O 17º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (17º ENPJ)

17

Sobre o evento

O 17º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (17º ENPJ), que ocorreu entre os dias 18 a 20 de abril de 2018, em Palmas (TO). A organização local do 17º ENPJ esteve sob a responsabilidade do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Anais do Evento

Rafiza Varão

Ensino de Ética e Teorias do Jornalismo

Ética, Jornalismo, Estudo de caso

O presente relato apresenta os objetivos e aspectos gerais da produção do site Ética no Jornalismo, realizado pelas turmas da disciplina Ética e Jornalismo, do curso de Jornalismo da Universidade de Brasília (UnB), durante o primeiro e segundo semestre de 2017.

Felipe Simão Pontes; André Packer

Ensino de Ética e Teorias do Jornalismo

Redação, Comercial, Crowdfunding, Jornalismo

Este artigo discute como os jornalistas que trabalham em iniciativas financiadas coletivamente representam a divisão de atribuições entre setor comercial e redação. Busca-se expor o enfraquecimento de uma tradição das empresas jornalísticas que demarcava uma divisão física e simbólica entre redação e setor

Manoel Moabis Pereira dos Anjos

Ensino de Ética e Teorias do Jornalismo

Dispositivo, jornalismo, assessoria de imprensa, entrevista coletiva

O esforço apresenta a reflexão de como o Ministério Público Federal se apropria da entrevista coletiva como estratégia para pautar os jornalistas e o debate público sobre as denúncias contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para tal, há observação do vídeo

Mauri König

Ensino de Ética e Teorias do Jornalismo

Jornalismo, comunicadores, crise de identidade, sigilo de fonte, concorrência na web

O establishment jornalístico enfrenta uma crise de identidade. O ingresso de novos atores sociais na Web está minando o protagonismo dos jornalistas na produção e difusão de informações. Borraram-se as fronteiras entre quem é e quem não é jornalista Este artigo alimenta o

Alfredo José Lopes Costa; Edson Francisco Leite Junior; Thales Rafael Rodrigues de Moura

Ensino de Ética e Teorias do Jornalismo

Ética, Jornalismo, Ensino, Aprendizagem, Universidade

O objetivo deste texto é relatar a experiência de ensino e aprendizagem vivenciada na disciplina Ética e Legislação da Comunicação no curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação e Informação da Universidade Federal de Goiás (FIC/UFG).

Marco Aurélio Reis; Milton Júlio Faccin; Soraya Venegas Ferreira

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Após anos sem ser obrigatória nos currículos acadêmicos, a exigência de estágio voltou à pauta como elemento fundamental para quem deseja se graduar em Jornalismo. Escolheu-se como estudo de caso a proposta da Universidade Estácio de Sá, cuja capilaridade de unidades

Galeria de imagens