UMA CONVERSA ENTRE ALUNOS DA PUC-CAMPINAS E A COMUNIDADE DURANTE A PANDEMIA

Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência desenvolvida no componente curricular
“Projeto Integrador I: Digitais” em um contexto de restruturação curricular do Curso de
Jornalismo da PUC-Campinas iniciada no 1º semestre de 2021. A
produção buscou combater as fake news acerca de temas que envolvem a pandemia da covid-19.

VÍDEO MINUTO: INFORMAÇÃO E CIDADANIA

Apresentamos aqui o projeto de extensão “Vídeo Minuto” realizado do Centro Universitário
Estácio de São Paulo, campus Santo Amaro. Tratava-se de pequenos vídeos que passavam
informações para toda a comunidade, sempre ligadas às efemérides e datas comemorativas, tais
como Dia do Jornalista, Dia das Mães, Dia Internacional contra a Homofobia etc.

O PROTAGONISMO JUVENIL: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR

O trabalho relata a experiência do projeto de extensão “Vozes juvenis: compartilhando
conhecimentos e vivências por meio da comunicação digital”, da PUC-Campinas, que usa as
redes sociais como meio de comunicação e relacionamento de um grupo de jovens do Ensino
Médio, de um colégio de Campinas (SP). Os objetivos são fortalecer e valorizar a participação
social de jovens por meio da visibilidade de suas vozes e fomentar a reflexão do grupo sobre suas
produções veiculadas nas redes sociais.

O EXERCÍCIO DA CRÍTICA DE MÍDIA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO, CONHECIMENTO E ACESSO AO CAMPO CULTURAL EM PONTA GROSSA (PR)

Qual a relação entre o ensino disciplinar e as práticas extensionistas na formação profissional
em Jornalismo? Como tais atividades se relacionam no cotidiano do ensino da área? O presente
texto avalia tais relações, a partir de uma atividade regular de produção laboratorial voltada ao
campo cultural, junto ao curso de graduação em Jornalismo da UEPG, dialogando com ações
que envolvem práticas de aproximação, diálogo e acesso às atividades culturais (lazer, artes,
mídia e cidadania) desenvolvidas na região dos Campos Gerais do Paraná, através da cobertura
jornalística ao Crítica de Ponta, um projeto de ensino com produção laboratorial toda semana. Trata-se de uma experiência que envolve o desafio de integrar práticas extensionistas (a partir
dos projetos Agência de Jornalismo e Cultura Plural) com produção laboratorial em atividades
de formação profissional.

PROJETO CORONAVIDAS – CONECTANDO PESSOAS PARA SALVAR VIDAS: UMA EXPERIÊNCIA COMUNICACIONAL NO ENFRENTAMENTO À PANDEMIA

O projeto Coronavidas – Conectando pessoas para salvar vidas foi desenvolvido a partir de
março de 2020 com foco na produção de protetores faciais (face shields) para doação aos
profissionais de saúde que atuavam na linha de frente de combate ao coronavírus. A proposta
nasceu de um coletivo social de pesquisadores integrantes de instituições públicas e privadas de
ensino, sociedade civil, profissionais de diferentes áreas do conhecimento, voluntários e
representantes do setor produtivo.