CULTURA JORNALÍSTICA E MEMÓRIA DO ENSINO NOS ARQUIVOS DE ÁUDIO DO LABORATÓRIO DE RADIOJORNALISMO DA UEPG
O presente relato documenta experiência parcial de pesquisa de iniciação científica júnior, com financiamento CNPq, voltada a levantamento e organização de arquivos de áudio on-line referentes a uma parcela localizada da produção laboratorial recente do Laboratório de Radiojornalismo da UEPG. Os áudios remetem ao início da década de 2010 e se estende aos dias atuais.
ABORDAGEM DE ENSINO NA DISCIPLINA REDAÇÃO CONVERGENTE II: JORNAL
Este relato de experiência apresenta a abordagem de ensino adotada na disciplina Redação Convergente II: Jornal, do curso de Jornalismo da PUCPR. Ministrada no modelo de co-teaching, a disciplina visa desenvolver competências jornalísticas por meio da produção do jornal Comunicare
AÇÕES TRANSFORMADORAS NA FORMAÇÃO LABORATORIAL: DESENVOLVIMENTO DE PRODUÇÕES E FERRAMENTAS DE MICROLEARNING E DO GÊNERO CRÔNICA
O elemento motivador para as reflexões aqui contidas, se baseiam no incentivo à produção de textos laboratoriais inspirados no gênero crônica, bem como nas práticas de microlearning, ambos aplicados a um projeto desenvolvido na Faculdade de Comunicação da UFJF/MG.
Lógicas de produção em jornal laboratório impresso – o caso do jornal Foca Livre – UEPG
O presente relato tem por objetivo compartilhar experiências da produção do Jornal Laboratório Foca Livre, produto impresso do curso de jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grosso realizado no ano letivo de 2024. A
PORTO PARAHYBA: O WEBJORNALISMO ANCORA EM TERRITÓRIO LABORATORIAL, COLETIVO E MULTIPLATAFORMA
Este artigo relata a experiência de desenvolvimento do Porto Parahyba, um produto jornalístico digital e coletivo criado na disciplina Laboratório de Redação Jornalística: Impresso, Visual, Sonoro, Digital do Programa de Pós-graduação em Jornalismo da UFPB. O projeto explorou o webjornalismo hipermidiático e multiplataforma, unindo texto, fotografia, vídeo e áudio em um ambiente digital; buscou adaptar as práticas jornalísticas ao ciberespaço e potencializar características como multimidialidade e interatividade.
REVISTA SEXTANTE: LABORATÓRIO DE REPORTAGEM E INTERAÇÃO COM A SOCIEDADE
O curso de jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
tem como uma de suas disciplinas obrigatórias a de Laboratório de Produção Editorial,
oferecida no sexto semestre e, por meio da qual, semestralmente, os alunos produzem a
revista Sextante.
PRODUÇÃO DE E-BOOK COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE PRÁTICAS DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E COMUNICAÇÃO VISUAL
Há um princípio, parafraseado com sutil distorção de Freire (1987), de que
a melhor forma de se aprender é ensinando. Bem verdade, educar, verbo utilizado
pelo pensador, distingue-se de ensinar, ainda que tais ações não sejam excludentes
entre si (Mogilka, 2002).
LIVE DO OSCAR: CRIAÇÃO DE EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM JORNALÍSTICA AO VIVO
A sedução e a captura da atenção por som e imagem são características do
jornalismo desde o advento do meio televisivo, na metade do século passado. A
possibilidade de transmissão de um evento ao vivo trouxe uma dinâmica poderosa e
ajudou na consolidação desse meio de comunicação
Entrevistas coletivas como espaço de experimentação e aprendizagem
O ingresso no ensino superior é um momento importante na trajetória pessoal e
profissional de cada pessoa, pois além da formação que se busca alcançar, este é um
ambiente novo, repleto de desafios e descobertas
A RÁDIO PONTO UFSC E AS ATIVIDADES LABORATORIAIS EM RADIOJORNALISMO UNIVERSITÁRIO EM TEMPOS DE COBERTURA ESPECIAL
A Rádio Ponto UFSC completou 25 anos em 2024. Sendo uma das pioneiras do
segmento do webrádio universitário brasileiro, ela funciona como projeto extensionista que articula ensino e pesquisa.