O estudante de jornalismo e sua relação com a ética

publicados. O presente trabalho tem como foco a discussão sobre ética,
desdobrando-se em ética jornalística, partindo de discussões em sala de aula,
desenvolvidas, principalmente, no decorrer da disciplina Jornalismo Investigativo, que
tem como uma de suas discussões a problemática que envolve questões éticas em sua
prática profissional.

Jornalistas e ditadura no Brasil (1964-1980): histórias para ensinar

Este estudo reflete sobre as práticas profissionais e a ética dos jornalistas
consideramos os fatos da história recente do país. Observamos a conjuntura
econômica no golpe civil e militar, o confronto ideológico manifestado na
imprensa e que em quase unanimidade pregou a derrubada o governo
constitucional em 1964.

Jornalismo para o Desenvolvimento e Desenvolvimento do Jornalismo: um olhar sobre o The Guardian International Developmento Journalism Competition

A partir e apesar do contexto contemporâneo onde predomina um jornalismo
mercadológico, propõe-se refletir sobre um jornalismo voltado ao desenvolvimento
socioeconômico dos povos. Implica priorizar questões que contribuem nos processos de
desenvolvimento a longo prazo. Trata-se da possibilidade de desenvolvimento do
jornalismo a ponto de significar uma forte alavanca na ampliação do diálogo norte-sul,
sul-norte.

Fundamentos para uma busca epistemológica de uma noticiabilidade complexa

Este breve artigo parte da constatação do esgotamento da prática jornalística
(newsmaking) de natureza funcionalista-objetivista e do desgaste dos critérios
de noticiabilidade aí produzidos. Propõe, em resposta, a busca de uma
experiência de mediação que nos leve, a partir de uma Epistemologia Complexa
do Jornalismo, a uma mentalidade e a uma prática inovadoras e também
complexas, principalmente no que diz respeito aos conceitos de notícia e
noticiabilidade.

AS TEORIAS DO JORNALISMO COMO DISPOSITIVO PARA COMPREENSÃO DO JORNALISMO: REFLEXÕES METODOLÓGICAS

Ao trabalhar referências como Bourdieu (1996), Foucault (2005) e Ricouer (2007), o texto
discussões teórico-metodológicas para compreender a busca de autonomia pelo jornalismo. Especificamente,
como pesquisadores, professores e jornalistas estabelecem para si e para o jornalismo uma trama capaz de
recontar a história do jornalismo como prática profissional e reflexão acadêmica e, ao mesmo tempo, como essa
maneira de contar pode transformar o deslocamento desses atores no interior dessa prática.

A fotografia no jornalismo e os acordos metodológicos

Tomando como pressuposto a função da academia de propor reflexões e
sistematizar a prática das atividades profissionais a ela vinculadas, buscamos pensar a
fotografia dos editoriais de moda a partir da abordagem sociológica da etnometodologia
(Harold Garfinkel) que compreende as ações cotidianas e seu sentido orientados por
pressupostos semelhantes de caráter social.

JORNALISMO E PODER: linha editorial e as fake news por efeito longo

O presente estudo procura demonstrar a variação de postura jornalística da Rede
Globo entre as eleições presidenciais de 2018 e de 2022 no Brasil, seja nas entrevistas do
JN com os presidenciáveis como no contexto de outras coberturas marcantes. Para
compreender o percurso da linha editorial do veículo, oferecemos aqui o conceito de Fake
News por Efeito Longo (FNEL), observando a representação da realidade social em um
período mais alongado de tempo.