24ª ENEJor

Sobre o evento

A Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ) realizou o seu 24º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor), sediado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba. O evento ocorreu entre os dias 28 e 30 de abril de 2025, em formato híbrido. Mais de 180 pessoas se inscreveram de mais de 30 instituições de todas as regiões do Brasil. O evento registrou 86 apresentações no 20º Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo.

Anais do Evento

Luis David Padilha, Luiza Zanotti Moro, Valci Regina Mousquer Zuculoto

Atividades de Extensão

Rádio Ponto UFSC,
extensão,
ensino,
jornalismo sonoro,

Este artigo tem como objetivo evidenciar e refletir sobre como a Rádio Ponto UFSC articula ensino e extensão em jornalismo sonoro, por meio de disciplinas e coberturas especiais. Como abordagem teórico-metodológica, utiliza-se pesquisa histórica de caráter exploratório, observação participante e

Mireia de Souza Carvalho, Elvio Juanito Marques de Oliveira Júnior

Pesquisa na Graduação

Transporte público,
Reportagem,
Webjornalismo

O trabalho desenvolvido discorre sobre a produção de uma reportagem sobre transporte público, tendo como enfoque a precariedade dos mesmos em Palmas – Tocantins. O texto jornalístico foi desenvolvido a partir de um roteiro de produção textual, seguido de entrevistas,

José Ricardo Felix da Silva Júnior, Marcelo Rodrigo da Silva

Pesquisa na Graduação

Bissexualidade,
Documentário,
Jornalístico,
Negritude,
Subjetividade,
Ensino de Jornalismo

Este relato de experiência apresenta as etapas de produção e o resultado do documentário jornalístico “Transbordou um rio do meu peito”, que aborda a temática das vivências de homens negros bissexuais. O produto audiovisual tem duração de 38’51” (trinta de

Rafael Schoenherr, Eduarda Horn Cabral

Produção Laboratorial eletrônicos e impressos

radiojornailsmo,
cultura jornalística,
memória,
arquivos no jornalismo,

O presente relato documenta experiência parcial de pesquisa de iniciação científica júnior, com financiamento CNPq, voltada a levantamento e organização de arquivos de áudio on-line referentes a uma parcela localizada da produção laboratorial recente do Laboratório de Radiojornalismo da UEPG.

Evelin Canuto, Isabella Castelo, Rafiza Varão Branco, Mariana Ferreira Lopes

Pesquisa na Graduação

Inteligência Artificial,
Jornalismo,
Educação Midiática,
SOS Imprensa,
Extensão,

Antes tema restrito à ficção científica e aos lentos avanços da Ciência da Computação sobre o assunto, a Inteligência Artificial (IA) passou a integrar o cotidiano de usuários comuns de mídias digitais, oferecendo não apenas a possibilidade de criar conteúdos

Rodolfo Stancki Silva

Produção Laboratorial eletrônicos e impressos

jornalismo,
ensino,
co-teaching,
avaliação,
aprendizagem,

Este relato de experiência apresenta a abordagem de ensino adotada na disciplina Redação Convergente II: Jornal, do curso de Jornalismo da PUCPR. Ministrada no modelo de co-teaching, a disciplina visa desenvolver competências jornalísticas por meio da produção do jornal Comunicare

Galeria de imagens