O EXERCÍCIO DA CRÍTICA DE MÍDIA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO, CONHECIMENTO E ACESSO AO CAMPO CULTURAL EM PONTA GROSSA (PR)

Sérgio Luiz Gadini

Atividades de Extensão

20º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo

Formato remoto

09/08/2021

Qual a relação entre o ensino disciplinar e as práticas extensionistas na formação profissional em Jornalismo? Como tais atividades se relacionam no cotidiano do ensino da área? O presente texto avalia tais relações, a partir de uma atividade regular de produção laboratorial voltada ao campo cultural, junto ao curso de graduação em Jornalismo da UEPG, dialogando com ações que envolvem práticas de aproximação, diálogo e acesso às atividades culturais (lazer, artes, mídia e cidadania) desenvolvidas na região dos Campos Gerais do Paraná, através da cobertura jornalística ao Crítica de Ponta, um projeto de ensino com produção laboratorial toda semana. Trata-se de uma experiência que envolve o desafio de integrar práticas extensionistas (a partir dos projetos Agência de Jornalismo e Cultura Plural) com produção laboratorial em atividades de formação profissional.