SELF, IDENTIDADE E REDES SOCIAIS

Este trabalho tem como objetivo discutir a percepção da realidade e a identidade através das
possibilidades oferecidas pelas mídias sociais. A partir da definição de identidade discutida na
psicologia e do conceito de self abordado por diferentes autores, a noção de uma consciência não
centralizada no cérebro, mas também distribuída em eventos, processos e artefatos é explorada
sob a perspectiva dessas ferramentas de comunicação.

AS RÁDIOS DE PALMAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CIDADANIA

A pesquisa tem como
objetivos analisar a contribuição do rádio para o processo de formação de
opinião sobre temas sociais relevantes relacionados com a cidadania na cidade
de Palmas; verificar se a programação quotidiana das rádios em estudo promove
o cidadão palmense, proporcionando conhecimento de seus direitos e deveres
enquanto morador da cidade; e comparar a atuação das rádios de Palmas
durante dois anos consecutivos para uma melhor análise de sua contribuição ou
não para a cidadania dos palmenses.

TELEVISÃO E MÍDIAS SOCIAIS: A CIRCULAÇÃO DE CONTEÚDO DAS EMISSORAS DO TOCANTINS

O projeto de Iniciação Científica “Jornalismo
tocantinense nas mídias sociais: a circulação de conteúdo dos veículos tradicionais” tem a pretensão de
identificar e analisar os perfis dos veículos tradicionais tocantinenses nas mídias sociais. Na primeira
fase o foco foram as emissoras de televisão. Foram identificados quarenta e quatro perfis de dezoito
veículos diferentes. A partir da análise dos perfis podemos perceber que as emissoras de televisão
tocantinenses ainda não exploram adequadamente as ferramentas oferecidas pelas mídias sociais.

ENSINO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM JORNALISMO NA ESPANHA: UM RETRATO DAS CONDIÇÕES DE OFERTA E ESPECIFICIDADES DA GRADUAÇÃO UNIVERSITÁRIA

Quais as principais características do atual modelo organizacional do ensino
universitário de Jornalismo na Espanha? Esta é a pergunta que norteia o presente texto,
resultado de uma investigação realizada pelo autor no segundo semestre de 2017, tomando por
base as atuais referências bibliográficas sobre o tema e o funcionamento de três universidades
públicas na região metropolitana da capital espanhola (Comunidade de Madrid) que ofertam
cursos de graduação em Periodismo.