GRETA THUNBERG E O CASO “PIRRALHA”: A REPRESENTAÇÃO DA ADOLESCÊNCIA ATIVISTA NO JORNALISMO BRASILEIRO
Este artigo tem o objetivo de investigar a representação midiática da jovem Greta
Thunberg no episódio em que a ativista sueca foi chamada pelo presidente da República do
Brasil, Jair Bolsonaro, de “pirralha”, em 2019, após a ativista ter criticado a falta de medidas do
governo brasileiro para a proteção aos povos indígenas.
RADIOJORNALISMO LOCAL EM TEMPOS DE CONVERGÊNCIA NO MEIO-OESTE DE SANTA CATARINA
O rádio local possui como uma de suas principais características transmitir informações para a
população, principalmente sobre o ambiente em que está localizado. A convergência midiática
foi facilitadora para que o rádio passasse a transmitir conteúdos de âmbito estadual, nacional e
internacional. Nesse sentido, este trabalho busca compreender, o comportamento do
radiojornalismo local da cidade de Videira-SC, em meio à evolução tecnológica, midiática e de
multiplataformas. Avalia-se os veículos jornalísticos, em relação aos conteúdos, por intermédio
da análise exploratória do programa RBV Notícias.
PODCAST PESQUISAR E INICIATIVA #PESQUISANACÁSPER: DIVULGAÇÃO E COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE VIDA REMOTA
Este relato registra os aprendizados e desafios do processo de construção e circulação do Podcast
PesquisAR e da Iniciativa #PesquisaNaCásper, criados pelo Centro Interdisciplinar de Pesquisa
da Faculdade Cásper Líbero em 2020, como atividades de divulgação científica das pesquisas
realizadas na instituição. O contexto remoto marcou a produção deste ano, quando o formato
podcast se destacou entre os diversos gêneros midiáticos; e os eventos acadêmicos tiveram que se
adaptar à realização em formato online.
PERCEPÇÃO DOS JORNALISTAS SUL-MATO-GROSSENSES SOBRE A CORRELAÇÃO ENTRE A QUEDA DE OBRIGATORIEDADE DO DIPLOMA E A DESINFORMAÇÃO
O artigo propõe uma reflexão sobre a importância da formação universitária em Jornalismo frente
à problemática da desinformação contemporânea a partir da percepção dos jornalistas de Mato
Grosso do Sul sobre as eventuais relações entre a queda da obrigatoriedade do diploma para o
exercício do Jornalismo, ocorrida em 2009 a partir de decisão do Supremo Tribunal Federal, e a
ampliação da disseminação de desinformação.
A dialética como processo didático para a construção de veículos jornalísticos inovadores em ambientes mutantes
A academia pouco se antecipa aos avanços tecnológicos comunicacionais e usa métodos de
ensino que consideram meios extremamente formatados característicos do Século XX. A
presente pesquisa considera que a universidade deve prospectar tendências, aplicá-las nos
processos de produção e distribuição de notícias e estudá-las à luz das ciências humanas. Assim,
quando as novidades chegarem, colabora prontamente com o mercado e expõe suas implicações
à sociedade.
TELEJORNALISMO NA UFCA: INOVAÇÃO E CONVERGÊNCIA NA PRODUÇÃO LABORATORIAL
O objetivo do relato é verificar as alterações que as novas tecnologias digitais causam no ensino
de telejornalismo na Universidade Federal do Cariri (UFCA).
A AUDIÊNCIA QUER “INTERAGIR”! E OS TELEJORNAIS COMO LIDAM COM ESSA “INTERATIVIDADE”?
A pesquisa tem
como objetos os telejornais JMTV, veiculado pela TV Mirante, afiliada da Globo no Maranhão, e NETV,
produzido pela TV Globo Nordeste, sediada em Pernambuco. Apesar da pesquisa englobar os dois
telejornais, neste artigo analisaremos o telejornal maranhense. Trata-se de um estudo de caso, que usa como
técnica a entrevista em profundidade.
EXPERIMENTANDO A INDISSOCIABILIDADE NA PRÁTICA, EM SALA DE AULA
Este relato apresenta uma experiência de construção coletiva de um banco
de dados sobre posicionamento ideológico e gosto musical, feito em sala de aula, com duas
turmas de Teoria da Comunicação.
SELF, IDENTIDADE E REDES SOCIAIS
Este trabalho tem como objetivo discutir a percepção da realidade e a identidade através das
possibilidades oferecidas pelas mídias sociais. A partir da definição de identidade discutida na
psicologia e do conceito de self abordado por diferentes autores, a noção de uma consciência não
centralizada no cérebro, mas também distribuída em eventos, processos e artefatos é explorada
sob a perspectiva dessas ferramentas de comunicação.
AS RÁDIOS DE PALMAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CIDADANIA
A pesquisa tem como
objetivos analisar a contribuição do rádio para o processo de formação de
opinião sobre temas sociais relevantes relacionados com a cidadania na cidade
de Palmas; verificar se a programação quotidiana das rádios em estudo promove
o cidadão palmense, proporcionando conhecimento de seus direitos e deveres
enquanto morador da cidade; e comparar a atuação das rádios de Palmas
durante dois anos consecutivos para uma melhor análise de sua contribuição ou
não para a cidadania dos palmenses.