18º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo

1547736903

Sobre o evento

18º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (18º ENPJ) e o XIV Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino e Extensão, promovido pela Associação Brasileira de Ensino do Jornalismo (Abej), antigo Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), será realizado entre os dias 25 a 27 de abril de 2019, em Ponta Grossa (PR) 8º ENPJ está sob a responsabilidade dos Cursos de Jornalismo e do Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e do Curso de Jornalismo do Centro Unversitário Santa Amélia (Secal) e do Curso de Jornalismo da Universidade do Centro-Oeste (Unicentro). Diversos eventos compõem a programação do 18º ENPJ, a saber: 14º Pré-Fórum da Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ);9º Encontro FNPJ de Coordenadores de Curso de Jornalismo;14º Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo. Além deles, estão previstas atividades comolançamento de livros,painéis de debates e programação cultural. Para o 18º Encontro, já está acertada, também, a realização de umPainel de debates sobre a avaliação dos cursos de jornalismo, com presença derepresentantes do INEP (muito provavelmente a sua presidência) e, em parceria com o órgão.

Anais do Evento

Taís Maria Ferreira

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Ensino Superior, Inclusão, Fotografia, Fotojornalismo

Relatos de experiência vividos em sala de aula, laboratórios e in loco com acadêmico portador de deficiência visual.

Soraya Venegas Ferreira

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Efemérides, Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino em Jornalismo, Relação Teoria-Prática, Estágio
Curricular Supervisionado, Curso de Jornalismo Estácio Niterói

A proposta desse artigo é, tentar identificar como a articulação entre teoria e prática proposta nos PPCs de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Estácio de Sá foi capaz de responder a esse universo de transformações tanto nas práticas laboratoriais como nas propostas de Estágio

Agda Aquino

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Fotografia, Fotojornalismo, Diretrizes, Jornalismo, Paraíba

. Esta pesquisa identifica essa ausência e faz uma escavação arqueológica nos documentos e no perfil de professores para traçar um panorama dos seus desdobramentos nos cursos de jornalismo da Paraíba.

Alexsandro Teixeira Ribeiro

Produção Laboratorial eletrônicos e impressos

Jornal laboratório, Jornal impresso, Realidade aumentada, Convergência, QR-code

O presente trabalho busca apresentar a proposta e as formas de condução do projeto de atualização do jornal laboratório do curso de Bacharelado em Jornalismo do Cenri Universitário Uninter, intitulado Jornal Marco Zero, por meio de atualização do projeto gráfico, bem como pelo

Ana Carolina Maosk; Gabriel Snak Firmino; Gabriela Miguel Jahn; Karen Sailer Kletemberg; Luiz Fernando Hanyz; René Rodrigues Lopez; Thiago Bezerra De Araújo Benites

Produção Laboratorial eletrônicos e impressos

Jornalismo, Produção Audiovisual, Comunicação Pública, Divulgação Científica, Divulgação Cultural

O presente relato tem por objetivo apresentar as produções audiovisuais jornalísticas desenvolvidas no seio da Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da Universidade Federal do Paraná.

Anderson Latenik; Fábio Luiz Witzki

Produção Laboratorial eletrônicos e impressos

Imersão, 360º, Experiências, Sensação, Ambiente

A disciplina de Laboratório de Experiências Jornalísticas que está presente na grade curricular do curso de Jornalismo da Universidade Tuiuti do Paraná procura estudar e analisar exemplos alternativos de narrativas jornalísticas e tecnologias aplicáveis à construção da notícia e/ou reportagem. Dentro dessa perspectiva

Galeria de imagens