Lampião ilumina a cidade: cotidiano, conflito e aprendizado à luz do “olhar estrangeiro” em um jornal-laboratório
O jornal-laboratório Lampião investe na vivência do cotidiano como atributo da
reportagem (IJUIM; VALENTINI, 2011) e possibilita exercícios de reflexão e de
abordagens da realidade, a partir da construção de pontos de vistas que privilegiem o
leitor. Desenvolvido em uma disciplina obrigatória no sexto semestre, Laboratório
Impresso I – Jornal, o periódico foi lançado em maio de 2011, tendo como seus primeiros
orientadores os professores Hila Rodrigues (reportagem), Ricardo Augusto (planejamento
visual) e Anderson Medeiros (fotojornalismo). Atualmente, inicia sua terceira turma,
sendo a cada período letivo repensada e reestruturada a forma de realizá-lo.
Impressões sobre o Impressões – jornal laboratório como instrumento de jornalismo contextualizado
Impressões é o nome que designa o jornal laboratório do Curso de Jornalismo
da Universidade Federal do Ceará. O nome atual foi definido no ano de 2009,
após uma reformulação de seu projeto gráfico. No primeiro semestre do ano de
2011, assumimos a disciplina Jornal-Laboratório, e iniciamos uma discussão
sobre a linha editorial e projeto gráfico do produto resultante da disciplina,
exatamente o Impressões. A discussão contou com a participação de estudantes
dos semestres anteriores da disciplina, em diálogo com a turma daquele
semestre. Foi a partir dessa análise que avançamos na definição de uma nova
linha editorial e de um novo projeto gráfico para o Impressões, calcados no
conceito de jornalismo contextualizado.
Entre o Humanismo e o Tecnicismo: a Experiência do Jornal Laboratório e do Estágio Universitário como prática simulada e assistida.
Os cursos de formação profissional de jornalistas trabalham a
dimensão humanística e tecnicista dos estudantes. Pedagogicamente2
, a
experiência do labor é vivida nos cursos de graduação pelo exercício do
estágio universitário (prática assistida) e pela produção dos jornais
laboratório (simulação do cotidiano das redações). Designamos como o Fazer
Jornalístico as atividades inerentes à profissão de Jornalista, por vezes,
questionadas sobre sua dimensão humanista e tecnicista nas graduações dos
cursos de Jornalismo e de Comunicação Social. A análise discute o papel do
estágio profissional e do jornal-laboratório resgatando tensões e incoerências
neste contexto, tendo estes dois elementos como etapas de acesso à profissão.
Entre a teoria e a prática: o jornal laboratório como espaço de extensão e prática profissional na formação do jornalista
O objetivo do artigo é demonstrar a importância do jornal laboratório para a
formação do profissional de jornalismo, a partir do relato de experiência do
Projeto de Graduação “Senso (in)comum: jornal laboratório como espaço de
aprendizado e prática profissional no Curso de Jornalismo UFU”, desenvolvido
no espaço da Agência de Notícias do Curso de Comunicação Social: Habilitação
em Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia, no período 2011-2012.
Alguns indicadores da produção em jornal laboratório em Curitiba
Esta comunicação tem por objetivo estabelecer um mapa da produção laboratorial
impressa, a partir dos jornais laboratório, dos cursos de jornalismo localizados na cidade de
Curitiba, bem como procurar reconhecer características que estão para além de apenas
espaços de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa maior, em curso, que tem por
intenção identificar a existência e principais características de jornais laboratório no Paraná
como forma de contribuir para o entendimento deste espaço de formação profissional.
A teoria na prática do Informativo FACED
O presente artigo relata como é a produção do Informativo FACED,
boletim informativo desenvolvido dentro do projeto de bolsa de graduação
“Informativo FACED: da pauta à produção em Jornalismo Impresso”. Para isso,
o artigo pretende abordar os desafios da teoria e prática no desenvolvimento de
uma ferramenta de Comunicação Interna na Faculdade de Educação (FACED)
pelo curso de Comunicação Social: habilitação em Jornalismo da Universidade
Federal de Uberlândia (UFU).
A pesquisa de opinião no jornal-laboratório: um estudo de caso do OutrOlhar
O presente trabalho é parte do
projeto de Iniciação Científica (PIBITI/CNPq) denominado “A
educomunicação como ferramenta para aprimoramento do jornal-
laboratório OutrOlhar”. Nessa etapa da pesquisa, busca-se analisar a
pesquisa de perfil do público-alvo realizada pelos estudantes que
produzem o jornal-laboratório, evidenciando seus resultados e
discutindo sua metodologia de aplicação com vistas a aprimorá-la.
REDE TEIA DE JORNALISMO: A integração dos veículos laboratoriais na Universidade Positivo para um jornalismo multiplataforma
O surgimento de novas mídias, e as possibilidades de se ter mais
audiência, fez com que os gestores das mídias tradicionais repensassem seu
papel e a dinâmica das práticas jornalísticas e se rendessem às novidades. O
jornal impresso passou a ter site ou portal na internet; a emissora de TV agora
tem um canal de vídeos na web; o rádio e as revistas também marcam presença
na rede mundial de computadores.
Rádio In: a rádio web do curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia
As novas tecnologias da comunicação e da informação se fortalecem nos países
industrializados durante a década de 1970, como conseqüência dos avanços da
indústria eletrônica. Mas só na década seguinte, passam a fazer parte daquele
mercado, logo se espalhando pelo resto do mundo (MELO, 1986, p. 34).
Programas de Rádio e Televisão do Curso de Comunicação/Jornalismo no Sistema Universitário de Rádio e Televisão Educativas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Em 2011 foram produzidos e veiculados pela Televisão Educativa da
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia dois programas jornalísticos, com
30 minutos de duração cada, realizados por professores e alunos do Curso de
Comunicação/Jornalismo, com apoio de órgãos internos e externos, e buscaram
ter um caráter experimental, na busca de novas linguagens audiovisuais.