ensino de jornalismo; experiência docente; produção de notícia.

Este artigo apresenta a experiência vivida por discentes, docente e
técnicos, durante o curso da disciplina Projeto Experimental em
Telejornalismo, da graduação de Comunicação Social – Habilitação em
Jornalismo, da Unifor, no primeiro semestre de 2009. O trabalho teve como objetivo criar um espaço
semanal, onde um grupo de mulheres pudesse debater, opinar e interpretar as
questões propostas à cada edição, sempre com a presença da figura do mediador
no controle dos conteúdos e das participações

VIDEOSÉRIE VERBETES: O PAPEL DO JORNALISMO NA EDUCAÇÃO MIDIÁTICA

A pandemia da Covid-19, que começou no Brasil em março de 2020, além da emergência sanitária,
potencializou riscos em diversas áreas. . Esse artigo se engaja no campo da pesquisa-ação
e trata da formação de jornalistas conscientes de sua missão no cenário contemporâneo de desordem
informacional. Para tal, traz-se a inserção de aspectos inerentes à Educação Midiática na disciplina
Seminários Integrados de Jornalismo, oferecida no sétimo período do curso. A prática ocorreu em
2021.2, na modalidade Ensino Remoto Emergencial e mostra a produção, edição e veiculação da
videosérie Verbetes, realizada por alunos de quatro campi da Universidade Estácio de Sá.

O ENSINO DO TELEJORNALISMO PARA UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

O objetivo deste relato de experiência é detalhar a participação de uma pessoa com deficiência
(PCD) em disciplina da área de telejornalismo, ministrada no âmbito do curso de Jornalismo, da
Universidade Federal do Tocantins (UFT), de forma a sistematizar as estratégias pedagógicas
bem sucedidas e superar as dificuldades identificadas, ao longo do processo de ensino e
aprendizagem

CRÔNICAS DE FÃ

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma séria de episódios com crônicas jornalísticas,
elaboradas com base em fatos que aconteceram na carreira da artista Lady Gaga, a datar de 2017, que
foram noticiados pela mídia brasileira e usando o olhar de fã como parâmetro.

96,7 FM: O ENSINO-LABORATÓRIO NA RÁDIO UNIVERSITÁRIA DA UFPI EM TEMPO DE PANDEMIA

Com a chegada da pandemia do Covid-19 e seu espalhamento pelo Brasil, a Universidade Federal
do Piauí suspendeu, em 17 de março de 2020, por tempo indeterminado, todas as atividades
presenciais. Com isso, a Rádio Universitária 96,7 FM precisou se adaptar ao novo normal, com
professores, jornalistas, técnicos e alunos bolsistas tendo que cuidar dos programas diários a
partir de suas próprias casas. Passado o pior momento, os bolsistas
começaram, em 2021, a voltar presencialmente, de forma escalonada, permitindo a retomada
paulatina da antiga programação.

DECUPANDO A CÂMERA FOTOGRÁFICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE FOTOGRAFIA NO CURSO DE JORNALISMO

Neste relato procuro refletir sobre a minha experiência como docente de disciplinas de Fotografia
para o curso de Jornalismo na Universidade de Blumenau (FURB), em Santa Catarina, em
especial na primeira fase do curso, onde desenvolvo a estratégia pedagógica que chamo de
decupagem da câmera fotográfica. . Apresento a proposta da decupagem do aparelho, o espaço de
trabalho e também o desafio das aulas remotas provocado pela pandemia.