BRASIL INSUSTENTÁVEL: PRODUÇÃO INTERDISCIPLINAR DE SÉRIE MULTIMÍDIA NO PORTAL-LABORATÓRIO JORNAL COMUNICAÇÃO
Este relato aborda a produção da série de reportagens Brasil Insustentável, produzida durante o primeiro
semestre letivo de 2022 e publicada no Jornal Comunicação, portal do curso de Jornalismo da UFPR, durante o período eleitoral.
ensino de jornalismo; experiência docente; produção de notícia.
Este artigo apresenta a experiência vivida por discentes, docente e
técnicos, durante o curso da disciplina Projeto Experimental em
Telejornalismo, da graduação de Comunicação Social – Habilitação em
Jornalismo, da Unifor, no primeiro semestre de 2009. O trabalho teve como objetivo criar um espaço
semanal, onde um grupo de mulheres pudesse debater, opinar e interpretar as
questões propostas à cada edição, sempre com a presença da figura do mediador
no controle dos conteúdos e das participações
VIDEOSÉRIE VERBETES: O PAPEL DO JORNALISMO NA EDUCAÇÃO MIDIÁTICA
A pandemia da Covid-19, que começou no Brasil em março de 2020, além da emergência sanitária,
potencializou riscos em diversas áreas. . Esse artigo se engaja no campo da pesquisa-ação
e trata da formação de jornalistas conscientes de sua missão no cenário contemporâneo de desordem
informacional. Para tal, traz-se a inserção de aspectos inerentes à Educação Midiática na disciplina
Seminários Integrados de Jornalismo, oferecida no sétimo período do curso. A prática ocorreu em
2021.2, na modalidade Ensino Remoto Emergencial e mostra a produção, edição e veiculação da
videosérie Verbetes, realizada por alunos de quatro campi da Universidade Estácio de Sá.
PRÁTICA DE DOCUMENTÁRIO EM LABORATÓRIO VIRTUAL DA DISCIPLINA TELEJORNALISMO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Não é novidade que a prática laboratorial em cursos universitários ficou comprometida durante
a pandemia de covid-19. Nos cursos de jornalismo, o contexto não se diferencia e vem exigindo
que docentes recorram a estratégias pedagógicas diferenciadas e criativas.
O ENSINO DO TELEJORNALISMO PARA UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
O objetivo deste relato de experiência é detalhar a participação de uma pessoa com deficiência
(PCD) em disciplina da área de telejornalismo, ministrada no âmbito do curso de Jornalismo, da
Universidade Federal do Tocantins (UFT), de forma a sistematizar as estratégias pedagógicas
bem sucedidas e superar as dificuldades identificadas, ao longo do processo de ensino e
aprendizagem
CRÔNICAS DE FÃ
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma séria de episódios com crônicas jornalísticas,
elaboradas com base em fatos que aconteceram na carreira da artista Lady Gaga, a datar de 2017, que
foram noticiados pela mídia brasileira e usando o olhar de fã como parâmetro.
PODCAST E JORNALISMO: AMPLIFICANDO VOZES DA MÚSICA PARAIBANA
Este artigo tem o objetivo de apresentar as experiências que resultaram na produção de um
podcast, realizado como trabalho da conclusão de curso em Jornalismo da Universidade Federal
da Paraíba.
96,7 FM: O ENSINO-LABORATÓRIO NA RÁDIO UNIVERSITÁRIA DA UFPI EM TEMPO DE PANDEMIA
Com a chegada da pandemia do Covid-19 e seu espalhamento pelo Brasil, a Universidade Federal
do Piauí suspendeu, em 17 de março de 2020, por tempo indeterminado, todas as atividades
presenciais. Com isso, a Rádio Universitária 96,7 FM precisou se adaptar ao novo normal, com
professores, jornalistas, técnicos e alunos bolsistas tendo que cuidar dos programas diários a
partir de suas próprias casas. Passado o pior momento, os bolsistas
começaram, em 2021, a voltar presencialmente, de forma escalonada, permitindo a retomada
paulatina da antiga programação.
DECUPANDO A CÂMERA FOTOGRÁFICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE FOTOGRAFIA NO CURSO DE JORNALISMO
Neste relato procuro refletir sobre a minha experiência como docente de disciplinas de Fotografia
para o curso de Jornalismo na Universidade de Blumenau (FURB), em Santa Catarina, em
especial na primeira fase do curso, onde desenvolvo a estratégia pedagógica que chamo de
decupagem da câmera fotográfica. . Apresento a proposta da decupagem do aparelho, o espaço de
trabalho e também o desafio das aulas remotas provocado pela pandemia.
RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, MG
Pretende-se com este relato apresentar a experiência desenvolvida durante três semestres
remotos (regular e suplementares) na condução da disciplina teórico-prática de Laboratório de
Assessoria de Imprensa na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora,
MG.