24ª ENEJor

Sobre o evento

A Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ) realizou o seu 24º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor), sediado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba. O evento ocorreu entre os dias 28 e 30 de abril de 2025, em formato híbrido. Mais de 180 pessoas se inscreveram de mais de 30 instituições de todas as regiões do Brasil. O evento registrou 86 apresentações no 20º Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo.

Anais do Evento

Nayara Almeida, Pietra Hara, José Carlos Fernandes

Pesquisa na Graduação

Celina Luz,
História do Jornalismo,
Mulheres no Jornalismo,
Mapeamento Histórico,
Jornalistas do Século XX

Este relato de experiência descreve o processo de investigação sobre a atuação da jornalista Celina Luz na imprensa paranaense do século XX. A pesquisa foi conduzida por meio de análise de acervos digitais, entrevistas com jornalistas contemporâneos e revisão de

José Carlos Fernandes, Alana Morzelli Siqueira, Pietra Hara, Ana Clara Osinski, Ana Lívia Barboza, Milena Hable, Nayara Almeida, Thaís de Castro Silva

Pesquisa na Graduação

Jornal Última Hora,
Imprensa e ditadura, militar no Paraná,
Repressão,
Resistência política

Em março de 1964, um grupo de estudantes secundaristas do Colégio Santa Maria, da Rede Marista, saiu em marcha pela Rua XV de Novembro, no Centro de Curitiba, Paraná, em direção de uma das sucursais paranaenses do jornal Última Hora,

DANIELY NEIVERTH, Guilherme Carvalho

Produção Laboratorial eletrônicos e impressos

Radiojornalismo
Radiojornalismo local
Rádio no Brasil

O seguinte trabalho tem como objetivo debater sobre a relevância do radiojornalismo local. A pesquisa busca destacar a importância do rádio na construção da identidade das comunidades e na divulgação de informações de interesse público. O estudo discute as características

Aline Louize Deliberali Rosso, Kevin Kossar Furtado

Produção Laboratorial eletrônicos e impressos

Rotina produtiva,
Prática laboratorial,
Redação integrada,
Periódico,
UEPG

A disciplina Núcleo de Redação Integrada II (NRI II), que faz parte da grade curricular atual do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), tem o objetivo de oportunizar aos alunos a experiência de uma rotina produtiva

Itiane Ferreira Pereira, Lean de Albuquerque Pereira, Pollyanna Ferreira Pereira, Maria de Fátima de Albuquerque Caracristi

Produção Científica

Jornalismo,
Monitoria,
Inclusão,
PcD

Nada de Nós sem Nós ou “Nothing about us without us” é um slogan valorizado e repetido no universo das pessoas com deficiência. A fala é parte dito das pessoas com deficiência. Trata-se de um grupo de pessoas militantes que

Jaine Araújo

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

currículo,
educação para as relações étnico-raciais,
graduação em jornalismo,
projeto político pedagógico,
região Norte

Esta pesquisa objetiva mapear a educação para as relações étnico-raciais (ERER) em currículos de cursos superiores de Jornalismo de universidades federais localizadas nas capitais do Norte do Brasil. Para isso, analisamos a versão mais recente dos projetos pedagógicos de curso

Galeria de imagens