FOTOJORNALISTAS NA COBERTURA DO CÍRIO DE NAZARÉ

O presente estudo trata do fotojornalismo na cobertura do Círio de Nazaré, manifestação religiosa que
acontece anualmente no segundo domingo de outubro em Belém do Pará. Com objetivo de entender olhares
profissionais nas fotografias do evento, foram realizadas cinco entrevistas com os envolvidos nesse
fazer.

CIDADANIA INFORMATIVA: O LUGAR DA INOVAÇÃO SOCIAL NO JORNALISMO

A consolidação dos ambientes digitais, principalmente a partir do advento das mídias sociais, tem
alterado bruscamente as dinâmicas dos fluxos de comunicação. Diretamente afetadas, as empresas
jornalísticas observam nas últimas décadas uma decadência de suas receitas, limitações de suas
coberturas, ampliando os desertos de notícias. Instadas as empresas jornalísticas para a mudança,
compreende-se que a inovação ofereça saídas que respondam a potenciais alternativas sustentáveis
para o jornalismo, especialmente as inovações de caráter social.

ESTUDO EXPLORATÓRIO COMO PERCURSO METODOLÓGICO INICIAL PARA PESQUISA DE JORNAIS IMPRESSOS EM CIDADES DO INTERIOR NO PARANÁ

O presente relato busca sistematizar os movimentos exploratórios iniciais da pesquisa de
iniciação científica ‘Noticiabilidade do Entorno no Jornalismo Paranaense: Escala Regional em
Edições Impressas no Interior do Estado’. O objetivo é trazer evidências do processo de varredura,
identificação empírica e caracterização de jornais a partir da análise de marcas editoriais na
primeira página disponível na web.

SEGUE AS PRETAS

Segue as Pretas é um podcast para debater o universo das mulheres negras, principalmente, no âmbito
profissional. A proposta é através dos podcasts denunciar tais
situações, combater o racismo e ansiar por mudanças de perspectivas, conquista de espaço e
reconhecimento equivalente. Sabemos que ainda temos muito o que fazer para que as negras e negros
estejam em posição de igualdade. E é esse o objetivo do Segue as Pretas, de ser essa voz de
oportunidades.

PODCAST “POD… O QUÊ? CAST”: JORNALISMO ESPECIALIZADO NO MUNDO DOS PODCASTS

Este relato apresenta o Podcast POD… O QUÊ? CAST, um produto jornalístico, no estilo de
revista eletrônica especializada, que tem por objetivo oferecer dicas, avaliações, análises e
entrevistas sobre o universo dos podcasts, produzindo, também, um serviço para um nicho de
público consumidor e produtor de podcasts, embora possa, ainda, instigar novos adeptos desse
tipo de mídia.

O JORNALISTA COMO PRODUTO À VENDA: UMA ANÁLISE DE PERFIS DE INSTAGRAM DE JORNALISTAS DE TERESINA

O trabalho dos jornalistas está sob profundas alterações, influenciadas por mudanças relacionadas às
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e aos formatos capitalistas e neoliberais. Nesse
contexto, o jornalista passa a adotar performances próprias de produção e de apresentação de si, com
métodos que se estendem às práticas publicitárias e de merchandising, usando TV associada a mídias
sociais, com ênfase no instagram. Esse estudo oferece uma perspectiva sobre aquele que vem
transformando seu fazer e seu próprio ser, reconfigurando a si, aos modelos de informações e
mensagens e mesmo ao que se espera de habilidades ou perfil profissional do jornalista.

PROCESSOS DE CHECAGEM DA AOS FATOS: UMA ANÁLISE DAS FONTES UTILIZADAS PARA CONTESTAR CONTEÚDOS FALSOS SOBRE REMÉDIOS PARA COVID

Este estudo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para
obtenção do grau de bacharel em Jornalismo no Centro Universitário Internacional- UNINTER. O
trabalho tem como objetivo o uso de uma Análise de Cobertura Jornalística proposta por Silva e Maia
para analisar as 4.422 fontes utilizadas pela agência de fact-checking, Aos Fatos, nas checagens sobre a
cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina, remédios defendidos por lideranças políticas e
recomendações do Ministério da Saúde como a cura para a Covid-19.