ENSINO E PESQUISA: A TEMÁTICA AMBIENTAL NA MATRIZ CURRICULAR DOS CURSOS DE JORNALISMO NA AMAZÔNIA
As diretrizes curriculares de Jornalismo (2009) defendem a autonomia curricular como imperativo na atualização dos projetos pedagógicos, considerando o compromisso institucional com a região, o artigo trata sobre como a temática meio ambiente está presente na matriz dos cursos de Jornalismo pioneiros na Amazônia (UFAM, UFPA, UFRR).
COMEÇAR PELAS CRÔNICAS: PRIMEIROS RASCUNHOS PARA A COMPOSIÇÃO TEXTUAL NO JORNALISMO INDÍGENA
Este artigo resulta da experiência pedagógica com a Oficina de Introdução às Crônicas no Jornalismo, na comunidade indígena Parque das Tribos (Manaus-AM). Objetiva documentar e organizar pensamentos sobre escrita criativa, no pós-doutorado, na FAPSI/UFAM. Justifica-se na pesquisa com métodos de ensino e ampara-se nos estudos da comunicação, e outras abordagens, que apontam para a crônica como recurso para a escrita de um jornalismo indígena.
O JORNALISMO, A SOCIOLOGIA E O CAMPO PROFISSIONAL NOS NOVOS CENÁRIOS NO PAÍS
O trabalho objetiva fazer uma breve reflexão sobre o campo profissional. Importa entender de que forma vem ocorrendo a formação profissional dos jornalistas diante das novas exigências dos mercados? Os métodos são revisão de literatura e a observação. Como resultados, identificam-se que as relações entre academia e mercado profissional no país estão mais solidificadas e que há uma relação mais consolidada entre a teoria e a prática.
O ROLE PLAY COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA: O CASO DE UMA CRISE DE IMAGEM
Este relato de experiência discute a aplicação da metodologia do Role Play em aulas de Assessoria de Imprensa em duas instituições privadas do interior do Estado de São Paulo. A partir da interpretação de papéis em uma simulação de caso proposta pelos autores, docentes da disciplina, foram discutidas rotinas de ação do assessor na organização de entrevistas coletivas, no atendimento à imprensa e na gestão de crise.