O 17º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (17º ENPJ)

17

Sobre o evento

O 17º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (17º ENPJ), que ocorreu entre os dias 18 a 20 de abril de 2018, em Palmas (TO). A organização local do 17º ENPJ esteve sob a responsabilidade do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Anais do Evento

Gisélia Castro Silva

Produção Laboratorial eletrônicos e impressos

Telejornalismo, Narrativas, Expressões poéticas, Candomblé, Tambor de Mina

Tem-se como pressuposto que expressões poéticas, presentes na linguagem de terreiros, nos ritos, nas músicas, nos cantos, nas danças, nos gestos, nas comidas, nas indumentárias, são fundamentais para o conhecimento da cultura afro-brasileira e, notadamente, do povo de santo. Tais poéticas estão no

Felipe Simão Pontes; Anna Vitória Cuimachowicz Vieira

Produção Laboratorial eletrônicos e impressos

Jornalismo, Microdocumentários, Teoria e prática, Doenças Neurológicas Graves, Perfil

O trabalho de conclusão de curso MÃE QUE LUTA, apresentado no final de 2017, consistiu em uma série de microdocumentários jornalísticos com duração aproximada de oito minutos cada. A série apresenta o cotidiano e o perfil de mães de crianças com patologias

Valquíria Guimarães da Silva

Produção Laboratorial eletrônicos e impressos

Rádio, Cidadania, Democracia, Espaço público, Jornalismo

Consideramos o rádio como um veículo privilegiado para a promoção da cidadania, uma vez que reúne um conjunto de elementos favoráveis a esse fim, dentre eles: a proximidade com o público e a linguagem utilizada. Assim, a nossa intenção foi compreender como

Jéssica Bazzo

Produção Laboratorial eletrônicos e impressos

Webjornalismo, Jornalismo, Bacharelado, Formação, Ensino

O objetivo deste texto é relatar a experiência de ensino e aprendizagem derivada da oferta da disciplina Webjornalismo no curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação e Informação da Universidade Federal de Goiás (FIC/UFG).

Zanei Ramos Barcellos

Pesquisa na Graduação

Tecnologia, Smartphone, Jornalismo, Inovação, Multiplataforma

A academia pouco se antecipa aos avanços tecnológicos comunicacionais e usa métodos de ensino que consideram meios extremamente formatados característicos do Século XX. A presente pesquisa considera que a universidade deve prospectar tendências, aplicá-las nos processos de produção e distribuição de notícias e

Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira; Jainara de Sousa Sabino; Alan Clyverton da Silva

Pesquisa na Graduação

Ensino, Inovação, Tecnologias digitais, Telejornalismo

O objetivo do relato é verificar as alterações que as novas tecnologias digitais causam no ensino de telejornalismo na Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Galeria de imagens