OS MOVIMENTOS SOCIAIS NOS JORNAIS IMPRESSOS DE PONTA GROSSA NA DÉCADA DE 1980

Esta pesquisa analisa como os movimentos sociais foram noticiados pelo jornalismo de Ponta Grossa a partir dos jornais impressos Diário dos Campos e Jornal da Manhã da década de 1980. Nosso esforço é compreender se a cobertura de pautas relacionadas a movimentos sociais se constituía como prática regular dos jornais da época e quais características tais manifestavam.

Desafios encontrados na pesquisa: os primeiros passos da iniciação científica

Este relato apresenta a primeira experiência de uma acadêmica em projeto de iniciação científica e os próprios desafios da proposta, que depende da disponibilidade dos sujeitos por se focar na recepção. Apresenta-se o andamento da investigação desde a primeira reunião no início deste ano até o momento atual.

JOVENS ESTUDANTES DE JORNALISMO E O CONSUMO DE (FALSAS?) NOTÍCIAS

O projeto de pesquisa levanta as seguintes questões: de que maneira universitários do curso de
Jornalismo acessam e fazem uso das informações mediadas pela imprensa sobre sua profissão?
Como relacionam os aspectos do consumo de informação jornalística com o exercício da
profissão?? Como metodologia de pesquisa, de natureza qualitativa, empregou-se a entrevista por
meio de grupos focais com alunos do curso de Jornalismo. O objetivo foi entender as percepções
de discentes frente a temas específicos.

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA ESTRUTURAÇÃO DE QUESTIONÁRIO SOBRE O EGRESSO DOS CURSOS DE JORNALISMO1

O relato a seguir tem por objetivo descrever os processos para a criação de um questionário que
busca conhecer os egressos do curso de jornalismo e suas práticas na atual realidade. O caminho
percorrido passou pela interpretação de que aos poucos desaparecem as redações em sua
conformidade com o modelo clássico, relatado em pesquisas de campo (BREED, 2016;
TUCHMAN, 1983; SOLOSKI, 2016; FISHMAN, 1983) e entra um modelo fluido, sem a
orientação tradicional de conformação do tempo e espaço (FOLETTO, 2017).

JORNALISMO DE INFOTENIMENTO NO INSTAGRAM: A EXPERIÊNCIA DO FEED CULTURAL

O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa e experimento de um perfil de
Instagram criado para jornalismo de infotenimento. O objetivo foi experienciar o Instagram como um canal
de jornalismo cultural e/ou infotenimento e demonstrar as potencialidades desta rede social
para esse tipo de jornalismo em função das características de ambos.

A CONTRIBUIÇÃO DAS BUYER PERSONAS NA FORMAÇÃO DO JORNALISTA NA ERA DA WEB 2.0

Esse trabalho tem por finalidade observar a relação do jornalismo com a
aplicação dos conteúdos digitais, analisando as mudanças que o campo obteve e
como é sua atuação contemporânea. Para além dessa análise esse estudo visa
explorar a necessidade do uso de ferramentas de marketing na produção e
divulgação de trabalhos jornalísticos com intuito de obter maior alcance e
engajamento na era Web 2.0, com destaque para a criação de Buyer Personas.

Os caminhos escolhidos no desenvolvimento de uma monografia

Este relato de experiência apresenta os passos tomados no início do desenvolvimento de
monografia de conclusão do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.
Apresenta a pesquisa iniciada em 2018 que investiga a cobertura jornalística de incêndios.
Justifica a escolha do veículo (jornal Folha de S. Paulo), bem como os eventos estudados
(incêndios dos edifícios Andraus e Joelma, em São Paulo/SP, e Boate Kiss, em Santa Maria/RS)
e as categorias para análise de conteúdo. Indica também as próximas etapas de desenvolvimento
da pesquisa.

MAPA DAS INICIATIVAS JORNALÍSTICAS DIGITAIS E AUTODECLARADAS INDEPENDENTES NO PARANÁ EMERGENTES NO CONTEXTO DA “CRISE” DO JORNALISMO

O relato traz os resultados de uma das etapas do projeto de iniciação científica
Relações de raça e gênero no mercado de trabalho do jornalismo regional,
referente ao mapeamento de iniciativas jornalísticas digitais no estado do Paraná.
O projeto integra a pesquisa Jornalismo Independente desenvolvida por onze
universidades das cinco Regiões do Brasil, a qual tem como objetivo geral mapear
as iniciativas em todo o país e aferir características do jornalismo regional.