvolvimento no Departamento de Comunicação Social da
UFMG desde fevereiro de 2011, em parceria com o Centro de Comunicação da
UFMG (CEDECOM). O experimento é parâmetro conceitual e empírico para
modelo de convergência a ser possivelmente adotado pelo CEDECOM e tem
como recorte editorial o campus universitário da UFMG observado em
dimensões cultural, comportamental, tecnológica e científica. O projeto busca
discutir e experimentar modalidades contemporâneas de produção jornalística
em contexto de convergência.
LAST FM E BLIP FM: OS CONTEÚDOS MUSICAIS EM EMISSORAS VIRTUAIS – APRESENTAÇÃO E CONSUMO
O objetivo principal da pesquisa é analisar os sites Last Fm e Blip
FM como forma de traçar seu funcionamento no ambiente virtual,
verificando desde os mecanismos de interação com os usuários até a
forma como estes usuários se relacionam uns com os outros.
JORNALISMO E VIDEOGAMES: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E A PRODUÇÃO DE NOVOS CONTEÚDOS JORNALÍSTICOS
Este trabalho tem como objetivo apontar o potencial dos “jogos eletrônicos” ou
Videogames como nova forma de narrativa para o Jornalismo na Era Digital além de
propor o seu uso como recurso didático para o ensino. A pesquisa analisa alguns
exemplos de jogos eletrônicos que divulgam notícias e auxiliam na capacitação de uma
nova geração de jornalistas acostumada a utilizar tecnologias digitais
interativas como a internet e os videogames. O uso de novas tecnologias é fundamental
para quem produz, ensina e aprende jornalismo.
ICHS em Foco: uma reflexão para o ensino e a prática jornalística no Brasil
Quando o debate está voltado para o campo da comunicação e para a
prática jornalística no Brasil, é inconteste a percepção de que ambos foram
transformados pela digitalização e pela interatividade, que se encontram
presentes na base tecnológica da Internet.