18º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo

1547736903

Sobre o evento

18º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (18º ENPJ) e o XIV Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino e Extensão, promovido pela Associação Brasileira de Ensino do Jornalismo (Abej), antigo Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), será realizado entre os dias 25 a 27 de abril de 2019, em Ponta Grossa (PR) 8º ENPJ está sob a responsabilidade dos Cursos de Jornalismo e do Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e do Curso de Jornalismo do Centro Unversitário Santa Amélia (Secal) e do Curso de Jornalismo da Universidade do Centro-Oeste (Unicentro). Diversos eventos compõem a programação do 18º ENPJ, a saber: 14º Pré-Fórum da Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ);9º Encontro FNPJ de Coordenadores de Curso de Jornalismo;14º Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo. Além deles, estão previstas atividades comolançamento de livros,painéis de debates e programação cultural. Para o 18º Encontro, já está acertada, também, a realização de umPainel de debates sobre a avaliação dos cursos de jornalismo, com presença derepresentantes do INEP (muito provavelmente a sua presidência) e, em parceria com o órgão.

Anais do Evento

Alice Mitika Koshiyama

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Ensino de jornalismo, Teoria da história, Teoria do jornalismo, História do Jornalismo-Geral, História do Jornalismo-Brasil

Com a implantação do novo currículo de jornalismo proposto pelo MEC, o Curso de Graduação em Jornalismo da ECA-USP atualizou sua grade curricular. Relatamos nosso trabalho nas disciplinas obrigatórias História do Jornalismo I (Geral) e História do Jornalismo II (Brasil). Adotamos abordagem que

Helton Costa

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Ensino, Jornalismo, Pessoas com deficiência, Metodologia, Deficiência visual

Este relato tem como objetivo mostrar como foi/está sendo o processo de adaptação, ensino e aprendizado do aluno Gabriel Felipe Fonseca, do 7º período de Jornalismo do Centro Universitário Santa Amélia – UniSecal, de Ponta Grossa/PR. Gabriel nasceu com deslocamento de retina e

Aline Louize Deliberali Rosso

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Assessoria de mídia, Ensino de jornalismo, Prática profissional, Subcampo da assessoria

Este trabalho é um relado da disciplina de assessoria de mídia no Curso de Jornalismo da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), mais especificamente do primeiro ano em que ela foi ofertada – 2017. O objetivo de expor as limitações e superações da

Rafael Kondlatsch

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Sala Expandida. Prática. Cobertura Jornalística. Jornalismo Esportivo. Metodologia de Ensino.

Esse texto traz um compartilhamento de experiência que vem sendo desenvolvida pelos professores do curso de Bacharelado em Jornalismo da UniSecal com a junção dos estudantes em grupos multinível para atividades de cobertura jornalística.

Aline de Oliveira Rios; Gustavo Henrique Vidal

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Estágio, Jornalismo, Regulamentação, Convenção Coletiva de Trabalho

O presente relato de experiência trata do processo de regulamentação do estágio em Jornalismo efetivado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR), através dos critérios estabelecidos dentro da Convenção Coletiva de Trabalho, anualmente, desde o período de 2014/2015.

Suyanne Tolentino de Souza

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Jornalismo, Matriz curricular, Competência

O presente relato apresenta os estudos realizados para implantação de matriz curricular por competência desenvolvida pelo corpo docente do Curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Galeria de imagens