AS VÁRIAS EVOLUÇÕES NA ARTE DE INFORMAR: AS TRANSFORMAÇÕES PROCEDENTES DO DIGITAL QUE IMPACTARAM O RÁDIO E FOTOGRAFIA
: O objetivo deste artigo é traçar um paralelo entre as várias transformações da
fotografia e do rádio desde suas invenções nos séculos XIX e XX, respectivamente, passando por
linguagens, equipamentos, materiais e processos de produção e pós-produção e suas utilizações
nos meios de comunicação, com a incorporação de processos convergentes que unificou as
linguagens e os produtos nas formas de edição e a indexação de arquivos digitais, a qual
possibilitou maneiras de produzir e de obter produtos.
PROJETO EXPERIMENTAL E REALIDADE A VOCAÇÃO DO JORNALISMO
O artigo tem o objetivo de ressaltar a importância das produções experimentais do curso de
Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT); visa também evidenciar a construção da
criticidade, que está inerente à disciplina que promove o olhar atento do jornalista que se forma.
UMA NOVA LEITURA DO ALTO SERTÃO BAIANO: O RELATO DE EXPERIÊNCIA DO JORNAL-LABORATÓRIO “OLHAÊ!”
A descrição desse relato busca trazer um panorama sobre a formação profissional e educacional
do curso de Jornalismo que foi instituído no Centro Universitário de Guanambi em 2016,
principalmente através da experiência que os discentes tiveram com a regulamentação e
execução de um projeto de jornal impresso.
FOTOJORNALISMO E A VIOLÊNCIA POLICIAL – CONVERGÊNCIA E REDE COLABORATIVA COMO PROTEÇÃO DA NOTÍCIA
A captação de notícias durante uma cobertura jornalística requer grande sensibilidade e coragem
por parte dos profissionais, para que os direitos sagrados do indivíduo não sejam violados. Mas,
a dificuldade de manter essa liberdade está cada dia mais difícil. Portanto, podemos criar uma
rede colaborativa de proteção para resgatar a importância do trabalho jornalístico, que possibilite
alternativas para sua divulgação e monitoramento das produções, que possam ser usadas nas
multiplataformas, com credibilidade, criatividade, e segurança, difundindo a comunicação e o
respeito pelo profissional, resgatando o interesse do público pelos meios de comunicação
independente.
Radiodoc: Competências interdisciplinares no ambiente radiofônico
A proposta deste relato de experiência é apresentar as produções de radiodocumentários na
graduação de jornalismo e o uso de competências e conhecimentos interdisciplinares nos temas
abordados para a realização do projeto. Os produtos foram concebidos observando pesquisa de
dados, narração descritiva e arquivos sonoros, buscando reconstituir ou analisar um fato
importante da época ou do momento presente.
REPRESENTAÇÕES DE POÉTICAS DA CULTURA AFROBRASILEIRA: candomblé e tambor de mina em telejornais da Bahia e do Maranhão
Tem-se como pressuposto que expressões poéticas, presentes na linguagem de
terreiros, nos ritos, nas músicas, nos cantos, nas danças, nos gestos, nas
comidas, nas indumentárias, são fundamentais para o conhecimento da cultura
afro-brasileira e, notadamente, do povo de santo. Tais poéticas estão no entorno
e dentro dos terreiros de candomblé e de mina. São expressões poéticas de
intelectuais, de personalidades e lideranças de cultos afro-brasileiros que se
tornam narrativas jornalísticas.
MÃE QUE LUTA: um produto jornalístico audiovisual como resultado de reflexão teórica e prática
O trabalho de conclusão de curso MÃE QUE LUTA, apresentado no final de 2017, consistiu em
uma série de microdocumentários jornalísticos com duração aproximada de oito minutos cada.
A série apresenta o cotidiano e o perfil de mães de crianças com patologias neurológicas graves e
como estas mulheres enfrentam a ausência de políticas públicas em Ponta Grossa – PR.
UM ESTUDO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO RÁDIO PARA A PROMOÇÃO DA CIDADANIA
Consideramos o rádio como um veículo privilegiado para a promoção da cidadania, uma vez que
reúne um conjunto de elementos favoráveis a esse fim, dentre eles: a proximidade com o público
e a linguagem utilizada. Assim, a nossa intenção foi compreender como o rádio contribui para o
entendimento de mundo indispensável à formação de opiniões sobre questões relevantes ao
exercício da cidadania.
UMA NOVA ERA PARA O WEBJORNALISMO: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DIANTE DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES
O objetivo deste texto é relatar a experiência de ensino e aprendizagem derivada da oferta da
disciplina Webjornalismo no curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação e Informação
da Universidade Federal de Goiás (FIC/UFG).
JORNALISMO MULTICOMUNICAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE OUTROS CURSOS COM A PRÁTICA JORNALÍSTICA
Este relato de experiência tem como objetivo a apresentar uma atividade prática de estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da PUCPR em contato com a produção jornalística laboratorial supervisionada. Trata-se da cobertura eleitoral feita no 1º turno de votação das Eleições Gerais de 2022, em 2 de outubro do
respectivo ano