JORNALISMO E ALIMENTAÇÃO NOS TCCS DO CURSO DE JORNALISMO DA FACULDADE CÁSPER LÍBERO: À PROCURA DE UM CONCEITO A PARTIR DA PRÁXIS DOS GRADUANDOS

Nos últimos 10 anos (período de 2010 a 2019), o curso de Jornalismo da Faculdade Cásper
Líbero viu crescer o interesse dos alunos do último ano em relação ao tema alimentação e/ou
culinária e gastronomia como objeto dos projetos experimentais de conclusão de curso. Aqui
iremos explorar os resultados iniciais da pesquisa, iniciada em março de 2020 no CIP (Centro
Interdisciplinar de Pesquisa) da instituição, partindo da definição do que é um TCC dentro da
formação cognitiva do jornalismo. E ainda pontuando questões importantes para a temática da
alimentação, que pode incluir gastronomia, culinária, sustentabilidade, inclusão, estética
corporal e nutrição, dentre outras complexidades.

PODCAST FALA CALANGO: EXPERIENCIANDO O FAZER JORNALÍSTICO NA PANDEMIA DO CORONOVAVÍRUS

Reflete sobre a aprendizagem do jornalismo durante a pandemia da Covid-19. O podcast Fala
Calango é o resultado de uma experiência de ensino remoto que as instituições de ensino
tiveram de adotar. Foram duas temporadas até o momento, com uma média de 5 episódios por
temporada. Os alunos se inscreveram no projeto e toda a produção foi realizada de modo
virtual: da pauta à gravação. O podcast está nas principais plataformas de streaming e nas redes
sociais. Apresentamos, assim, um caminho de construção conjunta de professores, estudantes e
técnicos para aprender/ensinar a partir das novas condições postas.

RELATO DA PESQUISA HISTÓRICA SOBRE A RÁDIO CLUBE DE PERNAMBUCO, A PRIMEIRA EMISSORA RADIOFÔNICA BRASILERIA FUNDADA EM 1919

Relato sobre a pesquisa referente à Rádio Clube de Pernambuco, fundada em 06 de abril de
1919, na cidade de Recife, capital pernambucana. O
presente texto segue a temática da pesquisa em andamento de pós-doutorado do autor, que está
sendo realizada na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. O objetivo desse estudo é revelar a
importância da mencionada estação radiofônica através de referências bibliográficas,
depoimentos e inserções em jornais e revistas de épocas distintas. Muitas apurações já foram
realizadas e compartilhadas com grupos de estudos.

O ESTÁGIO É LEGAL E TRAZ BONS RESULTADOS: RELATO DE UMA PESQUISA REALIZADA COM ESTUDANTES DE JORNALISMO

O presente relato tem por objetivo descrever as contribuições do estágio obrigatório
para os acadêmicos do Curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do
Paraná (PUCPR) no decorrer de sua formação universitária. Este estudo traz uma
síntese reflexiva realizada por meio de pesquisa aplicada via formulário online com 32
estudantes da universidade que realizaram estágio obrigatório entre o segundo
semestre de 2018 e o segundo semestre de 2019, no 6º período do curso.

O LIVRO-REPORTAGEM NA SALA DE AULA: PROJETOS EXPERIMENTAIS QUE SE TRANSFORMAM EM PRODUTOS JORNALÍSTICOS

O objetivo do artigo é demonstrar o resultado de anos de docência com livrosreportagem para TCC em jornalismo. A experiência nessa disciplina em mais de duas décadas
resultou no Livro-reportagem – Guia prático para profissionais e estudantes de Jornalismo,
(2017), cujo propósito é auxiliar os alunos na tarefa de confeccionar um livro-reportagem como
exigência para a conclusão do curso de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo.

WCDB FM: NOTAS DA VIVÊNCIA DE UMA PROFESSORA BRASILEIRA EM UMA RÁDIO UNIVERSITÁRIA NORTEAMERICANA

A programação das emissoras de rádio comerciais brasileiras seguiu os passos das norteamericanas, não só com a reprodução das músicas mais tocadas nos Estados Unidos como
também no estilo de locução. Mas, e as nossas rádios universitárias, públicas ou privadas,
seguiram o mesmo modelo ou inovaram? Para encontrar esta resposta estive durante 90 dias na
State University of New York – SUNY, na cidade de Albany, entre agosto e novembro de 2019 e,
sua respectiva estação, WCDB FM, no intuito de saber a relação que o aluno estabelece com
essas college radios
2 e o quanto isso pode acrescentar ao funcionamento das universitárias por
aqui.

RELEITURA E ORGANIZAÇÃO DA MEMÓRIA CIENTÍFICA DO GRUPO DE PESQUISA LÓGICAS DE PRODUÇÃO E CONSUMO NO JORNALISMO (2009-2018)

O presente artigo busca sintetizar resultado parcial de investigação de iniciação científica em
Jornalismo voltada à releitura e organização da produção científica do grupo de pesquisa
Lógicas de Produção e Consumo em Jornalismo, que faz parte há dez anos do curso de
Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e, de modo mais recente, do
Mestrado em Jornalismo da UEPG.