SEGUE AS PRETAS

Segue as Pretas é um podcast para debater o universo das mulheres negras, principalmente, no âmbito
profissional. A proposta é através dos podcasts denunciar tais
situações, combater o racismo e ansiar por mudanças de perspectivas, conquista de espaço e
reconhecimento equivalente. Sabemos que ainda temos muito o que fazer para que as negras e negros
estejam em posição de igualdade. E é esse o objetivo do Segue as Pretas, de ser essa voz de
oportunidades.

PODCAST “POD… O QUÊ? CAST”: JORNALISMO ESPECIALIZADO NO MUNDO DOS PODCASTS

Este relato apresenta o Podcast POD… O QUÊ? CAST, um produto jornalístico, no estilo de
revista eletrônica especializada, que tem por objetivo oferecer dicas, avaliações, análises e
entrevistas sobre o universo dos podcasts, produzindo, também, um serviço para um nicho de
público consumidor e produtor de podcasts, embora possa, ainda, instigar novos adeptos desse
tipo de mídia.

O JORNALISTA COMO PRODUTO À VENDA: UMA ANÁLISE DE PERFIS DE INSTAGRAM DE JORNALISTAS DE TERESINA

O trabalho dos jornalistas está sob profundas alterações, influenciadas por mudanças relacionadas às
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e aos formatos capitalistas e neoliberais. Nesse
contexto, o jornalista passa a adotar performances próprias de produção e de apresentação de si, com
métodos que se estendem às práticas publicitárias e de merchandising, usando TV associada a mídias
sociais, com ênfase no instagram. Esse estudo oferece uma perspectiva sobre aquele que vem
transformando seu fazer e seu próprio ser, reconfigurando a si, aos modelos de informações e
mensagens e mesmo ao que se espera de habilidades ou perfil profissional do jornalista.

PROCESSOS DE CHECAGEM DA AOS FATOS: UMA ANÁLISE DAS FONTES UTILIZADAS PARA CONTESTAR CONTEÚDOS FALSOS SOBRE REMÉDIOS PARA COVID

Este estudo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para
obtenção do grau de bacharel em Jornalismo no Centro Universitário Internacional- UNINTER. O
trabalho tem como objetivo o uso de uma Análise de Cobertura Jornalística proposta por Silva e Maia
para analisar as 4.422 fontes utilizadas pela agência de fact-checking, Aos Fatos, nas checagens sobre a
cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina, remédios defendidos por lideranças políticas e
recomendações do Ministério da Saúde como a cura para a Covid-19.

RELATO DE EXPERIÊNCIA – EXPOSIÇÃO HANDS-ON “PANDEMIA: REPENSANDO A RELAÇÃO ENTRE AS PESSOAS E O ESPAÇO À SUA VOLTA”

O presente trabalho descreve o processo de organização e principais resultados teóricos e
práticos da Exposição hands-on “Pandemia: Repensando a relação entre as pessoas e o espaço à
sua volta”. A ação foi implementada pelos/as estudantes da turma 55 de ingressantes do curso
de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de
Goiás (UFG).

A INFLUÊNCIA DOS ALGORITMOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PRESENTES NAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE NOTÍCIAS

Com o crescimento do consumo de conteúdos no ciberespaço e redes sociais, o jornalismo precisou se
adaptar a esse novo ambiente. Este artigo realiza um estudo de caso com o Campus Multiplataforma,
jornal laboratório digital da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, para investigar em
que nível os algoritmos e Inteligência Artificial das redes sociais influenciam o processo de produção e
distribuição da notícia.

ANÁLISE DO ATAQUE ÀS URNAS ELETRÔNICAS NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2022 SOB O OLHAR DAS TEORIAS DA AGENDA SETTING, GATEKEEPING E FRAMING

Este artigo visa relacionar a teoria da agenda setting, gatekeeping e framing com os eventos ocorridos antes do 1º turno das eleições gerais brasileiras. O objetivo é demonstrar a influencia nas notícias publicadas pelos meios de comunicação, interferindo na prática cidadã. Como resultado compreendemos que a divulgação dessas notícias criou uma nova forma de pensar e agir num grupo de pessoas, onde o principal sustento é a desinformação.