Telejornalismo e produção textual: caminhos do aprendizado do gênero matéria televisiva
Discutir o ensino da produção textual do gênero matéria televisiva tendo em vista a
capacitação de futuros repórteres para o telejornalismo. Esse é o objetivo central do
presente trabalho, a ser desenvolvido em dois percursos em princípio distintos,
mas convergentes ao final. Inicialmente, procederemos a uma discussão sobre
alguns dos estudos referentes à aprendizagem da escrita, recorrendo a
contribuições oriundas das teorias de gêneros, da linguística textual e do
cognitivismo.
Repertório: Uma proposta pedagógica no Ensino Superior de Jornalismo – Relato de experiência
Partindo de reflexões de importantes pensadores, observando nossos
futuros jornalistas e buscando uma renovada e dinâmica prática pedagógica que
provocasse nos alunos uma reflexão sobre a educação e o mercado de trabalho, a
professora da disciplina Jornalismo interpretativo, do curso de jornalismo da
Universidade de Viçosa, no segundo semestre de 2011, propôs a atividade
“Repertório” como ação de enriquecimento intelectual e cultural, exercício
criativo e livre, prática de uma educação participativa onde todo aluno poderia
“dizer sua palavra”, assim como ensinava Paulo Freire, em Educação como
prática de liberdade. Segundo a pedagogia Freireana, o ensino baseia-se no
diálogo, na liberdade e no exercício de busca ao conhecimento participativo
(FREIRE, 1999).
Relato de Experiência: As aulas de Teoria da Comunicação um caso entre teoria e prática
Este relato pretende mostrar a experiência em ministrar a disciplina Teoria da
Comunicação, associando o seu conteúdo teórico à prática, no primeiro semestre de
2011 no Curso de Comunicação Social da FAI – Faculdades Adamantinenses
Integradas, localizada em Adamantina, interior de São Paulo.
Regulamentação do estágio acadêmico supervisionado do curso de Jornalismo da Univale: caminhos possíveis
Detalharemos a seguir as principais ações desenvolvidas para a
elaboração, implantação e efetivação do Regulamento de Estágio Acadêmico
Supervisionado em Jornalismo.
Reformulação da matriz curricular do curso de Jornalismo da PUC-Campinas: pesquisa com os discentes
Com vistas na reformulação do currículo da Faculdade de Jornalismo
da PUC-Campinas, estruturou-se uma pesquisa para compreensão dos anseios
dos estudantes do curso sobre o currículo que possuem e o que esses alunos
consideram importante em termos de reestruturação. A pesquisa pretende abrir
mais uma possibilidade de entendimento do currículo de Jornalismo e também
da visão de um grupo de alunos.
Proposta modular no ensino de jornalismo
Fica evidente que a formação profissional passa tanto pela construção de
sólido background de conhecimentos gerais e específicos sobre temas
contemporâneos, quanto pelo domínio instrumental e intelectual dos
dispositivos sociotécnicos de produção. É neste cenário que se insere a proposta
do curso de Jornalismo do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, em Belo Horizonte, criado em 2008 e alicerçado numa perspectiva modular.
Problemas no ensino do jornalismo brasileiro em perspectiva beltraniana
O presente estudo tem como objetivo estudar criticamente e analisar em
perspectiva diacrônica os problemas, inerentes ou subjacentes, ao ensino
jornalismo brasileiro.
Perfil do Ensino de Jornalismo em Mato Grosso do Sul: uma avaliação pelo corpo discente
O estudo
apresenta um breve histórico sobre o Ensino de Jornalismo no Brasil e no
Estado e análises das estruturas curriculares dos seis cursos de Jornalismo.
O uso do cinema no ensino de Jornalismo
O presente trabalho analisa a adoção da prática do uso de filmes para discussões
sobre jornalismo em sala de aula. A forma mais característica de seu uso é a
exposição de filmes ou trechos como recurso para possibilitar a reflexão a
respeito de situações típicas ou críticas do exercício da profissão.
O perfil do egresso a partir das recentes propostas curriculares para o ensino de Jornalismo no Mundo e no Brasil
Esta comunicação científica analisa de forma preliminar duas recentes propostas curriculares
para o ensino de Jornalismo no Mundo e no Brasil. A primeira feita em 2007 pela Organização
das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a segunda, dois anos
depois, apresentada por especialistas brasileiros, a partir de uma solicitação do Ministério da
Educação (MEC). O objetivo desta análise é identificar qual o perfil profissional do futuro
jornalista, sugerido por estas propostas curriculares, tendo como pano de fundo um mundo em
crise e em processo de reestruturação, pelo qual o jornalismo também vem passando desde sua
pré-história até a atualidade.