Espaço livre de experimentação em comunicação e acessibilidade: relato do vivido junto ao curso de jornalismo da unemat
O texto compartilha memórias e realiza debates sobre o ensino de acessibilidade comunicativa a partir de uma experiência vivida no curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Para tal, localiza pressupostos que provocam a incorporação de recursos e técnicas de acessibilidade para uma inter-relação possível, livre e autônoma da pessoa com deficiência junto aos produtos e processos jornalísticos; apresenta o contexto e antecedentes, o curso e seus objetivos, bem como os desdobramentos da atividade.
Antes longe era distante; hoje lá trás dos montes, den de casa, camará: considerações sobre as transformações resultantes da visibilidade mediada
Este artigo discute a relação entre comunicação e a globalização, analisando as transformações
decorrentes desses dois fenômenos. O argumento central é que a globalização das comunicações – e
suas evoluções tecnológicas – permitiu que a mídia desempenhasse um papel importante na promoção
de debates públicos e, consequentemente, na busca de mudanças na sociedade, ao possibilitar maior
visibilidade aos cidadãos. Para embasar essa discussão, utilizamos os conceitos de visibilidade e
sociedade em rede propostos pelos pesquisadores Thompson e Castells, respectivamente. Por fim,
entende-se que tal visibilidade trouxe ferramentas para que os cidadãos não só se informassem sobre
assuntos variados mundo afora, como também fizessem uso das mídias comunicacionais para
exercerem a cidadania, reivindicando seus direitos e buscando solucionar problemas no meio onde
estão inseridos.
“Televisão digital: matrizes teóricas no espaço ibero-americano”
Busca-se reunir as publicações científicas
existentes, estabelecendo as matrizes teóricas e organizando o material
científico que estiver disperso sobre o assunto. A partir do levantamento
bibliográfico proposto, almeja-se recolher a maior quantidade de obras
possível, publicadas dentro dos países escolhidos ou por pesquisadores
destas localidades.
“Televisão digital: matrizes teóricas no espaço ibero-americano”
As atividades em desenvolvimento dão continuidade à pesquisa
“Televisão digital: matrizes teóricas no espaço ibero-americano”, que foi
iniciada em 2009. Será possível uma ampliação da visão crítica sobre o
contexto ibero-americano, observando três países que vivem realidades
sócio-econômicas bem diferentes e estudos sobre comunicação em
estágios heterogêneos. As produções acadêmicas estão sempre
relacionadas ao quão avançado essas discussões estão em cada localidade.
Sou “Mais Você” e seus filhos também: a colocação de produtos infantis em programas não infantis1
Este trabalho trata das estratégias de colocação de produtos (“merchandising”) direcionados
ao público infantil por parte de programas de TV que não tomam essa faixa etária (até 12
anos) como target primário, assumindo, como estudo de caso, o programa “Mais Você”, da
Rede Globo.
Portal de Mídia MS
O projeto de pesquisa tem como objetivo diagnosticar o perfil da pequena
imprensa sul-mato-grossense quanto a: 1) Ordem estrutural – a) apurar o número de
pequenos jornais existentes no estado; b) a estrutura da pequena empresa
jornalística; c) identificar as características do produto jornal; d) traçar o perfil de
seus jornalistas; e) identificar o perfil dos empresários do setor; 2) Ordem
conjuntural – a) avaliar o índice de crescimento destes veículos; b) identificar os
fatores sócio-econômicos e tecnológicos que contribuíram para este desempenho.
Esse diagnóstico vem sendo traçado a partir da aplicação de questionários a
empresários e jornalistas do setor. O resultado será publicado em livro em 2013.
OS USOS E FUNÇÕES DO JORNAL E DA INTERNET NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS EM UBERLÂNDIA – MG: NOVAS FORMAS DE REPRESENTAÇÃO
Este trabalho traz discussões
acerca do papel dos meios de comunicação durante períodos político-eleitorais,
mais precisamente da relação entre mídia e política. Apresenta reflexões sobre a
utilização das ferramentas comunicacionais para o exercício do marketing político,
que visa fazer com que os candidatos ganhem visibilidade no cenário nacional.
O MASSACRE EM REALENGO: A REPRESENTAÇÃO DO ATOR SOCIAL WELLINGTON Pôster MENEZES EM GÊNEROS DO JORNALISMO INFORMATIVO E OPINATIVO
Nosso objetivo foi investigar como se dá a representação de um mesmo fato e dos atores sociais nele envolvidos.
O “CASO BRUNO”: A REPRESENTAÇÃO DO FATO E DO ATOR SOCIAL EM GÊNEROS DA MÍDIA IMPRESSA
RESUMO: Neste artigo, analisamos a representação do ator social Bruno Fernandes –
acusado de ser o responsável pela morte de Eliza Samudio -, e desse fato, em textos de
gêneros do jornalismo informativo (notícia e reportagem) e opinativo (editorial, artigo
de opinião e carta do leitor). Baseamo-nos em estudos sobre referenciação (KOCH,
MORATO e BENTES, 2005), na Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2003),
especificamente no significado representacional e também na proposta de Van Leeuwen
(1997) e Fairclough (2003) para análise da representação dos atores sociais.
MULHERES NOS 30 ANOS DE JORNALISMO DA TELEVISÃO BLUMENAUENSE
O texto expõe a pesquisa realizada como embasamento para a produção de um
videodocumentário com depoimento das mulheres que participaram do jornalismo
televisivo entre os anos de 1969 e 2010, em Blumenau, primeiro município
catarinense com emissora de televisão. Destaca-se com este trabalho a importância
da pesquisa na graduação de curso em instituição fora dos grandes centros, que
permite a memória do jornalismo regional.