JORNAL LABORATÓRIO FOCA LIVRE, DO PRESENCIAL AO REMOTO E DO REMOTO AO PRESENCIAL: EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS
Este relato traz a experiência vivenciada por estudantes e professores na disciplina de NRI-I,
responsável pela editoração do jornal laboratório Foca Livre, produzido pelos alunos do curso de
jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
JORNAL-LABORATÓRIO EM TEMPOS DE PANDEMIA E PLATAFORMIZAÇÃO: A TRANSFORMAÇÃO DE ESQUINAS
O relato reflete sobre os desafios e possibilidades, em termos de relevância pedagógica e social,
dos jornais-laboratório em tempos pandêmicos e de aceleração da plataformização, ou seja, a
centralidade das mídias sociais nos processos de comunicação jornalística. Os resultados apontam para um aumento na quantidade
de reportagens produzidas, na audiência geral, de textos republicados em veículos parceiros e do
engajamento no curso e da atratividade do curso de jornalismo da instituição.
A EXPERIÊNCIA DA PRODUÇÃO REMOTA DO UNINTER INFORMA
Este relato apresenta o projeto laboratorial denominado Uninter informa, um radiojornal
desenvolvido por estudantes do curso de jornalismo da Uninter que visa dar oportunidade prática
para que o estudante, vivencie a experiência da produção de material jornalístico a ser utilizado
na montagem de um radiojornal.
INFORMAÇÃO JORNALÍSTICA NÃO ACEITA MANIPULAÇÃO – AS DIFERENÇAS ENTRE O FOTOJORNALISMO E A FOTOGRAFIA ARTÍSTICA
A fotografia artística e o fotojornalismo tem diferenças relevantes, comparáveis às análises feitas sobre futebol onde se discute, apoia, questiona ou discorda de um treinador que estudou e se dedica ao cotidiano e aos bastidores do mundo do futebol. Sem nenhuma reserva, torcedores apresentam soluções mirabolantes sobre o assunto como se fosse a coisa mais normal do mundo. Na fotografia e no fotojornalismo esse tipo de atitude é muito semelhante.
JORNALISMO, SUBJETIVIDADE E ARTE NA MÍDIA IMPRESSA: A EXPERIÊNCIA DA 14ª EDIÇÃO DO JORNAL QUESTÃO DE ORDEM
Na 14º edição do Questão de Ordem, jornal laboratório do curso de Jornalismo da UFPB, os estudantes tiveram a oportunidade de aplicar os conceitos do jornalismo literário assimilados durante a graduação. Foram utilizados métodos de apuração jornalística para construir uma narrativa com um olhar subjetivo, contextualizado e humano. Além disso, foi desenvolvida uma nova diagramação e também foi criado um site para expandir o conteúdo da edição.
APOENA: UMA EXPERIÊNCIA LABORATORIAL MULTIMÍDIA
Apoena é um Projeto de Ação Curricular de Extensão, vinculado ao curso de Jornalismo da UFAM-Manaus, que tem por objetivo estimular os estudantes à produção midiática de conteúdos de interesse público. A terceira temporada trabalhou o tema empreendedorismo, focando sobre a diversidade de estratégias desenvolvidas por empreendedores, com ênfase no campo da Comunicação. A atividade permitiu o exercício prático e reflexivo sobre o tema.
POR ELAS E PARA ELAS: PAUTAS FEMININAS NAS ONDAS DO RÁDIO
Por Elas e Para Elas é um programa de rádio que aborda diversas problemáticas relativas à mulher, no formato de radiorreportagem. O objetivo é refletir acerca de pautas femininas, tais como violência contra a mulher, direitos sexuais, reprodutivos e muito mais, trazendo discussões do ponto de vista cultural, social, histórico, jurídico e psicológico. Para o primeiro programa nos debruçamos em apresentar a problemática do estupro marital.
“POR DENTRO DOS LABORATÓRIOS”: QUANDO O TELEJORNALISMO ENCONTRA A COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL
A série “Por dentro dos laboratórios” foi desenvolvida na disciplina Redação e Produção para Vídeo, ofertada na Universidade Estácio de Sá. Composta por 28 alunos, dos quais 26 ativos, a turma demonstrou pertencimento ao campus Maracanã, para onde o curso de Jornalismo foi transferido em 2022, o que facilitou o tom institucional da série. A vinculação da maioria dos alunos à agência experimental permitiu o uso de metodologias ativas.