TELEJORNALISMO NA UFCA: INOVAÇÃO E CONVERGÊNCIA NA PRODUÇÃO LABORATORIAL
O objetivo do relato é verificar as alterações que as novas tecnologias digitais causam no ensino
de telejornalismo na Universidade Federal do Cariri (UFCA).
A AUDIÊNCIA QUER “INTERAGIR”! E OS TELEJORNAIS COMO LIDAM COM ESSA “INTERATIVIDADE”?
A pesquisa tem
como objetos os telejornais JMTV, veiculado pela TV Mirante, afiliada da Globo no Maranhão, e NETV,
produzido pela TV Globo Nordeste, sediada em Pernambuco. Apesar da pesquisa englobar os dois
telejornais, neste artigo analisaremos o telejornal maranhense. Trata-se de um estudo de caso, que usa como
técnica a entrevista em profundidade.
EXPERIMENTANDO A INDISSOCIABILIDADE NA PRÁTICA, EM SALA DE AULA
Este relato apresenta uma experiência de construção coletiva de um banco
de dados sobre posicionamento ideológico e gosto musical, feito em sala de aula, com duas
turmas de Teoria da Comunicação.
SELF, IDENTIDADE E REDES SOCIAIS
Este trabalho tem como objetivo discutir a percepção da realidade e a identidade através das
possibilidades oferecidas pelas mídias sociais. A partir da definição de identidade discutida na
psicologia e do conceito de self abordado por diferentes autores, a noção de uma consciência não
centralizada no cérebro, mas também distribuída em eventos, processos e artefatos é explorada
sob a perspectiva dessas ferramentas de comunicação.
AS RÁDIOS DE PALMAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CIDADANIA
A pesquisa tem como
objetivos analisar a contribuição do rádio para o processo de formação de
opinião sobre temas sociais relevantes relacionados com a cidadania na cidade
de Palmas; verificar se a programação quotidiana das rádios em estudo promove
o cidadão palmense, proporcionando conhecimento de seus direitos e deveres
enquanto morador da cidade; e comparar a atuação das rádios de Palmas
durante dois anos consecutivos para uma melhor análise de sua contribuição ou
não para a cidadania dos palmenses.
REDES SOCIAIS E WEBJORNALISMO HIPERLOCAL: IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DE PERFIS DOS VEÍCULOS ON-LINE TOCANTINENSES
O jornalismo, portanto, encontra nas redes sociais uma função de fonte, de circulação e de
reverberação de informações. Este projeto tem como objetivo mapear, classificar e descrever os perfis dos
veículos on-line tocantinenses presentes nas redes sociais.
TELEVISÃO E MÍDIAS SOCIAIS: A CIRCULAÇÃO DE CONTEÚDO DAS EMISSORAS DO TOCANTINS
O projeto de Iniciação Científica “Jornalismo
tocantinense nas mídias sociais: a circulação de conteúdo dos veículos tradicionais” tem a pretensão de
identificar e analisar os perfis dos veículos tradicionais tocantinenses nas mídias sociais. Na primeira
fase o foco foram as emissoras de televisão. Foram identificados quarenta e quatro perfis de dezoito
veículos diferentes. A partir da análise dos perfis podemos perceber que as emissoras de televisão
tocantinenses ainda não exploram adequadamente as ferramentas oferecidas pelas mídias sociais.
ENSINO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM JORNALISMO NA ESPANHA: UM RETRATO DAS CONDIÇÕES DE OFERTA E ESPECIFICIDADES DA GRADUAÇÃO UNIVERSITÁRIA
Quais as principais características do atual modelo organizacional do ensino
universitário de Jornalismo na Espanha? Esta é a pergunta que norteia o presente texto,
resultado de uma investigação realizada pelo autor no segundo semestre de 2017, tomando por
base as atuais referências bibliográficas sobre o tema e o funcionamento de três universidades
públicas na região metropolitana da capital espanhola (Comunidade de Madrid) que ofertam
cursos de graduação em Periodismo.
UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS FOTOGRÁFICAS DO PROJETO SOLO – MÃES SOLO VIVENDO A PANDEMIA NO BRASIL
O objetivo da pesquisa foi analisar as narrativas fotográficas, publicadas em formato de website, pelo Projeto SOLO – Mães Solo Vivendo a Pandemia no Brasil, para compreender os novos recursos narrativos e a abordagem do projeto que utilizou um método colaborativo, lento e processual.
TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DE JORNALISTAS NO BRASIL (2012 A 2017): UM ESTUDO SOBRE PERFIS DE JORNALISTAS QUE PERMANECEM NA CARREIRA
O trabalho apresentado trata da pesquisa “Trajetórias Profissionais dosJornalistas
Brasileiros” onde se fornece dados sobre como a categoria absorveu as crises de 2012 a
2017 e como os jornalistas ajustaram suas carreiras no período.