O 17º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (17º ENPJ)

17

Sobre o evento

O 17º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (17º ENPJ), que ocorreu entre os dias 18 a 20 de abril de 2018, em Palmas (TO). A organização local do 17º ENPJ esteve sob a responsabilidade do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Anais do Evento

Guilherme Carvalho; Elton Schneider

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Ensino à distância, Jornalismo, Prática laboratorial

Um dos grandes desafios na constituição do curso de Jornalismo a distância, cujo conteúdo conta com uma grande parcela de atividades práticas/aplicadas, é justamente a elaboração de um plano que considere também estes aspectos na formação. Neste relato, apresentamos o que vem sendo desenvolvido

Roseméri Laurindo

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Comunicação, Jornalismo, Universidades, SC, Ensino

O Curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFSC, criado em 1979, foi o dinamizador do pensamento comunicacional na academia catarinense. Mais tarde duas importantes IES do estado, Furb e Univali, interiorizaram o processo; a Furb, em 1991,com o curso de Comunicação Social

Sinomar Soares de Carvalho Silva; Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Jornalismo Regional, Formação, Currículo

O objetivo desse artigo é analisar como quatro universidades federais da região norte (UFT, Unir, UFRR e Unifap) tratam as relações entre a formação e as questões regionais. Para alcançar este objetivo foi realizada uma revisão de literatura sobre mídias regionais e

Alessandra Bonfim Bacelar de Abreu Adrian

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Formação, Mestrado, Comunicação, Jornalismo, Região Norte

O mundo contemporâneo imprime aos profissionais do jornalismo a necessidade constante de adequações tendo em vista as novas tecnologias e principalmente a instantaneidade da internet e das redes sociais. Neste cenário atual, a grande indagação é como estão sendo formados os futuros profissionais,

Américo Ricardo Moreira de Almeida; Paulo Roberto Albuquerque de Lima; Catarina Taham Carvelo Muniz; Antônio Rodrigues Nogueira

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Complexidade, Curso de Jornalismo, Currículo Escolar

O presente trabalho relata a experiência vivenciada no Curso de Graduação em Jornalismo do Centro Universitário UnirG, do município de Gurupi-TO que, frente à nova dinâmica imposta pelo mercado com os desafios de manutenção e de viabilidade do Curso, implantou a arquitetura

CINTIA XAVIER; MARCELO ENGEL BRONOSKY

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Formação superior em Jornalismo

O presente texto é uma tentativa de mapear e avaliar os impactos das novas diretrizes curriculares e a relação com os desafios do mercado profissional do Jornalismo, na formação superior em Jornalismo. O objeto da análise é especificamente o currículo 7 em

Galeria de imagens