24ª ENEJor

Sobre o evento

A Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ) realizou o seu 24º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor), sediado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba. O evento ocorreu entre os dias 28 e 30 de abril de 2025, em formato híbrido. Mais de 180 pessoas se inscreveram de mais de 30 instituições de todas as regiões do Brasil. O evento registrou 86 apresentações no 20º Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo.

Anais do Evento

Lorena Coelho de Oliveira, Nathiel Moraes

Pesquisa na Graduação

Jornalismo científico,
Ciência,
Sociedade,
Amazônia,
Estado do Pará

Nos últimos 10 anos, as pesquisas sobre a Amazônia têm aumentado exponencialmente (ELSEVIER, 2022). No entanto, muitos estudos permanecem restritos às universidades e centros de pesquisa, distantes da sociedade. Nesse sentido, este trabalho busca investigar o papel do jornalismo científico

Nilton José Rocha, Sandra de Deus

Atividades de Extensão

extensão,
curricularização,
micropoderes,
comunidade

A urgência de implementar a curricularização da extensão se apresentou de forma mais aguda, em muitas universidades, ainda durante a pandemia e se concretizou de forma desconexa e maquiada logo no retorno das aulas presencias. Nos cursos de jornalismo este

Bruno Militão Garcia, João Pedro Malar

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Jornalismo
Ensino de Jornalismo
Currículos
Grades curriculares
ECA-USP

O presente trabalho busca analisar a evolução da grade curricular do curso de Jornalismo da ECA-USP nos primeiros anos da instituição e do curso, entre 1967 e 1972. Para isso, baseia-se em uma pesquisa em desenvolvimento que toma como base

Lilian Ferreira Magalhães

Ensino de Ética e Teorias do Jornalismo

Jornalismo,
Políticas culturais,
Agendamento,
Opinião pública,
Democracia

O jornalismo desempenha um papel essencial na democracia ao exercer sua função de mediador entre sociedade, governo e poder. Nesta pesquisa, a ênfase do debate será sobre políticas culturais, em que o jornalismo instiga o debate público e promove a

Pedro Henrique M. Nascimento, Zanei Ramos Barcellos

Produção Laboratorial eletrônicos e impressos

Aplicativo Jornalístico,
Jornalismo Digital,
Produção Multimídia,
Inteligência Artificial,
Observação Participante

Nos últimos anos, o jornalismo tem sofrido uma reconfiguração estrutural devido à crescente dependência de sistemas algoritmos que controlam a visibilidade de conteúdos. Diante disso, novas plataformas jornalísticas precisam se adequar a essa lógica, adaptando-se com o desenvolvendo de suas

Leonel Azevedo de Aguiar

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Projeto pedagógico,
diretrizes curriculares nacionais,
formação específica,
curricularização da extensão

A proposta desse trabalho é apresentar o Projeto Pedagógico do Curso de Jornalismo do departamento de Comunicação da PUC-Rio, implantado em 2023, com a matriz curricular adequada ao processo de curricularização da extensão na graduação.

Galeria de imagens