Telejornalismo e produção textual: caminhos do aprendizado do gênero matéria televisiva

Discutir o ensino da produção textual do gênero matéria televisiva tendo em vista a
capacitação de futuros repórteres para o telejornalismo. Esse é o objetivo central do
presente trabalho, a ser desenvolvido em dois percursos em princípio distintos,
mas convergentes ao final. Inicialmente, procederemos a uma discussão sobre
alguns dos estudos referentes à aprendizagem da escrita, recorrendo a
contribuições oriundas das teorias de gêneros, da linguística textual e do
cognitivismo.

Repertório: Uma proposta pedagógica no Ensino Superior de Jornalismo – Relato de experiência

Partindo de reflexões de importantes pensadores, observando nossos
futuros jornalistas e buscando uma renovada e dinâmica prática pedagógica que
provocasse nos alunos uma reflexão sobre a educação e o mercado de trabalho, a
professora da disciplina Jornalismo interpretativo, do curso de jornalismo da
Universidade de Viçosa, no segundo semestre de 2011, propôs a atividade
“Repertório” como ação de enriquecimento intelectual e cultural, exercício
criativo e livre, prática de uma educação participativa onde todo aluno poderia
“dizer sua palavra”, assim como ensinava Paulo Freire, em Educação como
prática de liberdade. Segundo a pedagogia Freireana, o ensino baseia-se no
diálogo, na liberdade e no exercício de busca ao conhecimento participativo
(FREIRE, 1999).

Reformulação da matriz curricular do curso de Jornalismo da PUC-Campinas: pesquisa com os discentes

Com vistas na reformulação do currículo da Faculdade de Jornalismo
da PUC-Campinas, estruturou-se uma pesquisa para compreensão dos anseios
dos estudantes do curso sobre o currículo que possuem e o que esses alunos
consideram importante em termos de reestruturação. A pesquisa pretende abrir
mais uma possibilidade de entendimento do currículo de Jornalismo e também
da visão de um grupo de alunos.

Proposta modular no ensino de jornalismo

Fica evidente que a formação profissional passa tanto pela construção de
sólido background de conhecimentos gerais e específicos sobre temas
contemporâneos, quanto pelo domínio instrumental e intelectual dos
dispositivos sociotécnicos de produção. É neste cenário que se insere a proposta
do curso de Jornalismo do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, em Belo Horizonte, criado em 2008 e alicerçado numa perspectiva modular.

O uso do cinema no ensino de Jornalismo

O presente trabalho analisa a adoção da prática do uso de filmes para discussões
sobre jornalismo em sala de aula. A forma mais característica de seu uso é a
exposição de filmes ou trechos como recurso para possibilitar a reflexão a
respeito de situações típicas ou críticas do exercício da profissão.

O perfil do egresso a partir das recentes propostas curriculares para o ensino de Jornalismo no Mundo e no Brasil

Esta comunicação científica analisa de forma preliminar duas recentes propostas curriculares
para o ensino de Jornalismo no Mundo e no Brasil. A primeira feita em 2007 pela Organização
das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a segunda, dois anos
depois, apresentada por especialistas brasileiros, a partir de uma solicitação do Ministério da
Educação (MEC). O objetivo desta análise é identificar qual o perfil profissional do futuro
jornalista, sugerido por estas propostas curriculares, tendo como pano de fundo um mundo em
crise e em processo de reestruturação, pelo qual o jornalismo também vem passando desde sua
pré-história até a atualidade.