24ª ENEJor

Sobre o evento

A Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ) realizou o seu 24º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor), sediado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba. O evento ocorreu entre os dias 28 e 30 de abril de 2025, em formato híbrido. Mais de 180 pessoas se inscreveram de mais de 30 instituições de todas as regiões do Brasil. O evento registrou 86 apresentações no 20º Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo.

Anais do Evento

Gabriel Maciel Penha, Karina Gomes Barbosa

Pesquisa na Graduação

gênero,
sexualidade,
eletiva,
ensino,
UFOP

O presente texto pretende apresentar os resultados do projeto de pesquisa Impacto do ensino de gênero e sexualidade na formação em Jornalismo e o processo construtivo para a elaboração desta.

Renan Colombo

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Entrevista jornalística,
Simulador,
Realidade Virtual,
Metodologias ativas

Este relato de experiência narra uma dinâmica de simulação de entrevista jornalística, batizada de entrevista simulada, em que estudantes de Jornalismo da PUCPR utilizaram uma ferramenta de Realidade Virtual para interpretar fontes jornalísticas e ceder entrevistas a colegas de classe.

Valquiria Michela John, Ayumi Nakaba Shibayama, Ana Caroline de Bassi Padilha, José Carlos Fernandes, Criselli Montipó, Hendryo Anderson André, Juliana dos Santos Barbosa

Atividades de Extensão

práticas profissionais,
produção acadêmica,
prêmio expocom,
Decom/UFPR

Este relato apresenta a experiência de participação no Prêmio Expocom dos estudantes dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas do Departamento de Comunicação (Decom) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Nos últimos anos, o Decom/UFPR tem participado do evento

Mendes Zeferino Pereira Padeira, Ângela Teixeira de Moraes

Ensino de Ética e Teorias do Jornalismo

Cidadania,
Jornalismo,
Manifestações em Moçambique

Moçambique tem vivido os últimos anos mergulhado em protestos para melhoria das condições sociais básicas e manifestações que buscam pela reposição da verdade eleitoral.

MYRIAN REGINA DEL VECCHIO-LIMA, Criselli Montipó

Produção Laboratorial eletrônicos e impressos

Redação Jornalística,
Ensino,
Produção laboratorial,
Reportagem multimídia,
Emergência climática

Este relato de experiência apresenta a produção jornalística desenvolvida na disciplina obrigatória de Redação Jornalística II, do curso de Jornalismo, da Universidade Federal do Paraná, por meio de um blog-laboratório, com cobertura local em editorias diversas, que se desenvolve há

Pietra Bergonsi Gasparini, Amanda Grzebielucka, Graziela Soares Bianchi, Paula Melani Rocha

Pesquisa na Graduação

Projeto,
ELOS,
Fontes,
Temáticas,
Jornalismo

Este trabalho analisa e categoriza as temáticas abordadas e os perfis das fontes consultadas nas matérias publicadas no site do projeto de extensão ELOS – Jornalismo, Direitos Humanos e Formação Cidadã, desenvolvido pelo curso de Jornalismo da Universidade Estadual de

Galeria de imagens