TUDO PELA AUDIÊNCIA? – Reflexão das atividades jornalísticas à luz da ética

Para tratar
especificamente de ética e moral, contextualizando-as, foi utilizada a discussão
apresentada no livro “Ética” do autor Adolfo Sánchez Vázquez. A moral e o cotidiano
também foram contemplados para a discussão. Mesmo que de forma breve, foi um dos
pontos de partida considerado necessário para dar início à discussão principal proposta
para este trabalho.

O Jornalismo em telas como forma de conhecimento: métodos e investigações

Este trabalho pretende fomentar a discussão do Jornalismo em telas como forma de
conhecimento, a partir do levantamento de investigações científicas do campo. Para a
compreensão do jornalismo como forma de conhecimento é preciso partir da ideia central
sobre maneiras distintas de tipos de conhecimento. Robert Park (2008) inicia
conceitualmente essa discussão, tendo como ponto de partida o conhecimento “acerca de
algo” como investigação mais formal, com estrutura lógica e sistematizada. Já o
conhecimento “de algo” é adquirido a partir de experiências pessoais no mundo.

Novas tecnologías, fontes e novos modos de produção de notícias policiais na televisão argentina

Este trabalho apresenta os resultados de um projeto de pesquisa sobre os novos modos de produção de notícias policiais na televisão. A investigação envolveu o monitoramento de telejornais dos cinco principais canais da cidade de Buenos Aires e entrevistas com profissionais da notícia. Analisamos as rotinas de produção das notícias policiais, o surgimento de novas fontes de informação e as formas de narrar e enunciar as notícias policiais na televisão.

Eleições 2022: informação e desinformação nas entrevistas com os candidatos à presidência no Jornal Nacional da TV Globo

Durante a campanha eleitoral de 2022, o principal jornalístico da TV Globo, o Jornal Nacional, realizou entrevistas com os quatro candidatos à presidência da república mais bem colocados nas pesquisas. Os candidatos foram entrevistados de frente para os apresentadores titulares da bancada do jornalístico, ao vivo, em rede nacional. Diante deste objeto de análise, pretende-se entender o papel desempenhado pelo telejornal na decisão do telespectador ao praticar o seu voto. Quais os elementos utilizados pelo telejornal contribuíram para o entendimento das propostas de campanha? O que contribuiu para a clareza das informações apresentadas? Existiram elementos que confundiram o telespectador? Quais materiais contribuíram para a desinformação? Houve diferença de tratamento entre os entrevistados? Este conjunto de perguntas constitui o problema investigado, ao passo que “é impossível saber o que a televisão faz com a gente se não conhecermos as demandas sociais e culturais da televisão” (MARTÍN-BARBERO, 2013).

Desafios do ensino e da prática do jornalismo em telas: pandemia da Covid-19 como elemento acelerador de mudanças

O objetivo do presente trabalho é o de refletir acerca das transformações do ensino do jornalismo, bem como a sua prática, considerando as imposições epidemiológicas e sociais que medidas de saúde e de isolamento social foram impostas pela pandemia da Covid-19 no Brasil e no mundo a partir de 2020, o que provocou modificações nos modos de se fazer jornalismo e de ensinar aos estudantes como “ser jornalista” e absorver as muitas telas que se colocaram como um desafio e como um potencial para a prática jornalística.

POR UM ENSINO DE ÉTICA JORNALÍSTICA TRANSVERSAL E INTERDISCIPLINAR

O artigo procura contribuir para a reflexão a respeito do ensino de ética nos cursos de
jornalismo, partindo do princípio de que ética não deve ser uma disciplina alijada da interação
com as demais disciplinas de uma formação profissional. A partir de um debate teórico sobre o
tema, resgatando referências a respeito do assunto, sustentamos que o ensino de ética
jornalística deve ser capaz de responder às necessidades de formação de jornalistas para a
sociedade.

HIPERINFORMAÇÃO, DESINFORMAÇÃO E INFOXICAÇÃO: O ENSINO DA REPORTAGEM NA ERA DA CRISE DE CREDIBILIDADE

O objetivo deste artigo é discutir o lugar do ensino da reportagem, entendida com técnica e
gênero, no atual contexto de crise de credibilidade do jornalismo. Reconhecendo a emergência
de fenômenos sociais como a hiperinformação, a desinformação e a infoxicação, justifica-se a
importância de problematizar o atual panorama midiático, propiciando a reflexão sobre as
possibilidades de atuação do jornalismo profissional.