23º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo

enejor 24

Sobre o evento

23º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor), realizado na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), entre os dias 23 e 26 de abril de 2024, na Escola de Forma de Professores. O tema do evento foi “Ensino de Jornalismo e Educação midiática: Princípios e práticas contra a desinformação”. articiparam mais de 130 pessoas presencial e remotamente. Registrou-se um recorde de trabalhos inscritos no evento. Foram 81 submissões nos Grupos de Pesquisa (GPs) e de Trabalho (GT) do 19º Ciclo de Pesquisa em Ensino e Extensão, realizado durante o Encontro, com a participação de professores(as) e estudantes de diferentes regiões e instituições do país.

Anais do Evento

Karina Gomes Barbosa

Atividades de Extensão

Observatório de mídia. Violências de gênero. Testemunho.

Neste relato de experiência, apresento os percursos percorridos pelo projeto de Incentivo à Diversidade (Pidic) Ariadnes, vinculado ao curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), desde sua criação, em 2018, até 2023. Ao longo desses anos, o

Leila Lima de Sousa

Atividades de Extensão

Maria Firmina dos Reis. Maranhão. Educação. Raça. Gênero.

Este trabalho tem como objetivo descrever atividades de ensino e extensão promovidas pelo Núcleo Maria Firmina dos Reis, da UFMA/Imperatriz. Através da promoção de cursos, debates, mesas redondas gratuitos e abertos ao público de todo o Brasil, o Núcleo

Antonia Alves Pereira

Atividades de Extensão

Jornalismo. Ensino de Jornalismo. Projetos pedagógicos. Indicadores educomunicativos. Práticas
pedagógico-comunicacionais.

Este artigo discute as estratégias comunicacionais e as práticas pedagógico-comunicacionais presentes em 23 projetos pedagógicos de cursos de Jornalismo, públicos e privados, nas cinco regiões do país, tendo como respaldo as recomendações das diretrizes curriculares e extensionistas para a contribuição

Rômulo Normand Corrêa

Atividades de Extensão

Pós-fotografia. Mobgrafia. Aprendizagem significativa. Linguagem fotográfica.

O presente trabalho tem como objetivo investigar a aprendizagem no ensino da linguagem fotográfica. A pesquisa teve início durante a experiência remota de ensino, imposta pela pandemia de Covid-19, que teve sua metodologia adaptada e influenciada pela pós-fotografia e pela

Maria de Fátima Caracristi, Idglan Souza Maia e Fenelon Milhomem

Atividades de Extensão

: Acessibilidade. Inclusão. Pessoa com deficiência. Política Pública

Este artigo tem como objetivo traçar o perfil dos estudantes PcDs na Universidade Federal do Tocantins (UFT), a partir de dados e observações pontuais, que foram obtidos nos anos de 2022-2023, na vigência do Projeto Inovajor, do curso de jornalismo,

Luciane Fassarella Agnez

Atividades de Extensão

Empreendedorismo; jornalismo empreendedor; ensino de jornalismo; modelo de negócio; metodologia
de ensino.

Este trabalho discute o ensino do jornalismo empreendedor no Brasil, a partir do que propõem as Diretrizes Curriculares Nacionais, considerando os desafios impostos e os reflexos do tema na produção discente. Mapeamos trabalhos apresentados por estudantes no Intercom Júnior e

Galeria de imagens